A Cantina Roperto foi a primeira a instalar-se na Rua Treze de Maio, coração do bairro italiano do Bixiga, e hoje é uma das mais antigas da cidade, ainda gerida pela família fundadora.
Com mais de 80 anos de tradição na gastronomia paulistana, a Roperto mantém o toque dos ancestrais calabreses, provenientes de Scigliano, uma comune italiana encravada entre as montanhas e o mar, com casas de pedra em ruazinhas íngremes.
O frescor dos alimentos cultivados nos quintais, a doçura do tomate italiano, a saudade do vinho e do azeite da terra inspiraram o cardápio da bisnonna Rosa Maria, que com seu filho Humberto criaram a Cantina pioneira.
A premiada Perna de Cabrito com Batatas Coradas e Brócolis, o Filé à Parmiggiana, a Lasanha à Bolonhesa e o Fuzzili ao Sugo são pratos campeões da preferência dos clientes, e remetem às comidas reconfortantes da memória.
O ambiente tradicional e familiar é alegrado pela música ao vivo nas noites de terças à sábados... E o aconchego da pasta no almoço de domingo mantém vivo o espírito de união em torno de uma boa mesa, legado dos imigrantes italianos do Sul da Itália.