O mais novo boteco da Vila Madalena, o Bendita Gelada nasce fazendo uma justa homenagem àquela mais procurada, mais desejada, mais consumida na noite paulistana: a cerveja e seus mais clássicos acompanhamentos.
Com arquiterura inspirada em armazéns nova-iorquinos da época da Lei Seca e em botecos brasileiríssimos, a casa traz o típico charme do bairro, em dois ambientes rústicos e amplos. O projeto paisagístico, de Maria Lucia e Felipe Alalow, destaca os vários espaços com iluminação natural. Nas paredes de tijolos à mostra, caricaturas, rótulos antigos de cerveja e fotos clássicas de grandes personalidades e momentos dos anos 1950 a 1990 trazem boas lembranças e convidam a um brinde entre amigos. Uma mesa de bilhar, no andar superior, reforça a vocação botequeira do bar.
A estrela da casa é a Bendita Gelada, que sai dos potentes refrigeradores a -4ºC. É mantida nas mesas em baldes de gelo com gelo seco, sal grosso e álcool - para manter a temperatura - e servida nos tradicionais copos americanos. As opções, incluindo marcas como Original, Serramalte, Bohemia, Stela Artois e Brahma, não faltam!
Para o Menu, a casa trouxe o chef José Maria Meira, um expert na noite paulistana, seja como chef (ex-Bossa Nueva) ou consultor (Santo Antônio e Gabriel), para executar, com excelência, uma releitura dos mais clássicos e tradicionais petiscos e comidas de boteco, fazendo homenagem aos melhores acompanhamentos da cerveja.
Opções no Bendita Gelada
Petiscos da boa lembrança, que vão do Bolinho de Bacalhau do Portuga (8 unidades), Pastel do Japa, que podem vir em versões como queijo, carne ou misto, e o inusitado Pastel de Feijoada (10 unidades) e a clássicos em versões mais modernas e caprichadas como o strogonoff aperitivo. Outras sugestões são a Calabresa na cachaça do bebum e alguns quitutes que levam a cerveja entre seus ingredientes. Dois exemplos são o frango a passarinho, marinado na cerveja, e o marisco com uma inusitada manteiga de cerveja escura.
Há, também, aqueles sanduíches que sempre dão vontade, como o mortadela do Mercadão e o churrasco com queijo no pão francês, sanduíche de pernil e mini-hamburguers.
Da Bendita Grelha saem com assinatura do chef de grelha Edinaldo (ex-348–Parrilla Porteña) deliciosas porções e pratos de grelhados, além do Trio Bendita com opções de três grelhados juntos.
Outro atrativo da casa são os garçons que vão circular a noite e durante a happy hour, no salão, com baldes fogareiros "recheados" de espetinhos. São os palitos passantes, com picanha, lingüiça, asa de frango e queijo coalho recém-saídos da grelha - idéia trazida dos vendedores de amendoim que andam pelas ruas de São Paulo.
Para beber, as Benditas Batidas Frozen são o lançamento do Bendita Gelada. Tal "empreendimento" está se tornando o hit de verão, com frutas frescas preparadas na hora e cachaça, resultando em uma textura cremosa e refrescante.