Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Núcleo Experimental celebra 20 anos com o musical Codinome Daniel

Informação do Evento

Teatro Do Núcleo Experimental
Rua Barra Funda,637
SP - SP
01152-000
BR

Datas do evento

07/01/2026
08/01/2026
13/01/2026
14/01/2026
15/01/2026
20/01/2026
21/01/2026
22/01/2026
Preço:
Não informado
Google AgendaMarcar no Google Agenda
Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Teatro

Núcleo Experimental celebra 20 anos com o musical Codinome Daniel

06/01/2026

O Núcleo Experimental comemora duas décadas de pesquisa e criação artística com a nova temporada do musical Codinome Daniel, que reestreia em janeiro de 2026, na sede do grupo, na Barra Funda, em São Paulo. Com texto e direção de Zé Henrique de Paula e música original de Fernanda Maia, o espetáculo presta uma homenagem sensível e contundente ao jornalista, escritor e ativista Herbert Daniel (1946–1992), figura fundamental e ainda pouco reconhecida na história da luta democrática e do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil.

A montagem fica em cartaz de 6 a 22 de janeiro, com apresentações de terça a quinta-feira, às 20h, e marca o início oficial das celebrações dos 20 anos do Núcleo Experimental, coletivo reconhecido por sua investigação sobre o modo brasileiro de fazer teatro musical e por dar voz a temas urgentes e grupos historicamente silenciados.

Em cena, o espetáculo reconstrói a trajetória de Herbert Daniel, um revolucionário gay que enfrentou tanto a violência da ditadura militar quanto a homofobia presente em setores da própria esquerda. Integrante da luta armada contra o regime de 1964, Daniel foi obrigado ao exílio, onde contraiu HIV. De volta ao Brasil como o último dos anistiados, tornou-se uma das vozes mais importantes na defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids, além de atuar na fundação do Grupo Pela VIDDA e do Partido Verde.

Inspirada na biografia escrita pelo historiador James Green, a dramaturgia propõe um olhar poético e político sobre memória, resistência e identidade. Codinome Daniel integra ainda a trilogia autoral do grupo intitulada Uma trilogia para a vida, ao lado dos musicais Lembro todo dia de você e Brenda Lee e o Palácio das Princesas, que discutem os impactos sociais, políticos e afetivos do HIV/Aids no Brasil.

No elenco estão Davi Tápias, Luciana Ramanzini, Fabiano Augusto, Robson Lima, Bruna Guerin, Cleomácio Inácio, Renato Caetano e Fábio Enriquez. Ao final de cada sessão, o público é convidado a participar de um bate-papo com a equipe, ampliando o diálogo proposto pela obra.

Serviço:
Temporada:
6 a 22 de janeiro de 2026
Dias e horários: terças, quartas e quintas, às 20h
Local: Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, São Paulo
Ingressos: www.sympla.com.br
Duração: 120 minutos
Classificação: 12 anos
Haverá bate-papo após todas as apresentações
Mais informações: @nucleoexp

Editado por Ana Carolina Correia de Santana às 16/12/2025

BaresSP publicidade 980x90 bares

AGENDA DE EVENTOS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

AGENDA DE EVENTOS - Teatro

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

SHOW NACIONAIS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

SHOW INTERNACIONAIS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes

BaresSP publicidade 980x90 bares