Google para Bares e Restaurantes
Google para Bares e Restaurantes, como ter acessos orgânicos qualifica
Por Fabio de Francisco | 03 de Abril 2020
No mundo, de cada 10 jornadas iniciadas pela internet, 9 começam pelo Google. Isso responde porque é impressindível a utilização do Google como divulgação para o seu negócio.
O google atingiu toda essa potência por sempre estar preocupado com a "experiência do usuário", independente de investimento em anúncios ou não. Isto é, você pode ter um conteúdo extremamente relevante, não ter nenhum anúncio, mas estar entre as primeiras posições orgânicas. Por outro lado, você pode investir muito em anúncios mas, caso não tenha um conteúdo relevante, pode ter uma performance baixa de resultados.
Links patrocinados do Google
No caso de links patrocinados, você paga um valor para aparecer em determinadas buscas do Google. Ele funciona como um "leilão". Você determina um valor para o clique em uma palavra-chave e ele te responde se aquele valor é adequado ou não, de acordo com o gasto dos seus concorrentes. Por isso, aqui, todo cuidado é pouco. Pensar em palavras abertas, pode ser um tiro no pé. Exemplo, anunciar a palavra "cursos" acaba custando muito caro pois ela concorre com todos os tipos de cursos. Se anunciar a expressão "curso garçom", o valor do clique diminui pois compete apenas com as empresas que oferecem esse tipo de curso.
Os grandes diferenciais para ter sucesso nos anúncios são:
- Anúncio Atrativo: seu anúncio deve chamar a atenção de acordo com a busca realizada do usuário. Colocar diferenciais no título e na descrição, ajuda demais na escolha do usuário na hora de clicar.
- Anúncio Relevante: seu anúncio tem que ser relavante para gerar conversão. Caso esteja anunciando o curso de garçom, falar somente dele e não de outros produtos ou serviços.
- Experiência do Usuário: como o Google tem foco na experiência do usuário, seu anúncio deve levar para um link em que ele encontre o que busca, pois caso isso não aconteça, o usuário clica no botão "voltar" do navegador para ver outros resultados e isso cai em um problema chamado "taxa de rejeição", o que piora a qualidade do anúncio.
Resultados Orgânicos do Google
A palavra SEO significa "Otimização de Sites" que é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos (não pagos), nos sites de busca.
Uma comparação para o SEO são as Olimpíadas, o atleta treina constantemente durante 4 anos para atingir a tão desejada medalha / pódium. No caso do Google, são criadas estratégias, conteúdo, ajustes e programações para atingir a tão esperada posição TOP3 para a palavra-chave almejada.
As principais estratégias para alcançar o desejado resultado orgânico são:
- Conteúdo que engaje: quanto melhor for seu conteúdo, mais acessado ele será. Esse conteúdo precisa engajar o usuário para que ele compartilhe e repasse esse conteúdo pra frente, pois com isso, aumentará o acesso e consequentemente aumentará a posição orgânica.
- Controle Total das Métricas: é necessário monitorar os acessos e origens das páginas para melhorar o conteúdo e as suas configurações. É importantíssimo monitorar a qualidade das páginas, a velocidade das páginas e a programação das páginas, deixando-as sempre otimizadas para integração com o Google.
- Link Externo: como o Google tem foco na experiência do usuário, ele entende que quanto mais a página é citada no mundo da internet, mais relevante ela é. Porém esse link tem que ter qualidade. O site que cita a sua página, precisa ser grande e precisa ser da mesma área que a sua. Exemplo, um blog de gastronomia falando bem do seu restaurante e com o link para o seu site. Hoje existem empresas que fazem somente esse trabalho, entram em contato com os sites do setor e pedem pra colocar um link através de um nota ou citação.
No SEO também deve ser levado em consideração as palavras e expressões-chaves e idéias de acordo com a concorrência na internet.
Isso quer dizer que, às vezes, escolhemos uma palavra "errada" que não tem muita busca na internet ou até que possui muita busca na internet.
Veja esse exemplo: a palavra "restaurante sp" possui 1,3 bilhões de resultados, já a expressão "restaurante espanho sp" possui 64 milhões de resultados e a expressão "restaurante sp espanhol itaim" possui 5 milhões de resultado. Nesse caso específico, vale muito mais a pena focar na terceira expressão do que na primeira, pois além da concorrência ser muito maior na primeira, no caso da terceira você terá um conteúdo bem mais relevante de acordo com a busca do usuário.
- Google Trends
Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo e em vários idiomas.
