
ABIC adota código da GS1 Brasil e moderniza rastreabilidade do café no varejo
Parceria reforça controle, transparência e autenticidade do café
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) firmou uma parceria estratégica com a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) para modernizar o tradicional Selo de Pureza e Qualidade. A partir de agora, o selo — que identifica cafés certificados pela ABIC — passará a adotar o padrão global GS1, já utilizado em 150 países. A mudança traz mais eficiência na gestão de estoques, transparência sobre a origem dos produtos e maior segurança para consumidores e varejistas, além de contribuir para o combate às falsificações no setor.
Com a introdução do QR Code Padrão GS1, o café certificado pela ABIC poderá ser identificado de forma mais completa, incluindo informações variáveis como lote e validade, facilitando o rastreamento em toda a cadeia produtiva. Para o varejo, a tecnologia representa uma evolução no controle e previsão de reposição dos produtos, reduzindo perdas e otimizando processos.
De acordo com Aline Marotti, Coordenadora de Certificações e Qualidade da ABIC, “os varejistas podem praticar melhores gestões de seus produtos, quando estes estiverem adequados ao padrão GS1”.
O novo selo será incorporado gradualmente nas embalagens durante a próxima fase de produção, e as empresas associadas poderão acessar o QR Code atualizado diretamente no site da ABIC.
Segundo a GS1 Brasil, o QR Code Padrão GS1 deve substituir o código de barras nos próximos anos, tornando-se a principal ferramenta de identificação dos produtos no varejo. A atualização permite que as indústrias gerenciem as informações diretamente em seus sites, sem necessidade de alterar rótulos ou embalagens, otimizando o design e a comunicação com o consumidor.
Para João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil, “além de promover agilidade à cadeia de abastecimento e redução de custos nos processos da cadeia de abastecimento do café, o consumidor ganha mais informação e segurança com o QR Code Padrão GS1”.
A parceria também traz integração com o Governo Federal, permitindo que, ao escanear o selo, o público possa verificar se o produto está em conformidade com as normas da Anvisa e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A iniciativa faz parte do programa “Conformidade para Todos”, ligado à Estratégia Nacional da Infraestrutura da Qualidade (ENIQ), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), reforçando o compromisso com a segurança alimentar e a credibilidade da cadeia produtiva do café.
Desde 1989, a ABIC é responsável por atestar a pureza e qualidade dos cafés comercializados no país, fiscalizando produtos nas gôndolas e combatendo adulterações. Com o novo padrão GS1, a entidade dá mais um passo rumo à inovação e à rastreabilidade total, fortalecendo a confiança entre indústria, varejo e consumidor final.











