
Museus de ciência e tecnologia em São Paulo que você precisa conhecer
Destaques em ciência e tecnologia nos museus de SP
Explorar as maravilhas da ciência nunca foi tão emocionante, e museus se aprimoraram para criar espaços impressionantes, interativos e educativos. De intrincadas exposições de história natural a exibições tecnológicas de ponta, os melhores museus de ciência e tecnologia cativam visitantes de todas as idades.
De fato, os museus de ciência e tecnologia são joias de conhecimento e descoberta, oferecendo aos visitantes uma experiência fascinante. Essas instituições únicas se dedicam a preparar, estudar e exibir objetos científicos e tecnológicos que traçam a história e a evolução do conhecimento e das inovações.
Embora estes espaços físicos nem sempre estejam ao alcance de todos os entusiastas da ciência, entretanto, hoje em dia é perfeitamente possível visitá-los remotamente. Muitas dessas instituições têm seus acervos digitalizados e disponíveis online, permitindo o acesso do público e a divulgação do conhecimento de forma mais ampla.
Vale ressaltar que para aproveitar ao máximo uma visita online aos seus museus preferidos, computadores com telas de alta qualidade de imagem e resolução, como o monitor Uperfect, são indispensáveis. A experiência de tour virtual pode ser aprimorada com telas maiores, melhor fidelidade de cores e alta taxa de atualização, permitindo visualizar com mais detalhes itens, objetos, coleções e o ambiente como um todo.
Abaixo estão alguns dos mais prestigiados museus de ciência e tecnologia de São Paulo, onde você pode explorar coleções extraordinárias, interagir com exposições interativas e se maravilhar com objetos científicos fascinantes. Seja você um entusiasta da ciência ou simplesmente está em busca de um dia intrigante, estes museus oferecem algo para todos.
Museu Catavento
Inaugurado em 2009, o Museu Catavento tem o objetivo de despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos do mundo científico às crianças, jovens e adultos por meio de exposições interativas, com linguagem simples e acessível. Localizado no Centro de capital paulista, em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade, o Palácio das Indústrias, o Catavento disponibiliza seu acervo online através do Google Arts & Culture, a plataforma de cultura e artes do Google.
O museu conta com mais de 200 instalações, em um espaço dividido em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Do átomo ao maior planeta do sistema solar; do menor inseto aos maiores animais da terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da proteção ambiental, tudo é apresentado de forma interativa para levar os visitantes a uma prazerosa viagem ao conhecimento e à cultura.
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Criado em 2007 sob gestão da Secretaria de Educação de Santo André, na Grande São Paulo, o Sabina é um projeto educativo que tem como objetivo difundir o conhecimento por meio de seu acervo, exposições, aquários, terrários, experimentos, simuladores, planetário e cinedome. A instituição conta com o Sabina Virtual, onde os visitantes têm acesso a vários conteúdos educativos como aulas de astronomia, atividades, experimentos e muito mais.
Destacam-se no projeto arquitetônico, criado por Paulo Mendes da Rocha, duas enormes vigas-calhas de concreto, com 185 metros lineares cada, apoiadas somente em três pontos e sem junta de dilatação. As vigas encerram uma ampla área construída que, junto com o mobiliário do espaço interno assinado pela arquiteta Lina Bo Bardi, formam um espaço de experimentação, vivência lúdica e entretenimento, dedicado ao conhecimento e à criação humana.
Parque CienTec – USP
O Parque de Ciência e Tecnologia da USP, criado em 2002, ocupa as antigas instalações do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG). Localizado no bairro da Água Funda, dentro da Área de Conservação conhecida como Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), a área também abriga o Zoológico de São Paulo e o Instituto de Botânica.
No CienTec, os visitantes podem participar de sessões no planetário, observações no céu, trilhas na mata, trilha das abelhas e experimentos nas áreas de física, geofísica e astrobiologia, entre outras, além de exposições de solos e biomas do Brasil. O parque também conta com o Passeio Virtual onde são apresentadas algumas atividades complementadas com informações exclusivas. As atividades no CienTec são gratuitas, necessitando apenas agendamento prévio de grupos.
Planetário Ibirapuera
Inaugurado em 1957 e restaurado em 2006, o Planetário Ibirapuera, ou Planetário Professor Aristoteles Orsini, é parte do patrimônio científico de São Paulo. O seu formato arredondado, que remete a um planeta, já encanta o público desde o início da visitação. Vale a pena observar também o teto da entrada principal com as constelações das Três Marias, de Órion e do Cruzeiro do Sul.
Ideal para todos os públicos, no Planetário os visitantes podem ver exposições interativas e muito mais, tendo como foco o espaço. Entre as atrações destacam-se os espetáculos projetados em toda a extensão da cúpula de 18 metros de diâmetro. Entre elas, o Show da Luna, especial para o público infantil; as sessões Planetas do Universo, Olhar o Céu de São Paulo e Olhar o Céu do Ártico, com duração de aproximadamente 50 minutos; além de cursos da Escola de Astrofísica.
Museu de Microbiologia – Instituto Butantan
Inaugurado em 2002, o Museu de Microbiologia faz parte do complexo científico e cultural do Instituto Butantan. Em 2023, o espaço foi rebatizado para Museu de Microbiologia Prof. Isaias Raw, em homenagem ao seu idealizador, um renomado cientista e médico. Sua principal missão é estimular a curiosidade científica nos jovens, promover oportunidades para aproximar a cultura científica do público em geral por meio de suas exposições e ações educativas, bem como tornar-se um importante espaço de divulgação de atividades desenvolvidas pelo Instituto Butantan.
A exposição de longa duração do Museu de Microbiologia é composta por microscópios, animações, modelos tridimensionais de microrganismos. Há também uma exposição interativa e lúdica idealizada para crianças de 4 a 6 anos e exposições temporárias que aprofundam temas relacionados à microbiologia.
Espaço de Tecnologias e Artes – SESC
No Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), disponível na maioria das unidades do SESC na Grande São Paulo, educadores especializados e artistas propõem cursos, oficinas, exposições e vivências no campo das artes através da tecnologia, permitindo o contato do público com ambientes de realidade virtual, robótica, animação, games, edição de vídeo, entre outros.
A proposta é estimular o público à experimentação por meio da convergência de tecnologias e linguagens. Nas atividades, a costura se combina à eletrônica ou a marcenaria pode se unir à impressão 3D. Mais que o produto final, o importante é o aprendizado e o compartilhamento. No ETA se valoriza a convivência, a diversidade, o protagonismo e a reflexão crítica por meio de atividades criativas híbridas.











