Localizado em Pinheiros, próximo aos principais points da Vila Madalena, Pintxos.bar combina influências do País Basco e da Espanha, acrescentando à experiência ingredientes e técnicas da culinária brasileira.
O cardápio traz uma seleção variada de pintxos – pequenas porções tradicionalmente servidas sobre fatias de pão, mas que, com a evolução da gastronomia, também aparecem em versões desconstruídas. Como o Setas, feito com cogumelo shitake, manteiga e tarê; o Dali, que combina jamón serrano com tomates frescos; e o Txstorra, preparado com linguiça típica basca e aioli.
Já as tapas, conhecidas por serem pequenas porções de pratos clássicos como tortilla, ovos rotos e paella, também marcam presença no menu. Entre as opções estão a Tortilla da Belenzinha, uma receita espanhola clássica à base de ovos e batata; a Empanada de carne, assada e frita com recheio de carne temperada e desfiada; e o Jamón Serrano, servido em finas fatias acompanhadas de pão e tomate com azeite de oliva.
Já a carta de bebidas, faz da casa ainda mais especial e única em São Paulo. Conta com uma carta de vinhos exclusiva de vinícolas espanholas e bascas, importadas especialmente para o bar e que não serão encontradas em nenhum outro lugar do Brasil. Inclui vinhos exclusivos como o Txakoli, vinhos da região de Samaniego, ou da região de Getaria com uvas Hondarrabi Zuri, a Sidra Petritegi, uma das mais antigas e tradicionais cidreiras do País Basco, além da cava Berdié, da região El Penedès. Drinks tradicionais e também autorais como o Rabo de Onça, Jaguar ou o Sagar Verdade, desenvolvido com a Sidra, compõem o cardápio.
O ambiente é uma fusão de elementos que equilibram intimidade e modernidade, com obras de artistas contemporâneos como Denilson Baniwa e Alexandre Orion. Com uma decoração cuidadosamente planejada, o espaço exala um ar descolado e agradável, criando uma atmosfera acolhedora, com as referências do País Basco incorporadas à decoração.
A casa será um ponto de encontro entre as culturas do Brasil e do País Basco. Em breve, será lançada uma programação com lançamentos de livros e shows acústicos de artistas brasileiros e bascos, através de uma parceria com a Casa Gernika, instituição basca que tem como pilares a arte, a cultura, a democracia e a paz. Também serão agendas os Txokos, que são encontros que unem gastronomia e conversas sobre filosofia, política, questões sociais, entre outros assuntos. Desde o início do mês de outubro, a casa também oferece um curso de língua basca, às quintas-feiras, das 18 até às 19 horas, realizado em uma área específica do bar.
“O Pintxos Bar é muito mais do que um lugar para comer, beber ou brindar. É uma experiência completa, uma imersão no universo basco, tão peculiar nos sabores, nas cores, nas sensações”, afirma Max Leonardo, um dos sócios da casa. “A cidade de São Paulo é um caldeirão cultural, e merecia ter também um espaço que apresentasse um pouco dessa região da Espanha com tantas curiosidades”, completa André Magro, o outro sócio. Os amigos, paulistanos, reforçam “somos brasileiros amantes da gastronomia basca. Não estamos nos apropriando de uma cultura que não é a nossa, mas sim, estamos contribuindo para criar pontes, apresentar mundos diferentes, diminuir distâncias culturais”.
Pequenas porções fazem a diferença, e o Pintxos.bar leva esse conceito além da gastronomia. Comprometido com a preservação ambiental, o restaurante apoia instituições dedicadas ao plantio de árvores e à proteção de felídeos da fauna silvestre no Brasil. Com iniciativas que vão além da experiência à mesa, o bar reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.