Vale da Cerveja produz 1 milhão de litros ao mês
10 vezes mais do que a média nacional per capita
Por João Pimenta | 17 de Maio 2022
O Vale da Cerveja, região formada pelas cidades catarinenses de Blumenau, Indaial, Gaspar, Pomerode e Timbó, produz cerca de 1 milhão de litros de cerveja por mês, 10 vezes mais do que a média nacional per capita. De acordo com uma pesquisa inédita realizada pela associação que reúne cervejarias dos municípios catarinenses, a média é de 1,84 litros de cerveja artesanal por habitante ao ano no Brasil. Na região, que soma 1 milhão de litros por mês, são mais de 20 litros no mesmo período.
São 114 rótulos diferentes disponíveis o ano inteiro, em 47 estilos. E boa parte das cervejarias atua ainda com lançamentos sazonais. Estas cervejas já receberam 246 medalhas em concursos nacionais e internacionais.
Valmir Zanetti, a presidente do Vale da Cerveja, comenta: "A presença da cerveja como um alicerce econômico e cultural da região é percebida não só pela comunidade local, mas também pelo turista que nos visita. Através desse levantamento, conseguimos mostrar que isso é palpável".
“O mercado da cerveja artesanal é coletivo: são dezenas de marcas, que produzem em diversas escalas de volume e que primam pela qualidade – não à toa, 70% das associadas já contam com um sommelier de cervejas para acompanhamento dos seus produtos. Esta litragem e o que ela representa diante da média nacional mostram que o Vale da Cerveja é uma região com diferenciais que ficarão cada vez mais evidentes", completa Valmir.
A Associação Vale da Cerveja foi fundada em 2019, com o objetivo de atuar pelo mercado cervejeiro regional. Integram a entidade as cervejarias Alles Blau, Balbúrdia, Belgard, Berghain, Bierland, Blumenau, Container, Das Bier, Glasvoll, Hersing, My Beer, Omas Haus, Scholer's, Schornstein, Segredos do Malte e Wunder Bier, além da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM).