A evolução do marketing até a chegada para o Marketing 4.0
A evolução do marketing até a chegada para o Marketing 4.0
Por Fabio de Francisco | 31 de Abril 2020
Segue um pouco do conceito do Marketing 4.0, baseado no livro de Philip Kotler, considerado o "pai do marketing moderno". O livro apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.
Vamos falar um pouco da transição do marketing orientado ao produto (marketing 1.0) para o focado no consumidor (marketing 2.0) e então para o centrado no ser humano (marketing 3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.
Vamos falar um pouco da transição do marketing orientado ao produto (marketing 1.0) para o focado no consumidor (marketing 2.0) e então para o centrado no ser humano (marketing 3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.
Marketing 1.0
Tudo começou em 1.900, durante a Revolução Industrial, onde a lei era "FOCO NO PRODUTO".
Como era o início da Revolução Industrial, tudo que era produzido era vendido, por isso todo esforço era somente no produto e não no cliente.
A estratégia do marketing era de "desenvolvimento de produto".
Como dizia nosso amigo Henry Ford: "O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto". Não existindo nenhuma diferenciação e nenhuma customização dos produtos ofertados.
Marketing 2.0
Em 1.990, após 90 anos, chegamos ao Marketing 2.0, onde a lei mudou para "FOCO NO CONSUMIDOR".
Os clientes começaram e ter suas próprias necessidades e solicitar customizações.
Como isso ocorreu na era da tecnologia de informação, onde já era possível identificar as necessidades dos consumidores.
A estratégia do marketing era de "diferenciação".
Marketing 3.0
Em 2.010, após 20 anos, chegamos ao Marketing 3.0, onde a lei mudou para "FOCO NOS VALORES".
Com a era da Nova Onda Tecnológica, os consumidores passaram a exigir valores junto aos produtos e serviços.
A estratégia do marketing era de "valores".
Marketing 4.0
Após aproximadamente 5 anos, chegamos ao Marketing 4.0, onde a lei mudou para "FOCO NA COLABORAÇÃO".
Com a Era das Comunidades, os consumidores além de valores, começaram a seguir mais as indicações, avaliações, reviews, notoriedades e conexões dos produtos e serviços que as empresas possuem. As redes sociais causaram esse impacto, e as informações são replicadas de uma forma bem mais rápida e para uma quantidade bem maior de pessoas.
Vale muito mais a "indicação" de um conhecido, do que uma campanha milionária na televisão. Vale muito mais uma "avaliação" com boa nota na rede social do que um texto que diz "sobre a empresa".
A estratégia do marketing é de "conexões humanas".
Nos aprofundando um pouco mais no Marketing 4.0, destacamos esses insights para termos total atenção em nossos planos estratégicos e planos de marketing.
Novo Consumidor
Quem é esse novo consumidor? Antigamente, o consumidor era impactado por uma marca ao ligar a televisão ou ao ir ao trabalha por um anúncio no transporte público. Hoje ele fica conectado 100% do tempo, recebendo informações e conteúdo de todos os lados, de todas as formas e todo o tempo. Com o celular, ele está sendo impactado o tempo todo enquanto trabalha, estuda, se movimenta, ouve música e até quando dorme, que ao tocar uma mensagem ele pega o telefone para ver o que é.
Esse novo consumidor hoje é "bombardeado de informação" e por isso acaba sendo "muito distraído".
Por isso a necessidade de se comunicar com ele da melhor forma possível.
Recomendação
O famoso "boca a boca" está cada vez mais em alta.
Devido a quantidade de informação e a velocidade que temos em encontrar o que buscamos, o consumidor dificilmente é enganado hoje em dia. Não adianta a empresa se posicionar de uma forma e agir de outra, facilmente pode-se perceber através de reclamações, avaliações baixas, notícias, históricos de redes sociais, entre outros.
Como estamos na Era das Comunidades, o que seu grupo indica tem muito mais valor do que a visualização de um anúncio.
Exemplo: você precisa de um encanador, lança isso na rede social, aparecem 10 indicações. Você prefere esta indicação, do que olhar numa "lista amarela" os encanadores disponíveis.
Por isso a importância de se diferenciar para o seu cliente, para que ele perceba uma atitude diferente e possa ser o "promotor da sua marca".
Onmichannel
A lei agora é "multi-canal".
O Omnichannel é uma estratégia de conteúdo multicanal que as empresas usam para melhorar sua experiência do usuário e promover melhores relacionamentos com seu público através de pontos de contato.
Hoje em dia você deve "estar onde o cliente está", seja no mundo off-line ou no mundo on-line.
Marcas Inclusivas
Antigamente, o ideal era termos "Marcas Exclusivas", onde poucos com muito dinheiro poderiam ter acesso, isso gerava um "desejo" para ter essa marca exclusiva. Hoje em dia, a dica é ter uma "marca inclusiva", onde mais pessoas possam ter acesso a ela. Com isso, você pode atingir um número maior de consumidores e obter um resultado melhor, não ficando somente focado em um grupo seleto de consumidores.
Co-criação / Colaboração
Como estamos falando do Foco na Colaboração, hoje faz total sentido a marca criar um produto ou serviço para uma necessidade específica do consumidor. Essa comunicação hoje é bilateral. A marca ouve o consumidor, cria o produto e depois desenvolve o produto com a colaboração dos consumidores. Hoje isso fica muito claro nas Start Ups, o tanto que elas mudam, baseadas 100% nessa colaboração dos consumidores.
Humanização da Marca
Nos tempos de hoje, é necessário criar uma marca humanizada, para que o consumidor possa "perdoá-la", visto que as marcas não humanizadas não aceitam erros. No caso da humanização, é possível "errar de vez em quando". Com essa humanização da marca é criada uma relação de transparência e parceria da marca com os consumidores, o que faz com que ele divulgue a marca e tenha conecção com a marca.
A importância do Conteúdo
Baseado em tudo isso, temos a necessidade da criação de um conteúdo relevante para se diferenciar do mercado. Como o consumidor é bombardeado de informações, quando focamos no conteúdo, ele acaba achando a marca através de pesquisas relacionadas ao tema.
- Rostos Humanos: utilização de pessoas reais nas campanhas, não necessariamente artistas famosos, mas pessoas do bairro que realmente utilizam o produto e serviço, criando assim uma conecção mais próxima da realidade e mostrando o perfil dos clientes.
- Storytelling: é a "arte de contar histórias". Como o consumidor é bombardeado de informações, ele tende a lembrar mais de você quando sua mensagem é passada através de uma história. Isso pode causar conecção ou um gatilho mental para que na hora certa, ele lembre de você.
- Animação: é fato, que além de ser bombardeado, o consumidor não tem muito tempo disponível para ler um texto enorme sobre seus diferenciais, agora se você criar uma animação de 15 segundos passando a sua mensagem com ícones visuais, a chance do consumidor parar e ver é bem maior.
Fabio de Francisco
Pioneiro no ramo de gastronomia e entretenimento, Fabio é o Sócio Fundador do Grupo BaresSP, o maior guia de bares e restaurantes de São Paulo. Com 20 anos de experiência em Estratégias de Marketing Digital, ele acumula uma trajetória de sucesso como operador do Comida di Buteco, realizando mais de 4 mil eventos sociais e corporativos, e como formador de mais de 22 mil alunos na área de Food Service. Sua expertise em relacionamento, divulgação, eventos e fidelização de clientes o torna um profissional referência no mercado, sempre buscando inovar e contribuir para o desenvolvimento do setor.