Com a decoração inspirada na Grécia, o Bar do Peixe é uma réplica de uma casa de pescadores do Mediterrâneo. A arquitetura chama a atenção de quem passa pela esquina da Alameda dos Aicás com a Avenida Moaci, em Moema. O pé direito é alto, as portas balcões são amplas e as paredes em textura verde, forradas pela metade com tábuas de madeira pintadas em pátina azul envelhecida. O conceito que permeia a decoração sustenta a idéia dos sócios, isto é, reproduzir o ambiente amigável e aconchegante das típicas casas de pescadores gregos.
A rede de pescador exposta na fachada e o singelo barquinho, uma réplica de um barco de pesca, logo na entrada, deixam claro o estilo da gastronomia. A matéria prima principal do cardápio chega de barco, isto é, vem diretamente do mar.
O menu assinado pelo chef Manuel Pedro Nascimento reflete sua vasta experiência em cruzeiros internacionais e nas cozinhas de restaurantes tradicionais como, por exemplo, o português Bacalhau do Porto. O cardápio destaca ingredientes como lagosta, bacalhau do Porto (8/10 gabus morhua), ostras de Santa Catarina e caranguejo nordestino.
Para o happy hour a casa oferece uma carta de cervejas do mundo inteiro, com aproximadamente 30 marcas. A relação informa as características de cada uma e indica o tipo de prato que acompanha melhor. Há rótulos belgas, irlandeses, ingleses, canadenses, holandeses, alemães, uruguaios e argentinos. Também não faltam cervejas artesanais fabricadas no Brasil (Baden Baden, de Campos do Jordão, e Eiesenbaun, de Santa Catarina). Para acompanhar o chef sugere petiscar uma porção de bolinho de Kani; ostras (dúzia); Polvo a Provençal (preparado no vinho branco, alho e conhaque) e as deliciosas casquinhas de siri e de camarão.
O chef incorporou ao cardápio algumas especialidades próprias como, por exemplo, o Atum ao molho de polvo (acompanhado por risoto do próprio molho; o Bacalhau funchal grelhado na brasa (acompanhado por brócolis e batata dourada; a Lagosta (preparada com mostarda, creme de leite, molho branco gratinado e acompanhada por arroz branco; o Fettuccine a Marinara (molho de tomate, marisco, lula, polvo e a Truta Salmonada com risoto de palmito.
O Bar do Peixe oferece durante a semana todas as opções do cardápio e outras sugestões mais triviais, como o filé de pescada, arroz, feijão, fritas e saladas, e as omeletes acompanhadas por arroz branco que podem ser de bacalhau; carne de siri ou camarão.
Aos sábados, não falta o prato mais popular do Brasil, a Feijoada. Embora não leve peixe como ingrediente, é feita com muito capricho e acompanha guarnições bem preparadas. Além disso, está de acordo com a proposta apresentada na decoração – abrigar uma agradável reunião familiar ou de amigos num ambiente aconchegante.
Na carta de bebidas, assinada e executada pelo Barman Manu (ex-barman do Bahamas e do Bar Bodega), há mais de 15 opções de coquetéis clássicos, como a Margarita, Old fashion e o Manhattan, além dos drinks de criação própria, como é o caso do: Drink Salmon (granadine, vodka, creme de leite e suco de abacaxi) e o Drink Mares do Sul (licor de kiwi, suco de laranja, vodka e soda limonada).
Existe um estabelecimento aberto nesse endereço:
Viana Bar Grill
Alameda Dos Aicás,1219-Moema, São Paulo - 04086003