Fnac abre em São Paulo a mais inovadora loja da rede, a Fnac Morumbi
Fnac abre em São Paulo a mais inovadora loja da rede, a Fnac Morumbi
Por Fernando Sant Ana | 31 de Outubro 2006
Terceira loja paulistana, sétima loja brasileira, 111ª loja do mundo, a mais inovadora representante da nova geração de mega-lojas Fnac. Com quase 4 mil m², a Fnac Morumbi, na expansão do Morumbi Shopping, em São Paulo, abre suas portas ratificando as intenções da rede Fnac no mercado brasileiro, de continuar investindo no Brasil e de abrir pelo menos uma loja em cada uma das grandes cidades brasileiras.
Com investimentos na ordem de R$ 25 milhões, a Fnac Morumbi abre 120 novos postos diretos de trabalho, além de centenas de empregos indiretos. Somente nas obras, por exemplo, uma equipe de 140 pessoas trabalhou 24h por dia durante os últimos três meses. É a primeira loja paulistana da Fnac localizada em um shopping center e, por sua concepção arquitetônica, estrutura tecnológica e tratamento visual, representa uma importante evolução no padrão Fnac.
O Conceito
A Fnac tem um mix de produtos único no mundo. É a maior rede européia de produtos culturais e de tecnologia da informação, uma rede de lojas de vanguarda, que utiliza as mais modernas soluções para exibição, demonstração e experimentação de produtos culturais e de informação. Ao mesmo tempo, a Fnac é um importante ator cultural. Em cada loja, são realizados cerca de 250 eventos culturais gratuitos por ano, como pocket-shows e debates. Nenhuma empresa no mundo consegue harmonizar tão bem as áreas de comércio e cultura.
Todo o tempo, os Clientes são estimulados à descoberta e à experimentação. Apropriar-se do espaço loja e da própria marca, consultar, experimentar, comparar e avaliar são ações colocadas em primeiro plano, essenciais para que o Cliente faça a escolha mais acertada. “Experimentar é essencial para que se tenha certeza daquilo que se quer comprar. Para nós, não basta apenas vender, é indispensável que o Cliente fique completamente satisfeito com a compra”, complementa Pierre Courty. Os ambientes são confortáveis e tudo está ao alcance da mão. Assistir aos eventos, conversar com os atendentes-consultores, entrar em contato com os lançamentos ou, simplesmente, estar numa loja Fnac é uma experiência prazerosa, divertida e um forte estímulo à descoberta e ao crescimento pessoal.
A Fnac Morumbi
Como a mais nova geração de lojas Fnac, a Fnac Morumbi representa uma evolução deste conceito. O projeto, desenvolvido pela equipe de arquitetos da própria Fnac, tem como característica principal oferecer mais conforto, inclusive visual, e aproximar ainda mais os clientes de todo o universo de produtos oferecidos.
Visualmente, há muitas novidades. O espaço de vendas é mais aberto, a visão do todo é mais livre. Os corredores são ainda mais amplos, chegando a cinco metros de largura. Soluções arrojadas, como teto livre com tubulações aparentes, chamam a atenção. A iluminação é teatralizada e o ambiente torna-se ainda mais acolhedor. Com nova sinalização, há mais informação e, ao mesmo tempo, tudo é mais simples. Da mesma forma que se prioriza o conforto do Cliente, cada produto é valorizado, com uma técnica de exibição única para cada linha. Com novo mobiliário, as formas arredondadas e as cores estão mais presentes, remetendo a rápidas referências dos anos 70, mais minimalistas e ousadas.
Por outro lado, a Fnac Morumbi é a loja mais tecnológica do Brasil e está totalmente preparada para funcionar wireless: pré-venda, consulta de preços, acesso à Internet, downloads. Os sete quiosques de autoconsulta, já existentes em menor quantidade em outras unidades Fnac, também passam por uma evolução: com novo design, monitores tela plana touchscreen, são mais interativos e oferecem serviços inéditos. Pode-se, por exemplo, imprimir uma pesquisa de produtos ou enviá-la por e-mail automaticamente. Servem, até mesmo, como Info Music e Info DVD: basta passar o código de barras e apreciar um trecho.
Esta tecnologia demanda um altíssimo volume de informações, gerenciadas por 64 servidores, sete dos quais inteiramente dedicados à nova loja. Alguns números chamam a atenção:
Somente na nova loja, existem 200 km de cabos, dos quais 35 km de cabos de dados (voz e imagens), e 280 terminais conectados à rede, como monitores, leitores de preço, Info Music e Info DVD
Se impresso, o Challenger, sistema de gestão de produtos especialmente criado para a Fnac, daria 457 livros de 200 páginas cada.
