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CMV: Como calcular o custo de mercadoria vendida em bares e restaurantes?

CMV: Como calcular o custo de mercadoria vendida em bares e restaurantes?

Dicas como calcular custo de mercadoria vendida em bares e restaurante

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O CMV, custo da mercadoria vendida, é uma informação do seu restaurante ou bar que você deve ter sempre em mãos e atualizada. Por meio dele, você saberá se há algum problema e o que fazer para resolvê-lo, servindo como um indicador de performance operacional.

CMV

O que é custo de mercadoria vendida?

O custo de mercadoria vendida é o cálculo que você faz para descobrir o preço de custo do seu restaurante ou bar. Esse valor inclui os impostos, o transporte dos seus produtos, a armazenagem, produzir e mais.

É importante distinguir o CMV das despesas, que são gastos, como energia, água, materiais de escritório ou itens utilizados pelos seus trabalhadores, produtos de limpeza, pagamentos dos salários dos seus funcionários e mais.

Qual é a importância de saber o custo de mercadoria vendida?

Saber o custo de mercadoria vendida é fundamental para que você obtenha lucro. Para isso, o preço de venda dos seus produtos precisa ser superior ao CMV. Caso contrário, você terá prejuízos. 

 

O custo de mercadoria vendida é importante, porque com ele, você controla seus gastos e garante o lucro do seu restaurante. Você compra mercadorias baratas e vende com um valor acima. Entre a compra e a venda, você deve diminuir todos os gastos possíveis.

 

O lucro bruto do seu negócio é o valor de todos os ganhos do seu restaurante menos o Custo de Mercadoria Vendida. Porém, o lucro líquido é todos os seus ganhos menos CMV e todas as despesas, como água, energia, salários dos funcionários e mais.

Como calcular o custo de mercadoria vendida em bares e restaurantes?

O controle do seu custo de mercadoria vendida pode ser feito com múltiplos métodos. Entre eles, há o inventário permanente e o inventário periódico e mais.

 

Considere também adicionar no cálculo os valores de devolução de compra, quando você retorna um produto para seu fornecedor, e quando há a devolução de venda, quando o consumidor retorna o item para você ou pede o dinheiro de volta, por algum motivo.

 

Veja, a seguir, como é feito o cálculo: Cálculo de Mercadoria Vendida =  Estoque Inicial + Compras - Devoluções de Compras - Devoluções de Vendas - Estoque Final. 

 

Sugerimos que você crie uma planilha com todos os valores, porcentagens e estoques. Assim, todo o processo será muito mais fácil.

CMV ideal

Como saber o CMV ideal?

O Custo de Mercadoria Vendidas é relativo ao seu negócio. Um valor médio seguro que você deve querer é em torno de trinta por cento ou 40 por cento. Ter gastos acima disso tornam os prejuízos financeiros mais prováveis. Veja abaixo uma simulação para dar de exemplo.

Quais são os benefícios de monitorar o Custo de Mercadoria Vendida dos seus produtos?

Há diversas razões para fazer o Custo de Mercadoria Vendida no seu negócio. Por exemplo, usando-o, os detalhes e as informações de toda a operação fica mais clara, sabendo o que precisa ser melhorado ou se está tudo ocorrendo como planejado. 

 

Veja outros motivos de monitorar o CMV logo abaixo.

Avaliação financeira

Com o monitoramento do Custo de Mercadoria Vendida, o seu controle financeiro é mais estável, mais fácil de medir, acompanhar e de encontrar soluções quando problemas ocorrerem. O cálculo do CMV por saldo monetário é uma maneira de medir quanto cada unidade de mercadoria custou.

Por exemplo: no início do mês, o seu restaurante tinha dez copos personalizados do seu restaurante para vender. Ao longo do mês, você comprou mais dez, e, no fim do mês, vendeu todos os vinte copos no total. 

 

Cada copo custou vinte reais via o fornecedor, e você vendeu por quarenta. Logo, os vinte copos comprados via fornecedor custaram quatrocentos reais para seu negócio. Mas, você vendeu cada copo por quarenta, tendo, então, um lucro de quatrocentos reais.

 

Identificação de custos excessivos e desnecessários

Por meio do Custo de Mercadoria Vendida, você identifica cada gasto, incluindo os desnecessários ou os que podem ser excessivos. No exemplo acima, você poderia tentar negociar com seu fornecedor sobre diminuir o valor de cada copo, usar outra matéria-prima, ou até mesmo encontrar outro parceiro fornecedor. 

Caso o produto final tenha uma qualidade similar e saia mais barato, você terá então diminuído o custo de compra, mas vendendo ao mesmo valor. Portanto, o seu lucro aumenta.

No caso de gastos desnecessários, pode ser interessante avaliar todo o processo e ver o que pode ser melhorado, como tempo de produção, materiais usados e mais. 

Otimização controle de estoque do seu negócio

O uso da metodologia Custo de Mercadoria Vendida lhe dá maior controle e conhecimento sobre o estoque das mercadorias que você possui. Isso faz com que todo o processo seja mais rápido e eficiente, conectando-se com o tópico anterior de redução de gastos desnecessários.

Quando o estoque de mercadorias se torna grande demais, pode haver prejuízo ao seu restaurante ou bar. Por isso, o controle dele reduz as chances de isso acontecer. Com o CMV, você equilibra o estoque para a quantidade ideal que seu negócio necessita para funcionar.

CMV acompanhamento

Acompanhamento dos lucros bruto e líquido do seu restaurante

Como notamos, o Custo de Mercadoria Vendida auxilia no descobrimento do seu lucro bruto, suas vendas menos os gastos com fornecedores, entrega, estoque, e o lucro líquido, que seria o valor final positivo que seu negócio conquistou.

Vamos recapitular os pontos principais e dar mais algumas dicas gerais de logística:

O que achou desse artigo para ajudar nos processos administrativos e logísticos do seu restaurante ou bar? Conte para nós se você usa a metodologia Custo de Mercadoria Vendida e compartilhe esse texto com seus colegas e amigos!

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