Guia Completo para Comfort Food – Por que somos todos viciados nisso? Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Arroba_BCB_300x250_v1.png

    Guia Completo para Comfort Food – Por que somos todos viciados nisso?

    Guia Completo para Comfort Food

    Por Redação BaresSP | 06 de Junho 2022


    O Comfort Food vem se popularizando nos restaurantes e na internet, cada vez mais se ouve falar nesse termo. Inclusive muitas, senão todas as pessoas já consumiram alimentos desse tipo  mesmo sem saber.

    Ficou curioso para conhecer mais sobre essa gastronomia e as experiências que ela pode proporcionar? Abaixo, entenda o que é Comfort Food, qual é o seu impacto psicológico, social e culinário.

    O que é Comfort Food?

    Comfort food é um termo em inglês, que traduzido significa comida afetiva, Trata-se de um tipo de alimentação que pode ser composta por qualquer tipo de comida, desde que o alimento em questão forneça um valor nostálgico e sentimental a quem o consome.

    O termo também é usado para se referir a pratos que são reconfortantes porque são familiares e lembram a pessoa de casa.

    Alimentos da categorias Comfort Food costumam ser caracterizados por um significativo teor calórico, alto nível de carboidrato e, por vezes, pela simplicidade na preparação.

    A nostalgia em sentir tal sabor pode ser específico para um indivíduo ou pode se aplicar a uma cultura inteira, não havendo regras sobre isso. Normalmente, esses alimentos proporcionam a sensação de conforto, sendo um tipo de comida que faz você se sentir melhor quando está se sentindo para baixo ou mesmo remetendo à lembranças de momentos em família, com amigos ou de infância.

    Na realidade, cada indivíduo pode ter a sua própria definição personalizada de Comfort Food, podendo ser desde um prato específico, até comer em um determinado restaurante. Além do alimento em si, a experiência costuma estar diretamente ligada aos sentidos olfativos e do paladar.

    Alguns exemplos de Comfort Food podem ser:

    • comidas típicas regionais,

    • receitas de família,

    • alimentos voltados ao público infantil e outros.

    Comfort Food

    Qual é a ciência por trás da Comfort Foods?

    Há uma série de razões pelas quais as pessoas recorrem ao Comfort Food. Elas podem estar se sentindo estressadas, ansiosas ou deprimidas. Ou talvez desejem somente se deliciar com um alimento saboroso que tenha a capacidade de lhe fazer sentir melhor.

    Então, qual é a ciência por trás dos alimentos classificados como Comfort Food? Há muitos estudos feitos sobre o assunto que encontraram alguns insights interessantes.

     

    Por exemplo, um estudo descobriu que pessoas que comiam mais alimentos desse tipo tinham níveis mais altos de cortisol, o hormônio da felicidade, no sangue, proporcionando maior sensação de realização e bem-estar.

    O impacto psicológico do Comfort Food

    Algumas pessoas são mais suscetíveis ao consumo de Comfort Food. Por experimentarem uma sensação de nostalgia quando comem esses alimentos, sentem como se tivessem algum tipo de conexão emocional com eles.

    Existem também diferentes razões pelas quais as pessoas podem recorrer à comida reconfortante, como:

    • frustração,

    • tristeza,

    • estresse,

    • desânimo,

    • tédio,

    • solidão.

     

    No entanto, além de criar esses sentimentos negativos, o Comfort Food costuma ser bastante utilizado em momentos especiais, potencializando a experiência dos consumidores, em momentos como:

    • campanhas promocionais,

    • estratégias de marketing,

    • diferenciais  em restaurantes,

    • eventos em família,

    • aniversários,

    • eventos regionais.

     

    Há muitos benefícios emocionais e físicos vindos do consumo de Comfort Food, já que é uma maneira de as pessoas lidarem com seus sentimentos, tanto positivos quanto negativos, e também de aumentarem sua auto-estima.

    É importante que as pessoas conheçam os benefícios desse tipo de alimento e o que ele envolve, para que possam tomar uma decisão consciente sobre o que querem comer ou não. Pois, esse consumo e decisão afetam o estilo de vida, cardápio alimentar e outras questões psicológicas das pessoas.

    Certamente, o consumo deste tipo de alimento, mesmo que periodicamente, não deve apresentar risco algum (exceto se o indivíduo possuir alguma predisposição ou doença que interaja com o alimento em questão). Podendo ser uma excelente opção para dias especiais ou mesmo dias cinzas.

    Comfort Food aonde surgiu

    Como surgiu o Comfort Food?

    Não há como afirmar ao certo uma data ou local de surgimento do Comfort Food. Já que há centenas de anos, os alimentos vêm construindo uma ligação inseparável com os momentos em que vivemos e com as pessoas que convivemos.

    Provavelmente, você tem lembranças de algum prato que sua mãe lhe preparava quando era criança e, sempre que o consome, retoma aquele sentimento de afago, conchego e carinho. Da mesma maneira, pode ser que ela possua este mesmo sentimento em relação ao mesmo ou a outro prato com a mãe dela e assim por diante.

    Por isso, acredita-se que o Comfort Food transcende gerações. Apesar disso, foi somente no ano 2000 com o avanço da tecnologia e a propagação de programas de televisão, rádios e jornais que o termo começou a ser utilizado. Atualmente, com a era da internet, o termo “Comfort Food” tem se tornado cada vez mais popular.

    Comfort Food beneficios

    Quais são os benefícios do Comfort Foods?

    Além de o Comfort Food ser uma ótima maneira de aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade. Eles também podem ajudá-lo a se sentir melhor depois de um dia difícil, devido a liberação de cortisol e serotonina.

    Os “alimentos de conforto'' podem incluir qualquer coisa, desde purê de batatas e macarrão com queijo até sundaes de sorvete ou o pão fresquinho da vovó.

    Comfort food mundial

    Como o Comfort Food está influenciando a culinária global?

    A ascensão do Comfort Food não é apenas uma tendência global. É um fenômeno cultural que vem afetando a forma como as pessoas comem e cozinham em todo o mundo. Além disso, influencia o que as pessoas comem e cozinham em suas próprias casas.

    Quais são os tipos mais comuns de Comfort Foods em todo o mundo?

    Visto que o termo “Comfort Food” é frequentemente usado para descrever certos alimentos que são considerados o prato favorito de uma pessoa ou aquele que traz lembranças de um momento feliz, os pratos podem ser muito variáveis

    Não existe uma definição universal para alimentos de conforto, mas existem alguns tipos comuns em todo o mundo. Confira:

    • na Ásia, as pessoas costumam comer mingau de arroz Comfort Food,

    •  na América Latina, as pessoas comem sopa de milho e pães de queijo,

    • na África, as pessoas gostam de sanduíches de manteiga de amendoim e banana, além de sopas africanas como sopa de quiabo ou sopa de amendoim.

    Além disso, com o avanço da tecnologia e dos aplicativos de delivery, é possível encontrar lojas especializadas em Comfort Foods. Assim, você pode providenciar a comida que ele proporciona conforto em qualquer lugar, facilmente e em questão de minutos.

    A história do Comfort Food e como essas delicias evoluíram ao longo do tempo, revela que a importância dos alimentos em nossas vidas é inegável. Não é apenas algo que comemos para manter nosso corpo, mas também desempenha um papel significativo na formação da nossa cultura, sociedade e identidade.

    Curtiu essas curiosidades? Então, compartilhe este conteúdo com quem vai preparar o próximo prato de Comfort Food para você!

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo