Afinal, o que são cervejas orgânicas?
Preservam o meio-ambiente, e não contam com produtos químicos na produção
Por CervejeMe | 15 de Dezembro 2014
Temos uma ideia intuitiva do que é um produto orgânico. Em geral, ao ouvir essa classificação, pensamos em alimentos saudáveis, que preservam o meio-ambiente, e não contam com produtos químicos na produção, certo? O que seriam, então, as cervejas orgânicas? Como determinar se determinado está ou não nessa lista?
Um dos parâmetros mais usados mundialmente para responder a essas perguntas é o do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Segundo esse órgão, cerveja orgânica é aquela que contém 95% de seus ingredientes produzidos organicamente, ou seja, que tenham crescido em solo sem fertilizantes sintéticos ou pesticidas, e que não tenham sido geneticamente modificados.
+ Confira nosso Especial de Cervejas Artesanais
Um pouco diferente é a cerveja feita com ingredientes orgânicos. Nessa classificação, estão todas as bebidas com 70% de ingredientes desse tipo, e não 95%.
Para produzir cervejas orgânicas, os fabricantes tomam uma série de cuidados, que começam na escolha de cereais e ervas que sejam cultivados sem agrotóxicos. Além disso, eles tratam e reciclam a água usada na produção dessas cervejas. Por fim, os produtores realmente preocupados com o meio ambiente também tentam minimizar os efeitos do transporte da bebida, compensando a emissão de gás carbônico com o plantio de árvores, por exemplo.