Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Gran Fury: arte não é o bastante no MASP

Informação do Evento

MASP - Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista,1578
SP - SP
01310-200
BR

Datas do evento

Preço:
Ingressos: R$70 (entrada) R$35 (meia-entrada)
Google AgendaMarcar no Google Agenda
Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Feira Cultural e Exposições

Gran Fury: arte não é o bastante no MASP

O MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, de 23 de fevereiro a 9 de junho de 2024, a mostra Gran Fury: arte não é o bastante, que ocupa a galeria localizada no 1o subsolo do museu. Com curadoria de André Mesquita, curador, MASP, e assistência de David Ribeiro, supervisor, MASP, a exposição reúne 77 obras, entre elas fotocópias e impressões digitais sobre papel. A mostra discute os limites e os alcances das campanhas gráficas do coletivo Gran Fury, bem como a ideia da arte como estratégia no campo ativista, impulsionado por pessoas queer, para ampliar a consciência sobre o HIV/aids.
 
Gran Fury (Nova York, 1988—1995) foi um coletivo de artistas considerado referência para as práticas de ativismo artístico das décadas de 1980 e 1990, que emergiu a partir da organização ACT UP (AIDS Coalition to Unleash Power) [Coalizão da aids para libertar o poder], composta por indivíduos e grupos de afinidade dedicados a tornar criticamente público o silêncio e a negligência do governo dos Estados Unidos em relação ao HIV/aids. Gran Fury produziu campanhas gráficas e intervenções públicas em torno das questões relacionadas à crise do hiv/AIDS, servindo visualmente ao ACT UP em protestos e ações de desobediência civil. O coletivo encerrou suas atividades em 1995, e seu arquivo encontra-se na New York Public Library.
 
O título da exposição do MASP Arte não é o bastante, se inspira na frase "With 42,000 Dead, Art Is Not Enough" [Com 42 mil mortos, arte não é o bastante] (1988), de autoria do coletivo. A sentença surgiu quando a instituição independente de arte experimental e performance The Kitchen, em Nova York, convidou o coletivo para fazer a capa do calendário do espaço, que respondeu com um pôster contendo a declaração, seguida da conclusão "Take Collective Direct Action to End the Aids Crisis" [Engaje-se na ação direta e coletiva para acabar com a crise da aids].
 
Mais informações: 
 
Data:  23 de fevereiro a 9 de junho
Local: MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Contato: (11) 3149-5959 
Ingressos: masp.byinti.com
Instagram: @masp

Editado por Jessica Paiva às 26/02/2024

BaresSP publicidade 980x90 bares

AGENDA DE EVENTOS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

AGENDA DE EVENTOS - Feira Cultural e Exposições

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

SHOW NACIONAIS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

SHOW INTERNACIONAIS EM SÃO PAULO

Seta Esquerda
 
Seta Esquerda

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes

BaresSP publicidade 980x90 bares