São 400 mil referências de produtos
2.500 fornecedores
51 mil CDs digitalizados
630 mil tracks armazenadas em 330 GB
7 mil trailers de DVD armazenados em 140 GB
Logo na entrada principal da loja, no Piso Lazer, um amplo Fnac Café (também com uma concepção de vanguarda e operado pelo Fran’s Café) e o Fórum Fnac acomodam confortavelmente cerca de 150 pessoas, um espaço perfeito para a realização dos costumeiros eventos gratuitos e diários de uma loja Fnac. Uma ampla Bilheteria oferece ingressos para os principais espetáculos de São Paulo e outras cidades. Seguem-se toda a área de Informática, Áudio, Vídeo, inclusive com pontos de degustação de home cinema, Fotografia, Laboratório Fotográfico, DVDs e CDs. No andar de cima, no Piso Térreo, toda a parte de Livros e o Espaço Infantil. Há uma segunda entrada independente no Piso Térreo, no novo mall da área de expansão.
Ao todo no espaço loja, são 60 mil títulos de CDs, 15 mil títulos de DVDs, 80 mil títulos de livros e cerca de 5 mil itens de tecnologia. Os números dos produtos editoriais (CDs, DVDs e livros) dobram quando consideramos as referências, pois há uma ampliação do sistema de encomendas.
Forum Fnac e Galeria Fnac
Assim como nas demais lojas Fnac, o público contará com intensa programação cultural no Fórum Fnac Morumbi. Um espaço dinâmico e interativo que oferece eventos de qualidade, permitindo o contato do grande público com personalidades da vida cultural. Entre os eventos já programados para o mês de novembro, estão pocket-shows de Fernanda Porto (dia 10, às 19h), Dado Villa-Lobos (dia 24, às 19h) e Rita Ribeiro (dia 29, às 19h); bate-papos com Saul Galvão (dia 13, às 19h), Marina Person (dia 22, às 19h) e Zeca Camargo (dia 30, às 19h), além de diversos lançamentos, debates e do Canto do Conto, que reúne crianças em torno de contadores de histórias todas as tardes de sábado. Inaugurando a Galeria Fnac Morumbi, a exposição Realidade não é tempo com obras do fotógrafo Fernando Lemos, reconhecido internacionalmente por seu excepcional trabalho em fotografia e por sua atuação como designer gráfico e pintor.
A Fnac No Brasil e No Mundo
Quando foi fundada em 1954, em um espaço de apenas 42m², por André Essel e Max Therèt, a Fédération Nationale d´Achats pour Cadres – Fnac era uma associação que apenas indicava aos compradores lojas com preços mais justos, fazendo com que os comerciantes locais dessem descontos que variavam de 10% a 20%. No primeiro ano de funcionamento, mais de 50 estabelecimentos se associaram, dando força ao grupo, que pôde negociar ofertas ainda maiores. Desde então, a história da Fnac é marcada pela luta diária com os fornecedores por melhores condições de compra para os clientes.
Atualmente, são sete lojas no Brasil, três em São Paulo (Pinheiros, Paulista e Morumbi), uma em Campinas, uma no Rio de Janeiro, uma em Curitiba e outra em Brasília, além do site www.fnac.com.br. Atualmente, o site tem apresentado desempenho excepcional, com expectativa de se tornar a primeira loja Fnac em faturamento no Brasil até o final de 2007. Até o momento, a rede Fnac tem 110 grandes lojas na França, Suíça, Espanha, Portugal, Itália, Mônaco, Bélgica, Grécia e Brasil, empregando mais de 20 mil funcionários. Em 2005, o faturamento da rede foi de € 4,38 bilhões. No acumulado de 2006, a Fnac Brasil tem apresentado crescimento de 20% na comparação com o ano passado.
O PPR
Já em sua primeira década de existência, o grupo então conhecido como Pinault-Printemps-Redoute tornou-se líder do varejo na Europa, com a 15ª maior movimentação na bolsa de Paris. Hoje, além de ser líder europeu em varejo especializado, é também o maior distribuidor do mercado de produtos de luxo. Presente em 74 países e com 84 mil funcionários, o grupo faturou € 17,8 bilhões em 2005.
Atualmente, o grupo PPR atua em duas divisões principais: varejo especializado e luxo. A divisão de varejo é formada pela Conforama (a maior rede francesa de lojas de móveis e artigos para casa), Redcats (rede de lojas e sistemas de vendas por catálogo, dos quais o mais conhecido é La Redoute) e Fnac (a maior rede européia de venda de produtos culturais e de informação). No mercado de produtos de luxo, o PPR controla as marcas do Grupo Gucci: Gucci, Yves Saint Laurent, YSL Beauté, Sergio Rossi, Boucheron, Bottega Veneta, Bédat & Co., Alexander McQueen, Stella McCartney e Balenciaga.
