Tudo sobre caipirinha
Tudo sobre caipirinha o drink mais consumido no Brasil
Por Augusto Nascimento | 14 de Julho 2023
Com uma das mais belas expressões da cultura brasileira, a cachaça, é feito um dos drinks mais consumidos no Brasil e no mundo. Presente em praticamente todos os bares e restaurantes brasileiros, a bebida é patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro, segundo a Lei nº 4334. Composta de limão, cachaça, gelo e açúcar, a caipirinha é chamada ainda de “bebida símbolo do Brasil” no texto sancionado pelo governado Wilson Witzel em 2018. O drink figura entre os 30 coquetéis mais consumidos no mundo, pela revista Drinks International.
O que é caipirinha?
A caipirinha é uma bebida alcoólica brasileira, de origem paulista, feita com cachaça, limão, açúcar e gelo (Decreto n. 6,871/2009). A caipirinha é uma das maiores expressões da cultura brasileira. Admite variações na base de destilado, sendo preferível nesses casos variar o nome: caipiroska (vodka), caipirissíma (rum), saquerinha (saquê) etc. Também em decorrência da abundância das frutas em nosso país é comum adicionar outras frutas à receita: morango, maracujá, abacaxi etc. Nesses casos, é interessante nomeá-las de "caipifruta", tudo para resguardar a identidade da caipirinha tradicional.
Outra característica da caipirinha é amassar o limão no copo, e não apenas usar o seu suco, como é comum em outros coqueteis irmãos (daiquiri, uisque sour, margarita). Isso deixa o drink extremamente aromático, já que a casca guarda o seu maior perfume.
Origem da caipirinha
Uma das versões conta que a caipirinha teria tido origem na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, como remédio. Assim, teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel e seria indicada para os doentes da gripe espanhola, em 1918. Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a cachaça era sempre usada. Aos poucos foi saindo o alho e o mel da receita, e entrando no lugar açúcar e gelo, já não mais como remédio, mas por prazer.
Segundo outra versão, a caipirinha teria sido criada por fazendeiros na região de Piracicaba, como um drink local para festas e eventos de alto padrão, reflexo da forte cultura canavieira na região. A caipirinha, em seus primeiros dias, era vista como um substituto local do uísque e dos vinhos importados, sendo a bebida servida frequentemente em eventos de grande notoriedade da alta classe de fazendeiros.
Como outros drinks da família dos sours, a caipirinha tem origem provável dos grogues, mistura de destilado, limão e açúcar, consumida pelos marinheiros durante o período da expansão marítima, como um tônico para evitar o escorbuto.
Bar de Caipirinhas
O bar de caipirinhas pode ser implementado em qualquer grande festa, como casamento, aniversário, eventos corporativos, confraternização, entre outros. É sucesso certo. No entanto, é preciso levar alguns pontos em consideração:
• Sabor: a receita original leva limão taiti, açúcar e cachaça. Ao misturar os ingredientes é preciso que cada um esteja na medida certa, equilibrando o sabor um do outro. Cuidado especial com o excesso de açúcar.
• Variedade: aproveitar o potencial da variedade de frutas é essencial. Aposte nas caipifrutas de morango, maracujá, uva, kiwi e abacaxi. Com relação ao destilado, além da cachaça, fazem muito sucesso a caipiroska e a saquerinha.
• Apresentação: ter uma apresentação exclusiva e sofisticada é essencial. O design do drink e do bar deve ser atraente e diferenciado. Apresente as frutas em fruteiras, mostrando seu colorido. Utilize copos transparentes que valorizam o visual do drink. Aposte na iluminação e uniformize a equipe.
Receita de caipirinha
Ingredientes
1 limão taiti • 2 colheres (bar) de açúcar • gelo • 60 ml cachaça
Macerar o limão com o açúcar no copo, delicadamente para não apertar demais a entrecasca do limão. Então, acrescentar o gelo e a cachaça. Misturar bem para dissolver o açúcar, gelar o coquetel e equilibrar os sabores.
Se você preferir fazer na coqueteleira, o processo é o mesmo, só que em vez de misturar no final, é só fechar a coqueteleira e bater.
A caipirinha tradicional é feita diretamente no copo, tendo um sabor mais intenso. Porém, é muito comum nos bares ela ser feita na coqueteleira, que dissolve melhor o açúcar, e deixa a caipirinha mais leve.
Qual a melhor cachaça para caipirinha?
Utilizar uma cachaça de qualidade é fundamental para o sucesso do drink. Junto com o limão e o açúcar, a cachaça compõe os aromas característicos da bebida. Geralmente prefere-se uma cachaça prata, que tem aromas mais suaves e frescos, deixando a caipirinha mais leve e refrescante.
Curiosidade sobre a caipirinha
Tarsila do Amaral era apreciadora da cachaça e da caipirinha. “Quando Tarsila do Amaral morou em Paris, em meados de 1920, ela recebia cachaças enviadas do Brasil, com as quais ela preparava as caipirinhas. Tarsila apresentou a bebida mais brasileira de todas e o coquetel a Pablo Picasso”, conta Mestre Derivan, uma das maiores referências em cachaça e coquetelaria do Brasil.
Augusto Nascimento
Bartender, mixologista e sommelier com mais de dez anos de experiência no setor de bebidas. É formado em Gastronomia pelo Senac-SP e Anhembi Morumbi, como bartender pelo DBA e sommelier de cerveja pela Doemens Academy. É coordenador de cursos do BaresSP, responsável pela área de coquetelaria e bar.