Palco Anhangabaú traz os melhores musicais em cartaz no Brasil para a Virada Cultural
A Virada Cultural chega em sua 13ª edição em 2017 promovendo 24 horas de atividades culturais e shows espalhados pelo centro da cidade, Ceus e Sesc, refletindo o espírito paulistano e agitado da capital “que nunca para”. Nesta edição, a virada acontece a partir das 18h de sábado, 20 de maio, até às 18h de domingo, 21 de maio.
A edição deste ano convida paulistanos e turistas a descobrir o Centro de São Paulo por meio de circuitos artísticos e a
conhecer novos espaços de lazer e cultura da cidade como a Chácara do Jockey, o Autódromo de Interlagos e o Parque Anhembi.
No Vale do Anhangabaú, espetáculos de teatro musical se revezam no palco. “Alegria, alegria”, musical sobre os 50 anos da Tropicália com Zélia Duncan e um elenco de 15 atores. Grande sucesso em cartaz, o espetáculo “Gota D’água a Seco” traz a atriz e cantora Laila Garin no elenco. Um musical que narra a trajetória artística da cantora Wanderléa, batizado de “ 60! Década de Arromba”, promete emocionar fãs da Jovem Guarda.
Completam a programação “Beatles num Céu de Diamantes”, criado pela dupla Charles Möeller & Claudio Botelho e baseado nas composições do quarteto inglês, além de “Carrossel, o musical”, voltado para o público infanto-juvenil, que traz elementos originais da novela como parte do cenário da escola.
18:00 - Auê – Barca dos Corações Partidos - 20/05
O espetáculo conta com 21 canções inéditas, que falam sobre o amor, com suas dores e delícias, e foi composto pelos atores da Barca dos Corações Partidos: Adren Alves, Alfredo Del Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano e Ricca Barros. A apresentação mistura teatro, dança, performance e música. Dirigidos por Duda Maia, os oito atores/cantores também trocam instrumentos ao vivo durante todo o show.
21:00 - Gota D’Água – A Seco - 20/5
A tragédia grega ‘Medeia’, de Eurípedes, é transposta para a realidade de um conjunto habitacional do subúrbio carioca: Joana, casada com Jasão e mãe de dois filhos, é abandonada pelo marido e busca vingança. Rafael Gomes assina a direção e adaptação do clássico de Chico Buarque e Paulo Pontes.
00h - Beatles num Céu de Diamantes - 21/05
No palco, nove atores-cantores, acompanhados por piano, violoncelo, violão, ukulele e percussão, apresentam uma teatral e emocionante visão sobre a mais forte invenção da música popular nos últimos 50 anos: a obra dos Beatles. Sem exatamente um enredo único, mas apontando diversas pequenas histórias e situações, o espetáculo é um passeio da dupla Möeller & Botelho por um dos repertórios mais ricos da música popular. As canções são rearranjadas para a linguagem do teatro musical e não há um único número que seja no estilo “cover de Beatles”. Ninguém imita ninguém, não há clones de John Lennon ou Paul McCartney, é uma viagem lisérgica pelas canções e o que elas trazem ao nosso imaginário.
10h - Carrossel – O Musical - 21/05
Inspirada no remake da novela homônima exibido pelo SBT em 2012, a peça conquista o público. Da escalação da televisão, só duas atrizes se repetem: a professora Helena (Rosanne Mulholland) e a espevitada faxineira Graça (Marcia de Oliveira, esbanjando carisma). O grupo interpreta canções que vão de "Fico Assim sem Você", "Brincadeira de Criança" e muitas outras. A história engata quando Cirilo (ainda apaixonado por Maria Joaquina) ganha um quadro da diretora da escola, sem saber que a tal obra pertencia ao fantasma de um pirata. Um casal de bandidos se interessa pelo artigo valioso e começa a perseguir o garotinho no cenário cheio de passagens secretas.
13h - 60! Década de Arromba - 21/05
Representante maior da Jovem Guarda, um dos principais movimentos musicais da década de 1960, a cantora Wanderléa é a “cereja do bolo” de 60! Década de Arromba, dirigido por Frederico Reder, com roteiro e pesquisa de Marcos Nauer. A cantora participa pela primeira vez de um musical, interpretando ela mesma. O espetáculo utiliza ferramentas de documentário (fotos, vídeos e depoimentos reais), somadas a cenas, textos e canções apresentadas ao vivo por 24 atores/cantores /bailarinos para contar a história da década de 1960.
16h - Alegria, Alegria, O Musical - 21/05
Em 2017 a Tropicália comemora 50 anos e, para contar a história deste movimento que revolucionou a Música Popular e a cultura brasileira, vem ai “Alegria Alegria – O Musical”. Com roteiro e direção de Moacyr Góes, que faz sua primeira incursão no teatro musical, o espetáculo é protagonizado pela cantora Zélia Duncan, que assume o papel de narradora e condutora da peça. O espetáculo apresenta as canções de Caetano Veloso, consideradas pelo diretor “a tradução mais fiel do movimento”, mas também haverá composições de Gilberto Gil, Roberto Carlos, Chico Buarque, Luiz Gonzaga e Vicente Celestino, entre outros. Para contar a história do tropicalismo, no entanto, o diretor optou por criar um espetáculo musical não convencional.
Veja a Programação da Virada Cultural em São Paulo
Vale do Anhangabaú , Avenida São João, Rua Formosa, Centro Histórico de São Paulo - São Paulo, SP
Grátis
Por Daniela Silveira
15/05/2017