Tudo sobre bartender
Tudo sobre bartender profissional que atua em bares, shows e eventos
Por Augusto Nascimento | 14 de Maio 2023
O bartender é o profissional que atua em bares, restaurantes, casas noturnas e eventos dos mais variados estilos, preparando e oferecendo bebidas alcoólicas de maneira diferenciada. Além de servir aos clientes, o bartender tem como características intrínsecas simpatia, carisma, organização, higiene e criatividade.
O bartender clássico deve ter profundo conhecimento da coquetelaria internacional, técnicas de preparo e decoração (garnish), equilíbrio de sabor e a maneira ideal de oferecer e servir cada drink, de acordo com o local em que atua e o público-alvo. Também é um diferencial que o profissional conheça a origem, composição, características sensoriais e curiosidades sobre as bebidas.
Atualmente a proffissão tende ao bartender freestyle, aquele que modifica o estilo clássico, preparando coqueteis criativos e inovando a forma de servi-los. Nesse sentido, agrega-se os conhecimentos de mixologia e de working flair.
Profissão bartender
Saber a estrutura e as características sensoriais dos drinks possibilita ao profissional bartender criar as próprias receitas e harmonizá-las com pratos. Para atuar em cruzeiros, pubs e restaurantes no exterior, saber um segundo idioma é um diferencial importante que ajuda o bartender a atender melhor clientes internacionais. Aprimorando sua técnica, aprofundando seus conhecimentos e mantendo-se atualizado às tendências na arte de elaborar e servir drinks, o bartender pode ainda participar de campeonatos regionais, nacionais e internacionais de técnicas e criatividade.
O que faz um bartender?
O bartender é quem realiza as misturas e serve as bebidas de um bar. Para que seu trabalho seja realizado com sucesso, é necessário conhecer técnicas de venda, atendimento ao cliente, além de conhecer as misturas clássicas, e saber preparar e criar coquetéis. Um diferencial de alguns bartenders é inovar na hora de servir as bebidas: animar, agradar, fazer malabarismos, truques, tudo para entreter e conquistar seu público.
Como ser um bartender?
A profissão vem crescendo bastante. Apesar da demanda alta, muitas vezes não é fácil para o bartender iniciante conseguir espaço. As vagas geralmente exigem experiência e certo conhecimento da área. Então treinar, candidatar-se para trabalhar como auxiliar de bar (barback) observar o trabalho de outros profissionais, começar a se familiarizar com os produtos que eles utilizam, e estar preparado para não perder a oportunidade quando ela surgir é essencial para iniciar neste trabalho.
Quais bebidas o bartender prepara?
O bartender deve estar apto para servir todas as bebidas do cardápio, seja em um evento, festa, bar ou restaurante. Desde bebidas leves, como água e refrigerante, passando por cerveja, até drinks como caipirinha, rabo de galo, gin & tônica, negroni, mojito e sangria. A criatividade também está presente na profissão, já que o bartender pode criar drinks ou fazer variações dos clássicos. O profissional deve se organizar e treinar para preparar o que os convidados pedirem.
Principais materiais para bartender
• Coqueteleira: é o básico para todo bartender. O modelo preferido é o Boston, composto de apenas duas partes: um copo maior (tin) e um menor (mini tin), feitos geralmente de aço inox e que encaixam um no outro. Para separar o gelo e outros pedaços grandes, geralmente usa-se um coador (strainer), modelo Hawthorne.
• Cuba para gelo: recipiente para colocar o gelo utilizado na preparação das bebidas. É um item simples, mas fundamental para os profissionais da área.
• Dosador: é um copo geralmente de inox, em que o bartender coloca o líquido para medir com precisão as quantidades utilizadas nas misturas. Os modelos preferidos têm duas partes e um formato que lembra uma ampulheta, e são chamados de jigger.
• Macerador: o macerador ou socador tem a função de amassar ingredientes sólidos como frutas e ervas, a fim de extrair seu sabor.
• Store'n'Pour: É um recipiente que serve tanto para armazenar quanto para servir sucos, açúcar, xaropes e outros mixers. Possui uma tampa, para armazenar, que é substituida por um gargalo rosqueável, prático para servir.
Trabalhar como bartender
O bartender tem a oportunidade de trabalhar em bares, cruzeiros, restaurantes, hotéis e empresas de eventos, mas também pode ser um profissional autônomo. A valorização da profissão é relativamente recente no país, mas vem crescendo e se desenvolvendo bastante, em um movimento com um público cada vez mais exigente e em busca de novidades no Serviço de Bartender.
Código de ética do bartender
A IBA (International Bartender Association) prevê uma série de valores que devem ser seguidos pelos bartenders. É necessário ser pontual, disposto, respeitoso e cordial, e saber sugerir os drinks mais adequados para cada gosto e contexto. Limpeza, boa apresentação e prezar por bebidas de boa procedência são outros comportamentos esperados do profissional.
Além disso, é claro, ter comprometimento e prazer em servir as pessoas. É imprescindível que o profissional também tenha disposição para estudar, aprendendo diferentes receitas e técnicas, além de conhecer cada vez mais sobre as bebidas servidas.
Curso de bartender
O Curso de Bartender oferece para os alunos a possibilidade de trabalhar em bares e restaurantes de renome internacional. O aluno se especializa na elaboração de coquetéis internacionais, simulando o ambiente de um bar de verdade. As aulas são na sua maioria práticas. Nelas, os alunos fazem e degustam drinks acumulando conhecimento técnico e repertório.
O Curso de Barman garante, além de uma especialização, uma oportunidade de uma nova carreira para jovens que estão à procura de seu primeiro emprego. No decorrer do curso ele aprende sobre as principais bebidas e coquetéis. Aprendem ainda a valorizar os produtos de nosso país e são encorajados a criar receitas e desenvolver novos sabores.
Augusto Nascimento
Bartender, mixologista e sommelier com mais de dez anos de experiência no setor de bebidas. É formado em Gastronomia pelo Senac-SP e Anhembi Morumbi, como bartender pelo DBA e sommelier de cerveja pela Doemens Academy. É coordenador de cursos do BaresSP, responsável pela área de coquetelaria e bar.