Mês do orgulho LBGBTQIA+: indústria da cerveja promove diversidade e inclusão
Mês do orgulho LBGBTQIA+: inclusão e diversidade caminham juntas!
Por Thais Maluly | 26 de Junho 2023
Para ter um setor mais diverso, as cervejeiras têm promovido inúmeras ações, que vão desde a retificação de nome, empregabilidade, acolhimento e combate à violência
A diversidade é uma das pautas mais importantes quando se aborda a necessidade de uma atuação sustentável nas cervejarias. No Mês do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em junho, o compromisso com a inclusão de lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, queers, intersexuais, assexuais e as demais orientações sexuais e identidades de gênero é reforçado pelas associadas ao Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV, que representam cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil.
Para alcançar um setor mais diverso, seja para quem atua nele ou consome os produtos, as cervejeiras têm promovido inúmeras ações voltadas à pluralidade de ideias e da atuação, que vão desde a contratação de pessoas com diferentes deficiências, equidade de gênero, inclusão da comunidade LGBTQIA+ e combate ao racismo.
A Ambev lidera desde 2022, o programa que mapeia bares, restaurantes e baladas amigáveis à comunidade LGBTQIAP+, o Bar de Respeito. O projeto foi construído em parceria com a startup de impacto social Nohs Somos, especializada em desenvolver soluções para o público e por ser desenvolvedora da tecnologia do "Mapa LGBTQIAP+". Com a plataforma, as pessoas podem identificar lugares seguros e onde serão respeitadas.
Já o Grupo Heineken tem o programa afinidade 'Além do Colorido', em que se trabalha internamente a sensibilização e troca de conhecimento e experiências para que as pessoas se sintam acolhidas e inclusas, além do combate ao preconceito. Além disso, disponibiliza o 'Conta Comigo', um canal que oferece apoio psicológico a todas as pessoas que desejarem, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Retificação de nomes
As associadas contam ainda com iniciativas para apoiar a mudança dos nomes civis de funcionários que se identificam como trans ou travestis. Com isso, o as pessoas colaboradoras têm suas identidades de gênero respeitadas no ambiente de trabalho e na sociedade.
A Ambev retifica, de forma gratuita, os nomes das pessoas trans que trabalham na companhia com a iniciativa "Me chame pelo meu nome (e pronome também)".
O Grupo Heineken, por sua vez, com a Amstel, uma das suas marcas de cerveja, levou a ação "Me chame pelo meu nome" às ruas de São Paulo, nas últimas duas edições da Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBTQIA+ para a retificação de nome.
Diversidade e inclusão caminham juntas, sim! E as cervejarias mostraram isso perfeitamente bem!