Sancionada Lei que obriga prevenção de violência contra mulher em bares e restaurantes
Sancionada Lei para prevenção de violência contra mulher em bares
Por Pedro Diniz | 08 de Fevereiro 2023
O governador de São Paulo sancionou a Lei que obriga bares, restaurantes e boates a ajudar mulheres que estejam sofrendo alguma situação de violência dentro desses locais.
Ainda nos dias atuais, a mulher é subjugada.
É muito comum, no dia a dia, a objetificação da mulher, ou seja, a mulher ser tratada como objeto, ou ser julgada apenas como desejo - muitas vezes masculino.
Por essa razão, o governador de São Paulo sancionou a Lei que obriga bares, restaurantes e boates a ajudar mulheres que estejam sofrendo alguma situação de violência dentro desses locais, e assim o estado de São Paulo se aproxima de países desenvolvidos, no que diz respeito à prevenção da violência contra a mulher.
Esse regramento, existente em bares, restaurantes e boates nos países mais evoluídos, foi o protocolo acionado no caso do Daniel Alves, na Espanha.
A lei torna obrigatória a capacitação dos funcionários de bares, restaurantes, boates e casas noturnas para identificar e combater casos de assédio sexual e violência contra mulheres.
A preparação dos funcionários que trabalham nesses estabelecimentos é muito importante porque são eles que darão o primeiro apoio, a primeira orientação, o primeiro acolhimento às mulheres que se sentirem agredidas, de qualquer forma, dentro desses locais
Além de fiscalizar é certificar de que as pessoas que de fato prestarão o atendimento, tiveram o treinamento específico para atuar junto às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência nesses locais