Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Macbeth, de Verdi, retorna ao Theatro Municipal com direção de Elisa Ohtake

Informação do Evento

Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos De Azevedo,0
SP - SP
01037010
BR

Datas do evento

Preço:
De R$39,00 a R$252,00
Google AgendaMarcar no Google Agenda
Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Musicais

Macbeth, de Verdi, retorna ao Theatro Municipal com direção de Elisa Ohtake

Entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, o Theatro Municipal de São Paulo apresenta uma nova montagem da ópera “Macbeth”, de Giuseppe Verdi, com direção cênica e cenografia de Elisa Ohtake e regência do maestro Roberto Minczuk. A obra, baseada na clássica tragédia de William Shakespeare, ganha uma leitura contemporânea que propõe uma imersão visual e simbólica nas sombras da ambição e da culpa humanas.

O espetáculo conta com o Coro Lírico Municipal e a Orquestra Sinfônica Municipal, além de um elenco internacional. Marigona Qerkezi e Olga Maslova se revezam como Lady Macbeth, enquanto Craig Colclough e Douglas Hahn interpretam Macbeth. Savio Sperandio, Andrey Mira, Giovanni Tristacci e Enrique Bravo completam o elenco principal. Os figurinos levam a assinatura de Gustavo Silvestre e Sônia Gomes, o design de luz é de Aline Santini, e a preparação corporal foi desenvolvida por Roberto Alencar e Elisa Ohtake.

A ópera, estreada em 1847 em Florença, retrata a ascensão e queda de um guerreiro escocês tomado pela sede de poder. Ao lado de sua esposa, Macbeth comete assassinatos para conquistar o trono, mas ambos são consumidos pela culpa e pela paranoia. Na nova encenação, Ohtake propõe um olhar atemporal, explorando os excessos e o colapso da humanidade diante da ganância.

“Quis trazer um pouco da minha liberdade de direção em teatro contemporâneo para a ópera”, explica a diretora. “Trabalho o cenário e a encenação como desdobramentos do tema da desmedida, presente tanto em Shakespeare quanto em Verdi.” Segundo Ohtake, a montagem reflete sobre o torpor contemporâneo diante da violência e da destruição, traduzido em uma estética marcada por contrastes e símbolos visuais.

Entre os elementos de destaque estão a representação da floresta das bruxas como uma área desmatada, o céu que desaba sobre os personagens, e o sangue espalhado por Lady Macbeth, símbolos da culpa e da decadência. A direção aposta em uma experiência sensorial intensa, que combina música, luz e movimento para mergulhar o público no universo trágico de Verdi.

Serviço:
Local:
Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo (SP)
Datas e horários:

  • 31 de outubro, 4, 5 e 7 de novembro – 20h

  • 1, 8 e 9 de novembro – 17h

Duração: aproximadamente 180 minutos
Classificação: acima de 10 anos
Ingressos: www.theatromunicipal.org.br
Acessibilidade: tradução em Libras, acesso para cadeirantes e banheiros adaptados

Editado por Ana Carolina Correia de Santana às 23/10/2025

BaresSP publicidade 980x90 bares

AGENDA DE EVENTOS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

AGENDA DE EVENTOS - Musicais

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

SHOW NACIONAIS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

SHOW INTERNACIONAIS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes

BaresSP publicidade 980x90 bares