Quase 80 medalhas no Vinus 2022
Quase 80 medalhas no Vinus 2022
Por Luccas Bitencourt | 13 de Setembro 2022
O destaque que o Brasil obteve no Vinus 2022, realizado nos dias 25 e 26 de agosto em Mendoza, na Argentina, comprova o excelente momento vivido pela Enologia brasileira. Foram conferidos 77 prêmios para rótulos nacionais, sendo dois campeões de categoria, 23 Medalhas de Ouro Duplo, 37 de Ouro e 15 de Prata. Esta foi a 19ª edição do Concurso Internacional de Vinos y Licores Vinu 2022, que integra o Ranking Mundial de Vinos 2023. As 475 amostras de 16 países foram avaliadas por 78 jurados internacionais.
Os enólogos Edegar Scortegagna, André Peres Júnior e Dirceu Scottá participaram do júri representando o Brasil. Para Scottá, o concurso foi muito bem organizado. "Os vinhos e espumantes foram degustados dentro de cada categoria tendo como um dos parâmetros o preço médio ao consumidor final, diferencial importante para o concurso", destaca. Peres complementa, reforçando que o Vinus é um concurso já tradicional na América Latina, uma excelente oportunidade para mostrar os produtos em um país que é importante para o mercado vitivinícola brasileiro. "Tivemos a oportunidade de comprovar o excelente momento que a Enologia brasileira está vivendo. O Vinus também é importante para o intercâmbio entre enólogos". Esta foi a edição em que o Brasil conquistou o maior número de prêmios no concurso.
Já Scortegagna salienta que o Vinus é um dos grandes concursos da América do Sul e que vem possibilitando uma excelente visibilidade da qualidade do espumante na América do Sul. "Nossos espumantes têm um grande desempenho no Vinus. Podemos ver isso através do reconhecimento alcançado, mesmo diante de amostras do mundo todo".