Vodka Smirnoff Eventos BaresSP 570x300 imagem
    banner-300x250-barista.jpg

    Vodka Smirnoff

    Vodka Smirnoff: Conheça a história da marca de vodka russa

    Por Michelly Lelis | 05 de Junho 2020


    A vodka russa pertence ao conglomerado britânico Diageo desde 2006. A longa trajetória da marca Smirnoff encanta seus apreciadores ao redor do mundo, principalmente por ser uma das mais procuradas no mercado. No Brasil, a bebida é base da caipiroska, além de estar presente em grande parte dos bares e restaurantes do país. Smirnoff foi fundada em 1864, chegou ao território brasileiro 90 anos depois e até hoje é sucesso absoluto. Conheça mais sobre a história da Vodka Smirnoff:
     

    História da Vodka Smirnoff

    Fundada em 1864 por Piotr Arseneevich (P.A) Smirnov, na Rússia a marca recebeu uma missão especial do Czar como Fornecedor da Corte Imperial, ou seja, fabricante oficial de vodka para pessoas como o Czar. Isso ocorreu devido a suas vodkas serem deliciosas e, os Czares, gostavam de oficializar os termos. No entanto, quando os Bolcheviques assumiram o poder durante a Revolução Russa, as destilarias foram fechadas. O filho de P.A, Vladimir, foi expulso da idade, perseguido com forcados.
     
    Vladimir Smirnov conseguiu fugir para Constantinopla, atual Istambul, e de lá foi para a França, onde passou a vender vodka com o nome “Smirnoff”. Disfarçado com um nome diferente e original, além de um péssimo sotaque, o filho de P.A conseguiu dar uma nova vida à marca: triplamente destilada, dez vezes filtrada e capaz de fazer uma boa capiroska. Além disso, Vladimir encontrou um imigrante russo, Rudolf Kunett, que residia nos Estados Unidos, e o convenceu a introduzir seu produto no mercado americano. A produção da marca nos EUA começou em 1933, com o produto ganhando popularidade através das décadas.
     
    Seis anos mais tarde, a pequena destilaria foi vendida à Companhia Heublein, fabricante e distribuidora de bebidas. John Martin, o proprietário, expandiu os negócios com vodka em 1950. Foi neste período que um vendedor do estado da Carolina do Sul começou a promover a vodka Smirnoff com uísque branco (White Whisky). Quando descoberto que o produto não tinha cheiro do tradicional uísque, começaram a misturar a vodka com outras bebidas, fazendo com que a marca ganhasse popularidade rapidamente. 
     
    Somente em 1974 a marca chegou ao Brasil. Na década de 1990 introduziu a famosa campanha “Pure Surprise”, que ressaltava a fantasia da transparência da bebida e da garrafa. Nos anos seguintes, introduziu no mercado bebidas gaseificadas a base da tradicional vodka, como a Smirnoff Ice, que se tornou a bebida ready to drink mais vendida do mundo, além das vodkas aromatizadas com sabores de frutas.
     
    História da Vodka Smirnoff
     

    Evolução da marca Smirnoff

    Durante os anos, a identidade visual da marca passou por grandes alterações. Em 2000, a Smirnoff adotou uma agressiva estratégia de marketing, a Mega Brand Smirnoff, que consumiu US$400 milhões, com o objetivo de fazer de a marca ser a mais consumida do mundo na categoria de bebidas destiladas. Parte da verba foi gasta na modernização do layout da garrafa no final de 2003, quando for relançada. A nova garrafa adquiriu formato mais arrojado, além de um relevo no vidro com nome da vodka escrito em cirílico, alfabeto russo.  
     
    Além disso, o logotipo também foi remodelado, ganhando uma imagem moderna e agressiva, adicionando o ícone de duas águias. Apesar da mudança, poucos anos depois a marca modificou novamente o logotipo, que manteve a tradicional imagem das duas águias, agora estilizadas, como símbolo central. Mas, recentemente, a Smirnoff simplificou sua identidade visual. Hoje, a vodka é comercializada em mais de 130 países e produzidos nos cinco continentes. A marca que pertence a Diageo, vende mais de 230 milhões de garrafas por ano, tendo como seus maiores mercados os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Brasil, África do Sul e Austrália. 
     

