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Como administrar um restaurante: 11 Dicas práticas

Como administrar um restaurante: 11 Dicas práticas

Dicas valiosas para atuar no ramo

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Estabelecimentos bem sucedidos que trabalham com alimentação contam com o trabalho de gerentes que sabem como administrar um restaurante na prática. Entenda quais são as atividades mais importantes e descubra dicas valiosas para atuar no ramo.

O que faz um administrador de restaurantes?

A gerência ou administração de um restaurante vai muito além da gestão financeira. Todos os aspectos do negócio precisam de atenção, desde a qualidade da comida até a imagem da empresa no mercado. Algumas atribuições do cargo são:

Sendo assim, mais do que ser bom em administração, o gerente precisa conhecer muito bem o ramo de alimentos e entender que seu papel tem peculiaridades distintas das de administradores de hotéis, shoppings e outros negócios.

Dicas para administrar um restaurante de sucesso na prática

Existem diferentes elementos que envolvem a administração de um restaurante. Separamos 11 dicas para os gerentes avaliarem sua atuação, descobrirem como podem melhorar o desempenho e obter melhores resultados na função. Confira abaixo!

Tenha uma cozinha consistente e de alta qualidade

  1. Tenha uma cozinha consistente e de alta qualidade

O aspecto fundamental de uma empresa que trabalha com alimentos é a qualidade da comida. Caberá ao administrador garantir uma cozinha com cardápio consistente, sem falta de ingredientes ou receitas e um estoque com produtos de qualidade.

Garanta um serviço de qualidade

  1. Garanta um serviço de qualidade

Terceirizar o serviço de garçons e maitres pode não ser a melhor opção. Alguns gerentes optam por uma equipe interna , destinando recursos para o seu treinamento, garantindo que todos reflitam exatamente a política da empresa, sejam confiantes e conheçam todos os protocolos do restaurante.

Avaliar estrategicamente a localização do estabelecimento

  1. Avaliar estrategicamente a localização do estabelecimento

Quando um administrador é contratado antes da abertura do restaurante, ele deve estudar a localização sugerida para opinar quanto à viabilidade da decisão. Por isso, deve conhecer a região, o público-alvo, as possibilidades de acessibilidade, o espaço para carga e descarga, além de conhecer a demografia das localidades próximas.

Regularizar as contratações e o exercício de cada função

  1. Regularizar as contratações e o exercício de cada função

O gerente de uma empresa do ramo de alimentos deve zelar também pela contratação legal de todos os seus colaboradores. Assim, poderá treiná-los corretamente e contará com uma equipe engajada que compartilhará do sucesso da empresa.

Além disso, deve empregar cada pessoa conforme a função para a qual é qualificada, mantendo o salário da categoria e evitando a rotatividade de pessoal. Valorizar, apoiar e treinar os funcionários faz parte das atribuições de um bom administrador.

Garantir a limpeza e higiene do restaurante

  1. Garantir a limpeza e higiene do restaurante

Geralmente, os serviços de limpeza são terceirizados nesses estabelecimentos. É função do dono ou administrador encontrar boas opções de contratos com terceirizadas e destinar recursos para esse setor.

Além disso, manter a higiene dos EPIs(equipamento de proteção individual) dos cozinheiros, do estoque e da manipulação dos alimentos também é de sua responsabilidade. Mesmo que ele destine um supervisor para isso, deverá ter controle total dessa área. 

Criar um cardápio lucrativo e atraente

  1. Criar um cardápio lucrativo e atraente

Com ajuda especializada, é importante avaliar os custos de produção, as margens de ganho e todos os aspectos que contribuem para a montagem de um cardápio de alta lucratividade.

Afinal, todo o sucesso do estabelecimento está diretamente envolvido com a qualidade do cardápio e com seu poder de gerar receita para o proprietário. Manter o equilíbrio entre satisfação do cliente e sucesso financeiro, é uma das tarefas mais laboriosas de um restaurante.

Tornar o ambiente agradável

  1. Tornar o ambiente agradável

Esse é um quesito que precisa estar alinhado ao seu público e à política da empresa. Quando se trata de um nicho específico, como comida vegana ou chinesa, pode ser uma boa ideia que o ambiente remeta ao estilo.

Além disso, o restaurante precisa investir em aspectos importantes para qualquer tipo de estabelecimento, como iluminação, móveis, máquinas, ventilação, limpeza e organização, basicamente. 

Todos os detalhes contribuem para a experiência do cliente e devem receberatenção especial do administrador.  

Conhecer as regras e a legislação do setor

  1. Conhecer as regras e a legislação do setor

Restaurantes precisam atender a uma série de requisitos burocráticos para funcionarem dentro da lei, além de atenderem àsregras sanitárias. O administrador precisa estar ciente de todas essas exigências e garantir que o empreendimento as respeite.

Também é interessante ter conhecimento tributário que afeta o setor. Afinal, os custos do estabelecimento incluem os pagamentos de impostos, sejam mensais ou anuais. 

Pesquisar e estudar a concorrência

  1. Pesquisar e estudar a concorrência

Para isso, uma das atividades mais importantes é fazer a pesquisa de mercado. O administrador pode designar um profissional para isso, ficando apenas com a parte de analisar os dados e criar estratégias para superar seus concorrentes.

Vale salientar que existem empresas especializadas em fazer esse tipo de pesquisa, oferecendo também consultorias para orientar o gestor nas suas tomadas de decisão. Contratá-las pode seruma boa opção para otimizar tempo e criar táticas bem sucedidas.

Investir em marketing

  1. Investir em marketing

Contratar uma empresa especializada em marketing é uma das decisões que o administrador pode tomar para divulgar a empresa, fixar sua imagem e fortalecer o vínculo com seus clientes.

Estabelecimentos menores podem investir na divulgação por meio de panfletos, anúncios no rádio, propagandas pelas redes sociais e cartões de visita.  Nesse caso, o próprio administrador ficará responsável por solicitar a impressão dos materiais ou designar pessoal para o design das postagens.

Manter o controle do estoque

  1. Manter o controle do estoque

A fim de reduzir os custos com alimentos, o administrador deverá se certificar de que o estoque tem produtos suficientes para suprir o funcionamento em determinado período de tempo. Assim, evitará fazer compras extras, extrapolar orçamentos e diminuir a margem de lucro dos pratos.

Esperamos que esse conteúdo ajude você a administrar o seu restaurante de maneira prática e bem sucedida. Compartilhe essas dicas com seus colaboradores e faça com que eles participem do sucesso do negócio. 

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