Os melhores restaurantes árabes de São Paulo
Confira restaurantes oferecem gastronomia árabe na cidade
Por Michelly Lelis | 04 de Março 2021
São Paulo é reduto de tradicionais restaurantes inspirados na cultura árabe. No menu desses restaurantes é possivel encontrar pratos típicos como: kafta, homus, quibe assado, coalhada seca, homus, babaganuch e outras receitas. Os restaurantes árabes misturam tradição e criatividade tanto na elaboração dos pratos como na decoração. Veja agora os melhores restaurantes árabes de São Paulo.
• Acesse também nosso canal de restaurantes árabes
- Amani Restaurante: localizado na região sul de São Paulo, dentro do Estádio Cícero Pompeu de Toledo - o Morumbi, o Amani Restaurante oferece um espaço com as delícias da culinária do Oriente Médio e sofisticação de um ambiente de alto padrão. Os tradicionais pratos, como esfihas, coalhadas, kibes, kabab e saladas estão disponíveis no cardápio, mas também pratos mais sofisticados, como o carré de cordeiro, acompanhado de cuscuz marroquino, uvas passas, amêndoas e outras especiarias. O restaurante funciona de terça a domingo, a partir das 12h.
- Saj Restaurante: com diversas unidades espalhadas por São Paulo, o Saj Restaurante mantém a tradição da culinária de origem libanesa Abbud, com cardápio que traz receitas caseiras preparadas com ingredientes frescos e de alta qualidade. O pão Saj é uma das grandes atrações do restaurantes, assim como a coalhada seca, babaganouch e a mhammara, menos conhecida, mas preparada à base de pimentões vermelhos, nozes e páprica levemente picante. O tradicional kibe também está presente no cardápio, servido cru, assado ou frito.
- Raful Cozinha Árabe: com duas unidades, uma na região sul e outra central de São Paulo, o Raful Cozinha Árabe já se tornou um restaurante árabe tradicional da cidade. Desde a década de 1960, os irmãos Tannous e Raffaou Dueihi, recém chegados do Líbano, comandam os restaurantes que fazem sucessos. Ambos os estabelecimentos possuem balcões na entrada para atender clientes que pretendem fazer refeições rápidas, e um salão com mesas, ideal para saborear o famoso rodízio árabe. No rodízio são servidos mais de 25 pratos, iguarias e salgados árabes.
- Nahná: localizado na região sul de São Paulo, no bairro de Higienópolis, o Nahná disponibiliza comidas típicas da culinária libanesa. Inaugurado há pouco tempo, o restaurante surgiu da vontade de Marcelo Jabur, empresário, em possuir um espaço elegante, charmoso e agradável, junto com a culinária ocidental. O libanês e chef de cozinha Elie El Murr, residente no Brasil desde 1975, prepara os pratos de maneira única e deliciosa, fazendo com que o cliente possa experimentar novas experiências da culinária tradicional árabe.
- Manish Restaurante: localizado também na região sul de São Paulo, no bairro do Itaim Bibi, o Manish Restaurante pertence à família Abbud. O restaurante preza para os melhores temperos naturais, com a proposta de investir em ingredientes orgânicos e sem conservantes, acidulantes, corantes, entre outros, para que, dessa forma, ressalte o sabor real dos alimentos. A casa teve o desafio de reinventar o vasto repertório usado com as ervas aromáticas, pães e azeites da culinária. O chef e sócio Renato Lopes disponibiliza originalidade, encontradas logo na entrada da casa.
- Adoun Restaurante: localizado próximo à avenida mais movimentada de São Paulo, a Avenida Paulista, o Adoun Restaurante oferece um cardápio focado na cozinha árabe, em forma de buffet e opções à la carte. Reconhecido por ser um dos mais tradicionais restaurantes árabes da cidade, o Adoun também disponibiliza pizzas árabes, assim como os clássicos sabores salgados e doces. Esfihas de carne fechada e os shawarmas também são os destaques da casa.
- Alshekh Restaurante Árabe: outro tradicional restaurante árabe, localizado na região oeste de São Paulo, no bairro de Pinheiros, o Alshekh disponibiliza buffet de comida típica, como a lentilha, espeto de kafta, coalhada, baba ghanoush, tabule, kibe cru e esfihas de carne ou queijo, abertas ou fechadas. O restaurante tem como o proprietário Karam Al Shekh, no qual possui funcionários refugiados que, assim como o dono, chegaram ao Brasil para fugir da guerra do país sírio.
