Conheça cinco variedades de vinhos brancos, além da Chardonnay e da Sauvignon Blanc
Explore os sabores dos vinhos Pinot Grigio, Sauvignon Gris e Lambrusco
Por Redação Bares SP | 02 de Agosto 2024
No Dia Internacional do Vinho Branco, celebrado em 04 de agosto, Marina Bufarah, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, traz cinco dicas de uvas pouco exploradas, para que quem deseja ter novas experiências enológicas e gastronômicas, além das tradicionais Sauvignon Blanc e Chardonnay.
“O mundo dos vinhos brancos é complexo e diversificado, podendo trazer bebidas mais intensas e com toques mais secos ou variações mais leves, com boa acidez e muito frutadas”, diz a especialista. “Desde a riqueza e complexidade dos Chardonnays até a leveza refrescante dos Pinot Grigios, cada uva-branca apresenta suas características únicas, influenciadas por fatores como o terroir, o clima e as técnicas de vinificação. Há vinhos brancos para tudo, seja para acompanhar carnes de sabores intensos, alimentos mais delicados como saladas e frutos-do-mar e até mesmo sobremesas”, complementa.
Confira mais indicações de rótulos de vinho branco com uvas diferenciadas:
Pinot Grigio
A Pinot Grigio é originária da Borgonha, região histórica no centro-leste da França, e surgiu como uma mutação da Pinot Noir. Atualmente, é mais cultivada na Alsácia, região nordeste da França, e no norte da Itália, onde são produzidos vinhos muito interessantes, com um aroma rico e condimentado e média acidez. Os Estados Unidos também têm tido muito sucesso com a uva e produzido ótimos exemplares, como Dark Horse Pinot Grigio 2020, que traz notas de frutas verdes como maçã e pêra, frutas cítricas como toranja e limão, além de um toque mineral. Pratos leves e cítricos, como uma salada tropical, harmonizam bem com a indicação.
Sauvignon Gris
A Sauvignon Gris é uma novidade entre os vinhos brancos. Consiste numa mutação de pele rosada da Sauvignon Blanc, que provavelmente surgiu em Bordeaux, no sudeste da França, mas encontrou boa expressão em países do Novo Mundo, como Chile, Uruguai e Nova Zelândia, originando vinhos vibrantes, com ótimo perfil aromático. O uruguaio Épica 23 Special Selection Sauvignon Gris 2023, que traz notas de frutas cítricas, pêra, maçã verde, toques florais e herbais, com ótima refrescância, é uma aposta certa para os dias mais quentes. Uma massa ao molho pesto, torna-se uma pedida certa para acompanhar essa raridade.
Lambrusco
A Lambrusco dá nome a um grupo de uvas com diferentes características e variedades, inclusive algumas brancas, como as que produzem o Frisante Botticello Lambrusco I.G.T. dellEmilia Bianco Amabile. Nessa versão, a bebida ganha sutis borbulhas com aromas de frutas brancas frescas e final adocicado, ideal para os apreciadores dos vinhos suaves e uma excelente dupla para um brie na massa folhada com geléia de damasco.
Moscatel
Outra branca de bastante sucesso é a Moscatel, que elabora grandes espumantes e frisantes em território nacional. Um bom exemplo é o Frisante Ballade Moscatel Branco Suave 2024, que elaborado com uvas cultivadas no Vale do São Francisco, é um vinho aromático, com notas frutas tropicais como manga e melão, pêssego e toques florais de rosa e jasmim. Sua acidez traz frescor e equilibra perfeitamente a doçura, num vinho agradável e fácil de beber, que combina muito bem com sobremesas que levam frutas e sorvetes.
Torrontés
Para finalizar temos a uva-branca mais cultivada na Argentina, a Torrontés, cujos diferenciais são suas nuances florais bastante expressivas. É o caso do rótulo Blason del Valle Torrontés 2023, que se destaca pelos aromas florais de rosas e jasmim, notas de pêssego e damasco e final de boca longo. Aqui a dica é apostar em comidas mais condimentadas, como as culinárias indianas e tailandesas.