Fnac Morumbi
Morumbi Shopping, Pisos Lazer e Térreo
Av. Roque Petroni Júnior, 1089, São Paulo
Telefone: (11) 3206-2000
Horário de funcionamento:
De segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos das 14h às 20h
Site:www.fnac.com.br
Com investimentos na ordem de R$ 25 milhões, a Fnac Morumbi abre 120 novos postos diretos de trabalho, além de centenas de empregos indiretos. Somente nas obras, por exemplo, uma equipe de 140 pessoas trabalhou 24h por dia durante os últimos três meses. É a primeira loja paulistana da Fnac localizada em um shopping center e, por sua concepção arquitetônica, estrutura tecnológica e tratamento visual, representa uma importante evolução no padrão Fnac.
O Conceito
A Fnac tem um mix de produtos único no mundo. É a maior rede européia de produtos culturais e de tecnologia da informação, uma rede de lojas de vanguarda, que utiliza as mais modernas soluções para exibição, demonstração e experimentação de produtos culturais e de informação. Ao mesmo tempo, a Fnac é um importante ator cultural. Em cada loja, são realizados cerca de 250 eventos culturais gratuitos por ano, como pocket-shows e debates. Nenhuma empresa no mundo consegue harmonizar tão bem as áreas de comércio e cultura.
Todo o tempo, os Clientes são estimulados à descoberta e à experimentação. Apropriar-se do espaço loja e da própria marca, consultar, experimentar, comparar e avaliar são ações colocadas em primeiro plano, essenciais para que o Cliente faça a escolha mais acertada. “Experimentar é essencial para que se tenha certeza daquilo que se quer comprar. Para nós, não basta apenas vender, é indispensável que o Cliente fique completamente satisfeito com a compra”, complementa Pierre Courty. Os ambientes são confortáveis e tudo está ao alcance da mão. Assistir aos eventos, conversar com os atendentes-consultores, entrar em contato com os lançamentos ou, simplesmente, estar numa loja Fnac é uma experiência prazerosa, divertida e um forte estímulo à descoberta e ao crescimento pessoal.
A Fnac Morumbi
Como a mais nova geração de lojas Fnac, a Fnac Morumbi representa uma evolução deste conceito. O projeto, desenvolvido pela equipe de arquitetos da própria Fnac, tem como característica principal oferecer mais conforto, inclusive visual, e aproximar ainda mais os clientes de todo o universo de produtos oferecidos.
Visualmente, há muitas novidades. O espaço de vendas é mais aberto, a visão do todo é mais livre. Os corredores são ainda mais amplos, chegando a cinco metros de largura. Soluções arrojadas, como teto livre com tubulações aparentes, chamam a atenção. A iluminação é teatralizada e o ambiente torna-se ainda mais acolhedor. Com nova sinalização, há mais informação e, ao mesmo tempo, tudo é mais simples. Da mesma forma que se prioriza o conforto do Cliente, cada produto é valorizado, com uma técnica de exibição única para cada linha. Com novo mobiliário, as formas arredondadas e as cores estão mais presentes, remetendo a rápidas referências dos anos 70, mais minimalistas e ousadas.
Por outro lado, a Fnac Morumbi é a loja mais tecnológica do Brasil e está totalmente preparada para funcionar wireless: pré-venda, consulta de preços, acesso à Internet, downloads. Os sete quiosques de autoconsulta, já existentes em menor quantidade em outras unidades Fnac, também passam por uma evolução: com novo design, monitores tela plana touchscreen, são mais interativos e oferecem serviços inéditos. Pode-se, por exemplo, imprimir uma pesquisa de produtos ou enviá-la por e-mail automaticamente. Servem, até mesmo, como Info Music e Info DVD: basta passar o código de barras e apreciar um trecho.
Esta tecnologia demanda um altíssimo volume de informações, gerenciadas por 64 servidores, sete dos quais inteiramente dedicados à nova loja. Alguns números chamam a atenção:
Somente na nova loja, existem 200 km de cabos, dos quais 35 km de cabos de dados (voz e imagens), e 280 terminais conectados à rede, como monitores, leitores de preço, Info Music e Info DVD
Se impresso, o Challenger, sistema de gestão de produtos especialmente criado para a Fnac, daria 457 livros de 200 páginas cada.
