Petiscos para bares e restaurantes: crie um happy hour de sucesso!
Dicas para criar um happy hour de sucesso com petiscos
Por Redação BaresSP | 23 de Junho 2022
Os petiscos para bares e restaurantes podem ser a opção ideal para quem pretende atrair mais clientes para um negócio ligado à alimentação fora do lar. É o seu caso?
Se sim, chegou a hora de considerar esses petiscos como ótimas opções para o seu cardápio como um todo e, principalmente, para o cardápio de happy hour.
Ou seja: se no seu bar ou restaurante você ainda não tem esse horário extra de diversão estabelecido, é interessante aderir a ele, mesmo que somente por um período de teste, para sentir a receptividade dos seus clientes em relação aos petiscos e tudo o que diz respeito a eles.
Sim, os petiscos também são indicados para restaurantes
Pode ser que, caso você tenha somente um restaurante, esteja achando estranha a sugestão de criar um happy hour para servir petiscos, ou mesmo inseri-los em seu cardápio oficial.
De fato, é mais comum que eles estejam nos cardápios de bares e botecos. Mas nada impede que os restaurantes também os utilizem como forma de atrair e fidelizar clientes, não é mesmo?
Não custa nada tentar, desde que a proposta do seu negócio combine com essa iniciativa (um restaurante francês 5 estrelas, por exemplo, não se encaixa muito nesse contexto).
Exemplos de petiscos para bares e restaurantes
Agora, que tal conhecer alguns exemplos de petiscos que podem compor seu cardápio, e seu happy hour, e criar em seus clientes a vontade de sempre voltar ao seu estabelecimento?
Na lista a seguir, apresentamos tanto os petiscos clássicos quanto novas versões e até mesmo aqueles que “fogem do comum”, a exemplo do que é servido tradicionalmente em bares de praia e podem estar em qualquer negócio.
Veja qual mais combina com o que você tem mente:
-
Calabresa acebolada;
-
Pastéis de diversos sabores;
-
Bolinho de bacalhau;
-
Mandioca frita;
-
Polenta frita;
-
Bruschettas;
-
Frango a passarinho;
-
Camarão frito;
-
Dadinho de tapioca;
-
Provolone à milanesa;
-
Torresmo;
-
Bolinho de carne seca;
-
Bolinho de feijoada;
-
Batata frita;
-
Quibe frito;
-
Iscas de tilápia;
-
Salame fatiado;
-
Croquete;
-
Anéis de cebola.
Existem, ainda, muitas outras opções que podem compor essa lista. Mas a lista em questão já é suficiente para que você se inspire para criar um happy hour que seja um verdadeiro sucesso, principalmente no que diz respeito aos sabores.
4 dicas para não errar ao servir petiscos em seu bar ou restaurante
Conhecer exemplos de petiscos para bares e restaurantes e ter a vontade de trabalhar com eles realmente é um passo importante.
Porém, se você quer que sua iniciativa, e seu happy hour, deem certo, é imprescindível seguir as dicas a seguir:
1. Capriche na apresentação e no sabor
É preciso conquistar o cliente “pelo estômago”, mas também pelo apelo visual do que é servido, concorda?
Logo, somente colocar os petiscos em um recipiente qualquer é algo que você deve evitar: prefira investir parte do seu tempo na elaboração de uma apresentação que possa impactar visualmente, e gerar o desejo de consumo.
E o sabor, claro, não deve ficar para trás. Por isso, mesmo que vá servir um petisco aparentemente simples, como batata frita, pense em como deixá-lo mais saboroso.
Sabe os bares e restaurantes que servem essa batata com bacon, cheddar e temperos especiais? Eles são ótimas fontes de inspiração!
Dica: servir os petiscos com alguns molhos, para potencializar o sabor e criar novos sabores, sempre é uma boa ideia.
2. Pense em uma estratégia de venda diferenciada
Não precisa ser algo diferenciado do mercado, necessariamente, mas sim diferenciado do jeito “comum” de vender petiscos.
Mesmo durante seu happy hour, é possível trabalhar estratégias diferentes:
Que tal um rodízio de petiscos, que funciona somente às sextas-feiras, das 18h às 22h?
Ou, que tal ter uma espécie de “menu degustação de petiscos”, por meio do qual seus clientes podem provar todas as variedades servidas pelo estabelecimento?
São ideias que já estando dando certo em alguns lugares, assim como os combos.
Leia também: Petiscos para bares e botecos: tudo sobre os petiscos mais pedidos
3. Atente-se aos tamanhos e às porções
Os petiscos para bares e restaurantes tendem a ter tamanhos reduzidos, como você já deve ter reparado.
Dificilmente vemos, em um estabelecimento desse tipo, pastéis do tamanho dos pastéis de feira. Justamente por que a ideia realmente é ser algo pequeno, para ser “petiscado”, consumido aos poucos, enquanto se desfruta de uma boa conversa e uma boa bebida.
Portanto, sempre preste atenção ao tamanho do que será vendido em seu happy hour. Atente-se, também, ao tamanho das porções em si: a depender do item, ela não será muito grande, mas também não pode ser pequena a ponto de o cliente se arrepender de pedir.
Exemplo: colocar 30 coxinhas pequenas na porção pode ser um exagero. Por outro lado, colocar apenas 3 pode ser um erro.
Encontre o equilíbrio, inclusive em relação ao preço que será cobrado.
4. Faça a sugestão de bebidas para serem consumidas com os petiscos
O que seria dos petiscos para bares e restaurantes, e dos happy hours que acontecem nesses locais, sem as boas e velhas bebidas, não é mesmo?
Elas são indispensáveis, sendo muito interessante que você treine sua equipe de atendimento para sugeri-las para os clientes. E isso diz respeito tanto às bebidas mais tradicionais, como cervejas, quanto aos drinks, como as caipirinhas.
A sugestão pode estar, também, na divulgação do seu happy hour: crie uma promoção, como double drink em determinado horário, e a insira em seus materiais.
É normal que apareçam dúvidas no começo...
Principalmente dúvidas ligadas a cardápio e precificação.
E é por isso que indicamos, para todos os interessados em trabalhar com petiscos para bares e restaurantes, o Curso Básico de Gestão, no qual esses e outros assuntos são explicados de forma clara.
É a sua oportunidade de, em poucos dias e com baixo investimento, aprender o que precisa para gerir corretamente seu negócio e ter os petiscos como parte do seu faturamento.
Visite essa página para obter todas as informações sobre o curso, como preço, próximas datas e conteúdo programático.
Caso tenha dúvidas, fale com a gente pelo WhatsApp e iremos te ajudar.