A história do Marcel Restaurante caminha em paralelo com a história de Jean Durand e sua família, um imigrante francês que veio para o Brasil em 1951. Durand deixou a França e a confeitaria de seu pai, famoso de seu pai, famoso chocolatier de Lyon a procura de um lugar para se recuperar dos traumas da Segunda Guerra.
Confeiteiro de formação, Durand era também um grande cozinho e em sua chegada ao Brasil assumiu a cozinha de um dos restaurantes mais consagrados da época o La Popote.
Alguns anos depois, o chef compra um pequeno bistrô que havia sido aberto por seu conterrâneo Marcel Auriéres em uma ruazinha do centro de São Paulo. Foi no final dos anos 60 que Jean Durand, a pedido de um cliente fã da receita, começou a criar os primeiro soufflés do Marcel. O prato se tornaria o grande ícone da cozinha de nosso restaurante e um patrimônio gastronômico da cidade de São Paulo.
Em 1984, Demerval Despirite, genro de Jean Durand, começa a trabalhar no restaurante e logo se apaixona pela profissão de restauranter, a paixão pelo negócio segue de pai para filho e em 2002 Raphael Durand Despirite assume a cozinha.
59 anos depois, o Marcel é referência em gastronomia francesa, um negócio de família, feito por pessoas apaixonadas pela comida e pela arte de receber.