A proposta do House of Food, que começou a funcionar no final de 2014 é simples: compartilhar uma cozinha industrial com cozinheiros e pessoas que preparam boas receitas, mas não possuem um espaço profissional para produzi-las em escala e com a certificação necessária. O coworking, criado por Wolfgang Menke, substitui mesas e computadores por uma cozinha industrial e panelas. Além da produção, o cozinheiro poderá vender suas criações na loja, testando seu produto com o público da região.
O pacote conta com planos diários, a partir de R$ 450, ou semanais, a partir de R$2.500, e dão ao cozinheiro a autonomia para utilizar a cozinha, incluindo utensílios como batedeiras, liquidificadores e facas. A única preocupação é levar os ingredientes e colocar a mão na massa. "Além do espaço físico, quero oferecer um lugar de criação e conexão com profissionais da área e de outros universos, o diálogo da comida com diferentes plataformas me interessa", é o que diz Wolfgang Menke, idealizador da House of Food. Menke, que possui experiência em criação online, advertising e já desenvolveu soluções para grandes empresas como Natura, Pepsi, e Unilever, é também fundador da House of Work, um ambiente colaborativo que reúne pessoas e empresas de diferentes setores e que fica na mesma rua, em Pinheiros, no número 47.
Em novembro, o HOF começará a receber convidados para conversas e experimentações, que serão oferecidas gratuitamente para quem começar a fazer parte do projeto. A loja, na parte da frente, também funcionará como café, com bebidas e receitas de drinques. Os responsáveis pela administração são aprendizes da Gastromotiva, organização social que promove a inclusão por meio da formação para o mercado de gastronomia. Eles também poderão usar a cozinha em dias livres, testando e vendendo suas criações.