É uma excelente forma de avaliar e comparar palavras e expressões chaves.
Link: https://trends.google.com/trends/?geo=BR
- Serprobot
É uma plataforma gratuita onde você coloca seu site, define sua região e coloca até 10 palavras-chaves para buscar no Google.
A plataforma aponta sua posição no Google em cada palavra-chave, além de indicar as 10 primeiras posições para que você possa avaliar se seus concorrentes estão por lá.
Caso você não esteja entre as 100 primeiras posições, ele coloca a palavra como "NOT FOUND" mas mostra mesmo assim as 10 primeiras posições.
Link: https://www.serprobot.com/
- PageSpeed Insights do Google
É uma plataforma do próprio Google que monitora a velocidade da sua página.
Ele faz uma avaliação na página desktop e uma avaliação na página mobile, sempre com notas diferentes, possibilitando que você ajuste a plataforma correta com as indicações que ele mesmo aponta.
Link: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
- Seomaster
É uma plataforma que avalia sua página de acordo com sua palavra-chave.
O sistema dá uma porcentagem de 0 até 100% de acordo com a otimização da sua página.
Ele também aponta onde estão os "erros" ou "ajustes" a serem feitos.
Link: www.seomaster.com.br
Principais critérios de avaliação do Google para rankeamento
O Google avalia uma enorme quantidade de ítens e temas do seu site para definir em qual posição do rank você irá ficar. Seguem algumas das principais avaliações que o Google faz.
- Configuração das páginas e TAGs
São código específicos do Google que devem ser colocados em seu site, avisando a ele qual o conteúdo principal da página.
- URL amigável
Para facilitar a vida do usuário, o link amigável é aquele que tem o conteúdo principal da página no link. Assim o usuário consegue visualizar o link e já saber quais informações ele encontrará na sua página.
Exemplo: site.com.br/restaurante-espanhol-itaim
- Imagens
Ao salvar as imagens que vão para o seu site, nomeá-las com as palavras-chaves ao invés de números, como elas saem das câmeras, pois quando a pesquisa é feita na ABA imagens do Google, ele encontra essas imagens pelo nome.
Exemplo: restaurante-espanhol-itaim.jpg
- Tempo de resposta
Quanto mais rápido for o site, melhor ele é rankeado, visto que o Google está preocupado com a experiência do usuário e espera que ele encontre a informação que procura o mais rápido possível.
- Tempo de domínio
Quanto mais antigo for o link do site, mais chance ele tem de rankear melhor, pois o Google entende que esse link tem mais tempo de internet e com isso se torma mais relevante. Caso o tempo de domínio seja pequeno, tende a demorar mais para aparecer nas melhores posições.
- Responsivo
O site precisa funcionar em todas as plataformas, desktop, tablet e mobile. Hoje em dia, os sites usam a técnica MOBILE FIRST, isto é, usam fazer o site primeiro para o CELULAR e depois para as outras plataformas, visto que o maior acesso é pelo celular.
- Quantidade de Acessos
Quanto mais acesso tiver o site, mais chance ele ter de ser melhor rankeado, pois se a página tem muitos acessos, indica que ela possui um conteúdo interessante que é bastante buscado.
Caso a página tenha poucos acessos, ele entende que o conteúdo não é tão buscado e nem tanto visto.
- Links Externos
Quanto mais sites tiverem apontando pro seu site, ele entende que você tem notoriedade sobre o assunto e que seu conteúdo é importante. Esses links externos tem que ser do mesmo tema do seu para serem mais relevantes ainda.
- Relevância de Conteúdo
Não adianta "encher linguiça" no conteúdo. Ele precisa ser relevante e ter as informações necessárias para que atenda a todas as perguntas dos usuários. O Google lê o conteúdo do site e avalia se em torno da palavra-chave principal, existem outras palavras secundárias a ela.
Fabio de Francisco
Pioneiro no ramo de gastronomia e entretenimento, Fabio é o Sócio Fundador do Grupo BaresSP, o maior guia de bares e restaurantes de São Paulo. Com 20 anos de experiência em Estratégias de Marketing Digital, ele acumula uma trajetória de sucesso como operador do Comida di Buteco, realizando mais de 4 mil eventos sociais e corporativos, e como formador de mais de 22 mil alunos na área de Food Service. Sua expertise em relacionamento, divulgação, eventos e fidelização de clientes o torna um profissional referência no mercado, sempre buscando inovar e contribuir para o desenvolvimento do setor.