- Halim: localizado no bairro do Paraíso, o restaurante Halim foi inaugurado em 1973, inicialmente no bairro do Brás. O objetivo do estabelecimento é preservar uma tradição de família árabe, no qual aprendeu a respeitar como parte da história de um povo. A tradição de misturar com talento e um modo peculiar os mais variados temperos e ingredientes selecionados. Sempre presente, a família Halim procura acompanhar todos os procedimentos realizados no restaurante para garantir o agrado de cada cliente.
- New Kebabel: a kebaberia localizada na Augusta é uma casa especializada no lanche kebab. Tradicionalmente preparado na hora, o lanche é feito com enrolado de pão pita e seus recheios variados, como carnes ou vegetais, sempre acompanhados de salada e molho tahine (molho à base de pasta de gergelim temperada). São diversas opções variadas de kebab, como cordeiro, couve-flor, falafel, frango, kafta e muitos outros. Além disso, o local disponibiliza diversos tipos de cervejas geladas, como uruguaias, belgas, francesas e australianas.
Jacob Cozinha Árabe: o tradicional restaurante árabe localizado na região central, o Jocob Cozinha Árabe é reconhecido por oferecer as melhores esfihas, assim como as linguiças síria, feita de carne bovina e um toque de vinho e do charuto de folha de uva. Tony Mauad é o atual dono do estabelecimento que chegou na região junto com seu pai, Jacob, em 1954, e resolveu abrir o novo negócio no local. "A gente está aqui há mais de 60 anos, quem não conhece o Jacob é porque nunca andou na Rua 25 de Março", diz.
- Árabia: localizado no bairro Cerqueira Cesar, mas que também há unidades express, o Arábia foi inaugurado em 1992 pelo casal Lelila Youssef e Sergio Kuczynski, no qual o cardápio é totalmente composto pelas receitas da proprietária. Os destaques da casa ficam para as esfihas, kibes, saladas e frios, grelhados, fatayer, charuto de uva, kafta no espeto, tabule, entre outros. Além disso, o restaurante valoriza a culinária da regiões montanhosas do Líbano, como a incorporam na tradicional cozinha árabe na composição do cardápio.
- Jaber: com diversas unidades espalhadas por São Paulo, o Jaber possui mais de 50 anos de tradição e é reconhecido pela boa culinária árabe. O responsável pelo sucesso é o Sr. Jamil, ainda na década de 1952, no qual chegou à cidade e começou a produzir esfihas, se tornando aos poucos uma das referências paulistanas da gastronomia árabe. O destaque da casa, as esfihas são preparadas e abertas no momento do pedido, garantido que a massa esteja sempre macia e o recheio fresco.
- Tahin: com três unidades espalhadas por São Paulo (na região da Consolação, Pinheiros e dentro do Shopping Market Place) o Tahin tem como sua especialidade a culinária árabe. Comandado pelo chef Renato Lopes, a proposta do restaurante é realizar um encontro de convivência aberta e afetuosa nos locais com os temperos milenares das culturas do Oriente Médio, podendo ser saboreado durante o almoço, jantar e uma parada rápida no balcão do estabelecimento. No cardápio, opções como as pastas, pães, kibe, sanduíches, saladas, grelhados, pratos e as tradicionais esfihas estão disponíveis para a escolha.
- Farabbud: localizado na região sul de São Paulo, no bairro de Moema, o Farabbud oferece um ambiente moderno e informal de especialidades árabes com descontração e simplicidade. A culinária é requintada e apresenta os pratos clássicos e tradicionais, como esfihas, coalhadas, kibes, charutos e falafel, além de pratos autorais da casa, como o bacalhau à vila nova, a moussaka, a chich barak e muito mais.
- Alyah Sweets: localizado em Indianópolis, o Alyah Sweets é uma doceria árabe que combina tradição e inovação. Os ingredientes são delicadamente manuseados e os produtos elaborados seguindo os mais altos padrões de qualidade. Além dos doces, o Alyah também oferece a mais alta gastronomia Libanesa, com opções de entradas frias e quentes, saladas, pratos, esfihas e caquis. Semanalmente algumas atrações culturais se apresentam na casa.
- Bósforo: localizado na zona sul de São Paulo, em Moema, o Bósforo é um restaurante de culinária turca que apresenta diversas opções em seu menu como, esfihas, kebabs e pidés turcas (tipo de esfiha com borda crocante). O restaurante atende de terça a domingo, a partir das 11h.
- Barakah: com diversas unidades espalhadas por São Paulo, o Barakah apresenta um ambiente moderno e de extremo bom gosto. O restaurante oferece para seus clientes muito conforto e um vasto buffet, com mais de 25 tipos diferentes de receitas árabes, quentes e frias, presentes, esbanjando qualidade e sabor. Algumas das opções disponíveis são o tabule, quibe (cru, assado e cru), cuscuz, charuto e muito mais.