    Smirnoff Ice

    O produto pioneiro na categoria ready to drink, lançado há quase 20 anos, mantém o sabor original e embalagem, sendo um dos maiores sucessos da marca. Faz parte da história da Smirnoff oferecer novas experiências de consumo, mas também manter um diálogo constante com seus consumidores. “A busca constante por inovação faz parte do core business e da estratégia da DIAGEO para atender a demanda dos consumidores que apreciam nossos produtos em todos os momentos de celebração. Smirnoff Ice é produto histórico da marca Smirnoff, segue esta diretriz, buscando feedback constante dos seus consumidores e clientes e adaptando suas propostas de valor de forma ágil”, conta João Matos, Gerente de Marketing de Smirnoff.
     

    Smirnoff Black

    A Diageo trouxe ao Brasil a garrafa de Smirnoff Black, versão premium da consagrada marca de vodkas. O design da embalagem incrementa o impacto visual do produto e reforça os atributos da bebida. O logotipo é retratado por uma águia dourada imperial coberta pela marca, ressaltando a herança nobre do produto – Smirnoff Black era a vodka oficial dos czares russos. Além de apresentar vodka de qualidade premium, a garrafa é por si só um refinado objeto decorativo.
     
    Outro diferencial da bebida é a quarta destilação em alambique de cobre. As demais vodkas são destiladas somente três vezes, para depois ser filtradas. Smirnoff Black, tal qual a vodka produzida por Smirnov, é destilada uma quarta vez no cobre, para reter seu sabor e acentuar sua textura. São usados grãos puros e água destilada, comuns aos outros rótulos Smirnoff. Após as três destilações normais e a quarta em alambique de cobre, a bebida é filtrada uma vez em carvão, para remover as impurezas e manter suas características e sabor. O método artesanal de produção resulta numa vodka aveludada, de paladar macio com notas adocicadas e gosto marcante e contínuo.
     

    Tipos de Vodka Smirnoff

    Com um extenso portfólio de produtos com a marca Smirnoff, as vodkas são identificadas por números e rótulos com diferentes colorações para atender o mercado. Sendo eles:
     
    • 21 – Clássica vodka Smirnoff (rótulo vermelho);
    • 27 – Smirnoff Silver (rótulo prateado);
    • 55 – Smirnoff Black (rótulo preto);
    • 57 – Smirnoff Blue (rótulo azul);
    • 71 – Smirnoff Ice (rótulo vermelho);
    • 73 – Smirnoff Ice Black (rótulo preto).

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    NitroJet
    Cannon Ball Rum
    River Side
    Nogueira brinquedos
    Cachaça Sobria
    Beast Vodka
    Apogee Gin
    Grupo Petrópolis
    Aurora Kids
    Unique Cafés
    Unilever Pro
    Real Ingredients
    GrannoDoro
    Enraizes
    Cachaça SP
    Vorus
    PMG Atacadista
    Gin Arapuru
    Up900
    LaSpaziale
    finestcall
    DRJ Soluções Empresariais
    Rural Mac
    Beefeater
    Gin Theros
    Apressa
    Winterhalter
    Tecnoline do Brasil
    Paulistânia
    Dona Nani
    Casa Bucco
    Best Whip
    Absolut
    Vinícola Salton
    Gin Lassaleti
    Acquamix
    Destilaria Sapucaia
    Kaly
    Atlantis Spirit
    Alzira
    Franco Bachot
    Café Fazenda Floresta
    Studio Cris Paola
    Flavors
    Lilit Vodka
    Silver Seagers GIN
    Famiglia griffo
    Porão da Cerveja
    Black Princess
    Santa Lúcia
    Catupiry
    BUNN
    Jungle Gin
    Stock
    Pernod Ricard
    Blend Express
    Italian Coffee
    Astoria
    BeerSenses
     

    Tudo sobre Bebidas
    +

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista
    +

     
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Delivery
    +

     
     

    Tudo sobre Leis para Bares e Restaurantes
    +

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo