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    Garden Brands e Mimic anunciam criação da Eatopia

    Maior empresa de restaurantes digitais da América Latina

    Por João Pimenta | 14 de Dezembro 2021


    Garden Brands e Mimic, duas das maiores Food Techs do país, anunciam a fusão de suas operações para o lançamento da Eatopia, maior operadora de restaurantes digitais da América Latina. A Garden Brands, liderada por Norberto Costa, Ricardo Leme e Rafael Almeida, se uniram ao CEO da Mimic, Jean Paul Maroun, para aquisição da empresa. A Eatopia é responsável por 12 cozinhas físicas no Brasil, chamadas de hubs, com mais de 300 funcionários que operam diversas marcas do segmento gastronômico, atendendo, atualmente, a mais de 130 mil pedidos por mês - o que equivale a cerca de 200 mil pessoas.

    Com faturamento anual na casa dos R$ 100 milhões e um modelo altamente tecnológico, replicável e adaptável às mais diferentes realidades e necessidades de consumo, os planos do grupo são de revolucionar o mercado de delivery do Brasil, entregando experiências completas aos consumidores.

    A nova holding brasileira inicia como líder de mercado e única empresa com operação híbrida, atuando na gestão de marcas próprias, como Poke Garden e Sushi Garden One, e também de marcas licenciadas, como as hamburguerias Patties e Guarita Burguer, a pizzaria Bráz Elettrica e a rede The Coffee. A reunião de marcas bem-sucedidas é, segundo os sócios, apenas uma pequena parte de um modelo de negócios que já se mostra maduro e com bom índice de fidelização (mais de 75% dos clientes voltam a comprar de alguma das marcas do portfólio). Além disso, o atendimento rápido e personalizado, tem garantido a todas as operações do grupo índice de satisfação superior a 4,7 (de 5,0).

    Norberto Costa, sócio da Eatopia, explica: "A Eatopia traz o que há de mais inovador no mercado, unindo produtos de grande qualidade em um modelo de excelência na operação, com alta eficiência e produtividade. Essa é a receita para mantermos a experiência do cliente no centro do negócio e conseguirmos trazer, para o digital, a mesma conexão e engajamento que mantinham com as marcas no ambiente físico".

    A Eatopia já cobre cerca de 90% da cidade de São Paulo, considerando área e categorias de delivery, além de contar com operações em Campinas e Santo André. Os próximos passos da marca miram a ampliação do negócio no Brasil, responsável por cerca de 50% do mercado de delivery da América Latina. "Temos uma capacidade enorme de expansão para outros estados e cidades do país e estamos desenhando esse movimento em quatro frentes: a expansão das nossas marcas próprias para hubs atuais que cobrem raios de entrega hoje não atendidos; a criação de 5 novas marcas, duas delas com operações implementadas nos hubs atuais ainda no 1º semestre de 2022; novas parcerias para o licenciamento de marcas líderes de suas categorias; e a inauguração de novos hubs em cidades do território nacional" explica Ricardo Leme, sócio da Eatopia.

    Jean Paul, sócio da Eatopia, comenta: "A capacidade de operar diversas marcas dentro de um hub com alta tecnologia oferece recursos para um mapeamento detalhado sobre as demandas em diferentes localidades, como frequência e ticket médio por categoria. Esse mapeamento nos permite adaptar o planejamento dos hubs para cada realidade e garante ótimos resultados da operação. Nossa expectativa é dobrar o faturamento até o fim de 2022".

    Considerando as performances da Garden Brands e da Mimic, que dobraram de tamanho nos últimos doze meses, a Eatopia nasce já com índice superior a 100% de crescimento. Além disso, nos próximos 12 meses, os investimentos serão destinados às prioridades da organização: o desenvolvimento de tecnologias voltadas à otimização e automação das operações multimarcas dos hubs; e a relação com os consumidores.

    A natureza digital, que faz do delivery o responsável por praticamente 100% do faturamento, também exigiu a criação de um sistema novo. Para lidar com o volume de entregas e atender ao propósito do negócio desenvolveram um sistema de gestão inteligente de pedidos focado em customer experience que reduziu pela metade o tempo de espera do consumidor. Na Eatopia essa já é uma realidade: 95% dos pedidos são entregues em menos de 30 minutos.

    Rafael Almeida, sócio da Eatopia, finaliza: "Toda a nossa operação foi pensada primeiramente para a qualidade do produto e, consequentemente, para que toda a jornada do consumidor seja a mais positiva possível. Desde a escolha dos ingredientes e o cumprimento dos protocolos sanitários a nível internacional até a entrega do pedido, todo o processo - que já começa no primeiro clique no aplicativo - tem como foco criar, no delivery, um novo conceito de hospitality, baseado na construção de uma relação transparente e responsável entre consumidor e marca".

    Créditos Foto: Cláudio Gatti

     

     
     
     

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