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Empresas do setor de alimentação têm menor índice de prejuízo desde dezembro, aponta Abrasel

Empresas do setor de alimentação têm menor índice de prejuízo desde dezembro, aponta Abrasel

Lucro atinge 41% dos negócios e apenas 18% operaram no vermelho

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O setor de alimentação fora do lar começou a respirar um pouco melhor em maio de 2025. De acordo com a Pesquisa Nacional de Conjuntura Econômica da Abrasel, apenas 18% das empresas registraram prejuízo no período — o menor percentual desde dezembro de 2024. Em contrapartida, 41% dos estabelecimentos fecharam o mês com lucro, e outros 39% apontaram estabilidade financeira. A sondagem foi realizada entre os dias 23 de junho e 1º de julho, com 2.649 empresários de todas as regiões do Brasil.

Apesar do cenário mais animador, especialmente impulsionado pelo bom desempenho no Dia das Mães — uma das datas mais lucrativas do ano para bares e restaurantes —, os desafios financeiros ainda são relevantes. Cerca de 37% das empresas seguem com dívidas em atraso, principalmente relacionadas a impostos federais (73%), estaduais (52%) e empréstimos bancários (37%).

Outro dado que chama atenção é a dificuldade em repassar os aumentos de custos para o consumidor final. Nos últimos 12 meses encerrados em maio, 35% dos empresários afirmaram que não conseguiram reajustar os preços do cardápio. Outros 25% fizeram reajustes abaixo da inflação, 35% acompanharam o índice, e apenas 5% conseguiram aplicar aumentos acima do patamar inflacionário.

A inflação no setor de alimentação fora do domicílio foi de 7,70% no acumulado de um ano, segundo o IPCA. No entanto, alguns insumos essenciais ultrapassaram esse índice, como o café moído (82,24%), a carne (23,48%) e o frango (10,51%), dificultando a manutenção das margens de lucro.

“O dado mais baixo de empresas operando em prejuízo desde dezembro é animador, mas ainda exige cautela. Muitos negócios enfrentam dificuldade para repassar os custos, e itens básicos continuam em alta. A inflação segue pressionando a rentabilidade e obriga uma gestão cada vez mais precisa”, explica Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Mesmo com os sinais de melhora, o cenário ainda exige atenção e estratégia por parte dos empreendedores, que continuam equilibrando custos elevados e a necessidade de manter preços competitivos diante de um consumidor sensível. A recuperação do setor, embora em curso, segue marcada por desafios estruturais.

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