Vodka Smirnoff
Vodka Smirnoff: Conheça a história da marca de vodka russa
Por Michelly Lelis | 05 de Junho 2020
A vodka russa pertence ao conglomerado britânico Diageo desde 2006. A longa trajetória da marca Smirnoff encanta seus apreciadores ao redor do mundo, principalmente por ser uma das mais procuradas no mercado. No Brasil, a bebida é base da caipiroska, além de estar presente em grande parte dos bares e restaurantes do país. Smirnoff foi fundada em 1864, chegou ao território brasileiro 90 anos depois e até hoje é sucesso absoluto. Conheça mais sobre a história da Vodka Smirnoff:
História da Vodka Smirnoff
Fundada em 1864 por Piotr Arseneevich (P.A) Smirnov, na Rússia a marca recebeu uma missão especial do Czar como Fornecedor da Corte Imperial, ou seja, fabricante oficial de vodka para pessoas como o Czar. Isso ocorreu devido a suas vodkas serem deliciosas e, os Czares, gostavam de oficializar os termos. No entanto, quando os Bolcheviques assumiram o poder durante a Revolução Russa, as destilarias foram fechadas. O filho de P.A, Vladimir, foi expulso da idade, perseguido com forcados.
Vladimir Smirnov conseguiu fugir para Constantinopla, atual Istambul, e de lá foi para a França, onde passou a vender vodka com o nome “Smirnoff”. Disfarçado com um nome diferente e original, além de um péssimo sotaque, o filho de P.A conseguiu dar uma nova vida à marca: triplamente destilada, dez vezes filtrada e capaz de fazer uma boa capiroska. Além disso, Vladimir encontrou um imigrante russo, Rudolf Kunett, que residia nos Estados Unidos, e o convenceu a introduzir seu produto no mercado americano. A produção da marca nos EUA começou em 1933, com o produto ganhando popularidade através das décadas.
Seis anos mais tarde, a pequena destilaria foi vendida à Companhia Heublein, fabricante e distribuidora de bebidas. John Martin, o proprietário, expandiu os negócios com vodka em 1950. Foi neste período que um vendedor do estado da Carolina do Sul começou a promover a vodka Smirnoff com uísque branco (White Whisky). Quando descoberto que o produto não tinha cheiro do tradicional uísque, começaram a misturar a vodka com outras bebidas, fazendo com que a marca ganhasse popularidade rapidamente.
Somente em 1974 a marca chegou ao Brasil. Na década de 1990 introduziu a famosa campanha “Pure Surprise”, que ressaltava a fantasia da transparência da bebida e da garrafa. Nos anos seguintes, introduziu no mercado bebidas gaseificadas a base da tradicional vodka, como a Smirnoff Ice, que se tornou a bebida ready to drink mais vendida do mundo, além das vodkas aromatizadas com sabores de frutas.
Evolução da marca Smirnoff
Durante os anos, a identidade visual da marca passou por grandes alterações. Em 2000, a Smirnoff adotou uma agressiva estratégia de marketing, a Mega Brand Smirnoff, que consumiu US$400 milhões, com o objetivo de fazer de a marca ser a mais consumida do mundo na categoria de bebidas destiladas. Parte da verba foi gasta na modernização do layout da garrafa no final de 2003, quando for relançada. A nova garrafa adquiriu formato mais arrojado, além de um relevo no vidro com nome da vodka escrito em cirílico, alfabeto russo.
Além disso, o logotipo também foi remodelado, ganhando uma imagem moderna e agressiva, adicionando o ícone de duas águias. Apesar da mudança, poucos anos depois a marca modificou novamente o logotipo, que manteve a tradicional imagem das duas águias, agora estilizadas, como símbolo central. Mas, recentemente, a Smirnoff simplificou sua identidade visual. Hoje, a vodka é comercializada em mais de 130 países e produzidos nos cinco continentes. A marca que pertence a Diageo, vende mais de 230 milhões de garrafas por ano, tendo como seus maiores mercados os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Brasil, África do Sul e Austrália.
Smirnoff Ice
O produto pioneiro na categoria ready to drink, lançado há quase 20 anos, mantém o sabor original e embalagem, sendo um dos maiores sucessos da marca. Faz parte da história da Smirnoff oferecer novas experiências de consumo, mas também manter um diálogo constante com seus consumidores. “A busca constante por inovação faz parte do core business e da estratégia da DIAGEO para atender a demanda dos consumidores que apreciam nossos produtos em todos os momentos de celebração. Smirnoff Ice é produto histórico da marca Smirnoff, segue esta diretriz, buscando feedback constante dos seus consumidores e clientes e adaptando suas propostas de valor de forma ágil”, conta João Matos, Gerente de Marketing de Smirnoff.
Smirnoff Black
A Diageo trouxe ao Brasil a garrafa de Smirnoff Black, versão premium da consagrada marca de vodkas. O design da embalagem incrementa o impacto visual do produto e reforça os atributos da bebida. O logotipo é retratado por uma águia dourada imperial coberta pela marca, ressaltando a herança nobre do produto – Smirnoff Black era a vodka oficial dos czares russos. Além de apresentar vodka de qualidade premium, a garrafa é por si só um refinado objeto decorativo.
Outro diferencial da bebida é a quarta destilação em alambique de cobre. As demais vodkas são destiladas somente três vezes, para depois ser filtradas. Smirnoff Black, tal qual a vodka produzida por Smirnov, é destilada uma quarta vez no cobre, para reter seu sabor e acentuar sua textura. São usados grãos puros e água destilada, comuns aos outros rótulos Smirnoff. Após as três destilações normais e a quarta em alambique de cobre, a bebida é filtrada uma vez em carvão, para remover as impurezas e manter suas características e sabor. O método artesanal de produção resulta numa vodka aveludada, de paladar macio com notas adocicadas e gosto marcante e contínuo.
Tipos de Vodka Smirnoff
Com um extenso portfólio de produtos com a marca Smirnoff, as vodkas são identificadas por números e rótulos com diferentes colorações para atender o mercado. Sendo eles:
• 21 – Clássica vodka Smirnoff (rótulo vermelho);
• 27 – Smirnoff Silver (rótulo prateado);
• 55 – Smirnoff Black (rótulo preto);
• 57 – Smirnoff Blue (rótulo azul);
• 71 – Smirnoff Ice (rótulo vermelho);
• 73 – Smirnoff Ice Black (rótulo preto).