O Restaurante Villa Eugênio, na Rua Cônego Eugênio Leite, no bairro de Pinheiros, une o ambiente agradável e descontraído com o bom gosto da gastronomia da França pelas mãos do Chef Claudio Aliperti, que utiliza as técnicas francesas para elaborar pratos de diferentes nacionalidades.
O objetivo do Chef Aliperti é divulgar os ingredientes nobres da alta gastronomia, como pupunha, Javali, codorna, costela de tambaqui e frutos do mar em pratos bem elaborados, atraentes, saborosos e com o preço mais acessível do que cobram os tradicionais restaurantes da cidade.
O cardápio recebeu a influência de diferentes regiões do mundo, como a asiática nas seguintes entradas: Salada Tay (folhas verdes, pepino, hortelã, broto de feijão e amendoim torrado regado por um molho a base de óleo de gergelim, shoyu e semente de mostarda); Satay Misto (espetinhos mistos grelhados com tempero a base de molho de ostras); Mix De Cogumelos (Shimeji e Shitaki puxados em vinho de arroz e shoyu, envoltos por massa crocante). Sem dúvida, são três saborosas entradas.
Outros pratos que também ganham visibilidade no menu são: Frigideira Mediterrânea: camarões, lulas, polvo e salmão imersos em azeite extra virgem e servidos com arroz; Codorna recheada acompanhada por risoto de fundo de alcachofras; Filé de frango recheado com Shimeji e shitake, servido em ninho de palmito pupunha; e Bife de Ancho acompanhado por chimichurri e backet botato com molho de cremecheese e bacon.
A influência italiana também marca presença no cardápio. São dois tipos de massas frescas e uma massa seca de grano duro. Os pratos são: Ravióli ao Pomodori (massa caseira recheada com mussarela de búfala e manjerona); Raviolone ao Funghi sequi ( massa caseira recheada com vitelo) e Penne ao Pesto ( massa grano duro)
Todos os dias a casa expõe na lousa, logo na entrada, uma opção de Prato do Dia. As sugestões podem ser francesas, italianas, espanholas, asiáticas ou até mesmo brasileiras. O prato do dia impressiona pela qualidade, variedade e pelo baixo custo, apenas R$ 12,50 (de 2ª à 6ª feira) e R$ 14,50 (aos sáb, dom e feriados).
Alguns destaques são: O Frango a Kiev (paillard de frango enrolado com manteiga e salsinha e em seguida empanado. Acompanhado por batata a la creme.), uma releitura francesa. E outras duas opções bem brasileiras, como o Folhado de carne seca com risoto de queijo coalho e o Picadinho Eugênio ( acompanha arroz, farofa, banana à milanesa, milho na manteiga e ovo frito).
As sobremesas também receberam um cuidado especial, e todas são feitas na casa. Destaque para a torta mousse de marzipan, para a torta de banana com sorvete de creme e para a salada de frutas com calda de chá de jasmin com anis estrelado.
A decoração é intimista, e o piso em cimento queimado remete às antigas vilas. O bar, todo em pastilha nas cores preta e branca, ocupa posição de destaque, logo na entrada da casa. Quanto às cores, predomina o branco nas paredes e também chamam a atenção o tom de terra e os tijolos descascados, aparentes.
As luminárias são em fibra de coco e bambu. O paisagismo harmoniza os três ambientes. Outro charme do Villa Eugênio são as mesinhas que ficam ao ar livre, colocadas na calçada, ideais para um almoço descontraído nos dias quentes.