
Informação do Evento
Datas do evento
Grátis
Marcar no Google AgendaElã, da Cia. Mungunzá, ganha nova temporada no Teatro de Contêiner
A Cia. Mungunzá de Teatro volta ao palco com Elã, seu mais recente trabalho dirigido por Isabel Teixeira, em nova temporada no Teatro de Contêiner, de 24 de outubro a 17 de novembro. A montagem, que estreou no Sesc Pompeia, chega carregada de simbolismo — pode ser a última apresentada na sede da companhia, que enfrenta uma ordem de despejo ainda não anulada.
Com dramaturgia criada coletivamente pelos sete integrantes do grupo — Léo Akio, Lucas Beda, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto, Verônica Gentilin e Virginia Iglesias, além da convidada Dilma Correa —, Elã é uma teia de oito narrativas que se cruzam e coexistem em tempos e espaços distintos. As histórias, que transitam entre o real e o fantástico, convidam o público a montar sua própria teia narrativa, num jogo poético e sensorial.
Entre os enredos, estão personagens como um andarilho dentro de um videogame tentando se libertar da herança do pai; um ator-vendedor de morangos que convence a mãe a atuar em seu espetáculo; e uma mulher que, após romper com a vida familiar ideal, busca realizar o sonho de ser cantora de boate. Cada história nasce de uma pulsão pessoal, revelando memórias, afetos e limites — individuais e coletivos.
O espetáculo foi concebido a partir do método A Escrita na Cena®, criado por Isabel Teixeira, no qual os atores escrevem com o corpo, a voz e o espaço, improvisando e registrando cenas que depois se transformam em dramaturgia. O processo, que parte da experiência íntima de cada intérprete, resulta em uma obra coletiva que explora diferentes linguagens — do drama ao musical, passando pela performance.
“Mais do que destacar um ponto de vista individual, o processo teatral aqui protagoniza o espaço, uma ambiência que organiza corpos e define ritmos”, explica Isabel. A montagem também se destaca pela paisagem sonora composta por Dani Nega, Flávio Rubens e Renato Spinosa, e pelo desenho de luz de Wagner Freire, que reforçam a atmosfera onírica da peça.
Além de seu caráter experimental, Elã reafirma o compromisso da Cia. Mungunzá com a criação colaborativa e o teatro como espaço de resistência.
Serviço:
Espetáculo: Elã – Cia. Mungunzá de Teatro
Direção: Isabel Teixeira
Temporada: de 24 de outubro a 17 de novembro de 2025
Sessões: sextas e segundas, às 20h; sábados, às 19h*; domingos, às 11h
(Sessão do dia 1º/11 acontece às 11h)
Local: Teatro de Contêiner – R. dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, São Paulo
Ingressos: Gratuitos – retirada pela plataforma www.sympla.com.br ou na bilheteria 1h antes de cada sessão
Duração: 120 minutos
Classificação: 16 anos
Acessibilidade: espaço acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
Editado por Ana Carolina Correia de Santana às 23/10/2025















