São 400 mil referências de produtos
2.500 fornecedores
51 mil CDs digitalizados
630 mil tracks armazenadas em 330 GB
7 mil trailers de DVD armazenados em 140 GB
Logo na entrada principal da loja, no Piso Lazer, um amplo Fnac Café (também com uma concepção de vanguarda e operado pelo Fran’s Café) e o Fórum Fnac acomodam confortavelmente cerca de 150 pessoas, um espaço perfeito para a realização dos costumeiros eventos gratuitos e diários de uma loja Fnac. Uma ampla Bilheteria oferece ingressos para os principais espetáculos de São Paulo e outras cidades. Seguem-se toda a área de Informática, Áudio, Vídeo, inclusive com pontos de degustação de home cinema, Fotografia, Laboratório Fotográfico, DVDs e CDs. No andar de cima, no Piso Térreo, toda a parte de Livros e o Espaço Infantil. Há uma segunda entrada independente no Piso Térreo, no novo mall da área de expansão.
Ao todo no espaço loja, são 60 mil títulos de CDs, 15 mil títulos de DVDs, 80 mil títulos de livros e cerca de 5 mil itens de tecnologia. Os números dos produtos editoriais (CDs, DVDs e livros) dobram quando consideramos as referências, pois há uma ampliação do sistema de encomendas.
Forum Fnac e Galeria Fnac
Assim como nas demais lojas Fnac, o público contará com intensa programação cultural no Fórum Fnac Morumbi. Um espaço dinâmico e interativo que oferece eventos de qualidade, permitindo o contato do grande público com personalidades da vida cultural. Entre os eventos já programados para o mês de novembro, estão pocket-shows de Fernanda Porto (dia 10, às 19h), Dado Villa-Lobos (dia 24, às 19h) e Rita Ribeiro (dia 29, às 19h); bate-papos com Saul Galvão (dia 13, às 19h), Marina Person (dia 22, às 19h) e Zeca Camargo (dia 30, às 19h), além de diversos lançamentos, debates e do Canto do Conto, que reúne crianças em torno de contadores de histórias todas as tardes de sábado. Inaugurando a Galeria Fnac Morumbi, a exposição Realidade não é tempo com obras do fotógrafo Fernando Lemos, reconhecido internacionalmente por seu excepcional trabalho em fotografia e por sua atuação como designer gráfico e pintor.
A Fnac No Brasil e No Mundo
Quando foi fundada em 1954, em um espaço de apenas 42m², por André Essel e Max Therèt, a Fédération Nationale d´Achats pour Cadres – Fnac era uma associação que apenas indicava aos compradores lojas com preços mais justos, fazendo com que os comerciantes locais dessem descontos que variavam de 10% a 20%. No primeiro ano de funcionamento, mais de 50 estabelecimentos se associaram, dando força ao grupo, que pôde negociar ofertas ainda maiores. Desde então, a história da Fnac é marcada pela luta diária com os fornecedores por melhores condições de compra para os clientes.
Atualmente, são sete lojas no Brasil, três em São Paulo (Pinheiros, Paulista e Morumbi), uma em Campinas, uma no Rio de Janeiro, uma em Curitiba e outra em Brasília, além do site www.fnac.com.br. Atualmente, o site tem apresentado desempenho excepcional, com expectativa de se tornar a primeira loja Fnac em faturamento no Brasil até o final de 2007. Até o momento, a rede Fnac tem 110 grandes lojas na França, Suíça, Espanha, Portugal, Itália, Mônaco, Bélgica, Grécia e Brasil, empregando mais de 20 mil funcionários. Em 2005, o faturamento da rede foi de € 4,38 bilhões. No acumulado de 2006, a Fnac Brasil tem apresentado crescimento de 20% na comparação com o ano passado.
O PPR
Já em sua primeira década de existência, o grupo então conhecido como Pinault-Printemps-Redoute tornou-se líder do varejo na Europa, com a 15ª maior movimentação na bolsa de Paris. Hoje, além de ser líder europeu em varejo especializado, é também o maior distribuidor do mercado de produtos de luxo. Presente em 74 países e com 84 mil funcionários, o grupo faturou € 17,8 bilhões em 2005.
Atualmente, o grupo PPR atua em duas divisões principais: varejo especializado e luxo. A divisão de varejo é formada pela Conforama (a maior rede francesa de lojas de móveis e artigos para casa), Redcats (rede de lojas e sistemas de vendas por catálogo, dos quais o mais conhecido é La Redoute) e Fnac (a maior rede européia de venda de produtos culturais e de informação). No mercado de produtos de luxo, o PPR controla as marcas do Grupo Gucci: Gucci, Yves Saint Laurent, YSL Beauté, Sergio Rossi, Boucheron, Bottega Veneta, Bédat & Co., Alexander McQueen, Stella McCartney e Balenciaga.
Fnac Morumbi
Morumbi Shopping, Pisos Lazer e Térreo
Av. Roque Petroni Júnior, 1089, São Paulo
Telefone: (11) 3206-2000
Horário de funcionamento:
De segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos das 14h às 20h
Site:www.fnac.com.br