Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Daniele Tavares retorna aos palcos com o solo “Etiqueta do Luto”

Informação do Evento

Teatro Pequeno Ato
Rua Teodoro Baima,78
SP - SP
01220-040
BR

Datas do evento

11/01/2026
12/01/2026
17/01/2026
18/01/2026
19/01/2026
24/01/2026
25/01/2026
26/01/2026
31/01/2026
01/02/2026
02/02/2026
Preço:
Não informado
Google AgendaMarcar no Google Agenda
Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Teatro

Daniele Tavares retorna aos palcos com o solo “Etiqueta do Luto”

10/01/2026

Após 30 anos afastada dos palcos, a atriz e escritora Daniele Tavares volta ao teatro com o solo Etiqueta do Luto – ninguém pergunta nada à mãe da menina morta, um trabalho de forte caráter autobiográfico que parte da morte precoce de sua filha, aos 21 anos, em 2015. Com direção de Marcelo Varzea, o espetáculo reestreia em 10 de janeiro de 2026, no Teatro Pequeno Ato, em São Paulo, e segue em cartaz até 2 de fevereiro.

Construído a partir do teatro autobiográfico, o solo revisita a experiência do luto dez anos após a perda, mesclando memória, corpo e palavra em uma narrativa íntima, crua e profundamente humana. Em cena, Daniele transforma a dor em presença, propondo um espaço de escuta e reflexão sobre a impossibilidade social de falar da morte, especialmente quando se trata da perda de um filho.

Minha filha sonhava em ser atriz, e de alguma forma, estar novamente no palco é também um reencontro com ela”, afirma a artista. Segundo Daniele, o processo criativo exigiu tempo e cuidado para que a mãe pudesse se manifestar antes da atriz e da escritora. Aos poucos, dores, medos e culpas foram ganhando forma até se converterem em linguagem cênica.

Além da dimensão pessoal, Etiqueta do Luto amplia o debate ao abordar temas como saúde mental na adolescência e juventude, a medicalização, a regulamentação de medicamentos no Brasil e o silêncio imposto às mães enlutadas. A encenação aposta em uma estética essencial, com poucos elementos, privilegiando o contato direto entre artista e plateia.

O espetáculo também dialoga com a trajetória literária da autora. Em 2023, Daniele lançou o livro Parte de mim, no qual já explorava a experiência da perda. Agora, junto à temporada, chega às livrarias o texto dramatúrgico da peça, publicado pela Editora Giostri.

Produzido pelo Plataforma – Estúdio de Produção Cultural, o solo integra o novo projeto do Coletivo Impermanente, reafirmando o teatro como espaço de elaboração, resistência e memória.

Serviço:
Temporada:
10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026
Sessões: sábados e segundas, às 20h; domingos, às 19h
Local: Teatro Pequeno Ato
Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima, 78 – República – São Paulo
Capacidade: 40 lugares
Telefone: (11) 99642-8350
Acessibilidade: o espaço não possui acesso para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida

Editado por Ana Carolina Correia de Santana às 16/12/2025

BaresSP publicidade 980x90 bares

AGENDA DE EVENTOS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

AGENDA DE EVENTOS - Teatro

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

SHOW NACIONAIS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

SHOW INTERNACIONAIS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes