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    Plataformas de Tecnologia para Bares e Restaurantes

    Plataformas de Tecnologia para Bares e Restaurantes

    Por Fabio de Francisco | 03 de Abril 2020


    Hoje em dia não podemos fugir da TECNOLOGIA, com o avanço da "Era Digital" e uma quantidade enorme de plataformas, aplicativos e Start Ups, temos que aproveitar e entender como isso pode ajudar em nossos negócios de Alimentação Fora do Lar (Bares, Restaurantes, Lanchonetes, Cafeterias, etc).
     
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    Market Place

    O sistema de Market Place veio para ficar. Os grupos monstruosos chegam a ter 20 milhões de produtos em suas máquinas de vendas, gerando muitos negócios e ajudando no crescimento de milhares de empresas que fabricavam mas tinham dificuldades para vender.
    Quando o sistema de COMPRAS COLETIVAS veio para o Brasil, com aquele BOOM de mercado, os usuários começaram a transacionar bem mais pela internet, até então, um medo comum dos brasileiros. Agora os bancos dão alternativas para minimizar os riscos e fraudes.
    Nessas plataforma só são vendidos PRODUTOS e não SERVIÇOS, devido à dificuldade em gerenciá-los. Porém hoje existem várias ferramentas com valor super acessível, onde você consegue controlar seu próprio e-commerce e com isso atender um perfil de público que gosta de pesquisar e comprar pela internet. É possível vender vouchers, combos e até fazer delivery. Pense em datas sazonais como "Dia das Mães" ou até "Experiências Gastronômicas" com workshops, degustações e cursos, entre outros.
     
    tecnologia-reserva-online

    Reserva On-Line

    Com o avanço da tecnologia, as plataformas de reserva deram um salto, gerando soluções incríveis, gerenciando outros pontos de relacionamento com clientes e personalizando as necessidades de acordo com cada cliente.
    O questionamento dos estabelecimentos sempre foi em relação à operação da plataforma e à necessidade de dar descontos desnecessários em dias de alta.
    A operação ficou super acessível seja por tablet ou celular e o gerenciamento de descontos é feito pela plataforma, pelo próprio cliente.
    Com isso é possível atingir um perfil de público que gosta de fazer uma reserva e ao chegar, mesmo em restaurantes super concorridos, seu lugar estar disponível.
    Outro ponto interessante é que as plataformas de reserva já têm uma audiência grande e com isso você pode impactar mais clientes que não tinham acesso ainda.
     
    tecnologia-delivery

    Delivery

    O Delivery passou de opção para necessidade.
    Com os grandes players do Brasil, tornou-se inviável não utilizá-lo, além da necessidade de atender esse novo consumidor que está conectado o tempo todo.
    Os grandes problemas do Delivery eram falta do serviço de entrega e perda de qualidade do produto.
    Pelo lado da entrega, as plataformas resolveram isso, terceirizando esse serviço e ajudando os demais através da tecnologia e localização dessa mão de obra.
    Pelo lado da qualidade, a tecnologia trouxe uma infinidade de opções de embalagens que conseguem manter o produto da melhor forma possível
    Além de todos os problemas técnicos, com o crescimento exponencial das plataformas, acabaram criando uma audiência milionária de clientes famintos por serviços de entrega, seja por conveniência, seja por necessidade.
    Hoje já existem soluções de aplicativos proprietários super acessíveis, mas é uma ótima solução pra quem já tem um mailling grande e já tem uma audiência considerável.
     
    tecnologia-auto-atendimento

    Auto-Atendimento

    Antigamentes esses totens de auto atendimento eram super inacessíveis e super difíceis de encontrar, hoje com a tecnologia, os valores despencaram e as plataformas ficaram melhores ainda.
    Principalmente a geração mais nova, gosta de ter o "seu tempo", olhar, pesquisar, selecionar e não ser apressado por um atendente, o que gera uma conveniência incrível para esse público.
    Vários estabelecimentos estão tendo um grande sucesso com essa nova forma de relacionamento com o cliente, desafogando filas e em alguns caso aumentando o ticket médio.
     
    tecnologia-controle-de-fila

    Controle de Fila

    Mesmo o brasileiro tendo a fama de "adorar uma fila", tem muita gente que foge de filas.
    Essas plataformas, gerenciam através de aplicativo qual o tempo de fila no seu estabelecimento preferido.
    Então você pode escolher seu restaurante preferido e ele estar com fila de 1 hora. Você entra na fila, vai tomar banho, vai se arrumar, desce pra garagem, pega o carro, vai até o local, estaciona o carro e ao chegar na porta faltam somente 10 minutos.
    Para esse público que gosta da garantia de ser atendido rapidamente é uma solução incrível. Em alguns casos essa fila já gera a "comanda" e você ainda consegue pedir por ali mesmo.
     
    tecnologia-chama-garcom

    Chama Garçom

    Uma solução super antiga e super conhecida, porém, na lembrança de muitos como algo antigo, escandaloso e inconveniente.
    Hoje com a tecnologia, a maior parte está em um botão super discreto na mesa e em um relógio super discreto no braço do garçom. Quando o cliente clica, o relógio vibra e aponta a praça e mesa a serem atendidas.
    Antigamente as reclamações sobre esse sistema eram o alto valor e a falta de dados.
    Hoje o valor é super acessível e existem plataformas por trás que gerenciam o tempo por profissional, por praça e por mesa, o que muitas vezes auxilia em uma possível mundaça de operação no salão.
     
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    Cardápio Digital

    Também foi uma plataforma criada a muito tempo, com certeza, à frente do tempo.
    Antigamente uma solução com 20 tablets era proporcional ao custo de 1 garçom por mês.
    Hoje existem plataformas no próprio celular do cliente, que lê um QR-code na mesa, tem o cardápio na mão, escolhe o pedido e ao terminar a experiência ainda paga pelo próprio aplicativo.
    A grande vantagem dessa plataforma, é que você consegue alterar seu cardápio com grande facilidade, seja colocando um novo item, seja promocionando algum produto que esteja próximo do vencimento e também colocando divulgação do seu estabelecimento com informações de data futuras ou próximos eventos.
    É um canal extremamente interativo que atinge o público mais antenado possível.
     
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    Cliente Oculto

    Também conhecido por muita gente por ser super antigo, o cliente oculto ganhou uma capacidade incrível com a Inteligência Artificial.
    Hoje em dia as plataformas gerenciam esses clientes ocultos por localização e por ticket médio, utilizando o serviço apenas com o público target. Após esse cliente oculto ter a experiência no estabelecimento sem avisar ninguém, ele chega em casa, preenche um relatório completo e sobe a nota fiscal do valor desse ticket, para ser reembolsado.
    Normalmemnte o cliente acaba gastando mais do que o valor do ticket, o que também aumenta o faturamento do restaurante.
    A grande sacada é que após realizada as 30 visitas indicadas por mês, a plataforma dá a nota do estabelecimento e a nota média dos estabelecimentos do mesmo perfil, comparando exatamente quem deve ser comparado e já aponta indícios de possíveis falhas e erros, direcionando estratégias adequadas para cada situação.
    Não deixe de usar essas plataforma, elas normalmente mudam sua concepção do seu próprio negócio por um baixo investimento e em um curto período de tempo.
     
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    Programa de Fidelidade

    Outro campeão do setor de bares e restaurantes, antes em um cartão impresso que todos perdiam e hoje através de plataformas de alta capacidade.
    Hoje as plataformas disponíveis, são baixadas através de um QR-code na própria conta e fazem a conecção do cliente com o estabelecimento, através de uma avaliação gerando a fidelidade programada. Ao final desta avaliação, o estabelecimento tem acesso a informações que até então não tinha do seu cliente, como por exemplo a data de aniversário. Isso ajuda demais em campanhas sazonais, lançamentos de cardápios, experiências diferenciadas, entre outros.
     
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    Ligação Automática

    Hoje em dia, as pessoas não gostam mais de ligar, devido as ferramentas de comunicação disponíveis. Porém algumas vezes a pessoa não liga por não ter "crédito" no celular ou por estar fora do horário de atendimento do estabelecimento.
    Nos dois casos existem plataformas que você coloca um botão em seu site escrito "Quer receber uma ligação minha em 28 segundos?" e ao cliente clicar e cadastrar seu telefone a plataforma liga pro estabelecimento, assim que ele atende a plataforma liga para o cliente e coloca os 2 em contato. No caso do horário de atendimento, você por programar a ligação, exemplo "Quero receber sua ligação amanhã às 12h20" que é hora do almoço. No horário combinado a plataforma liga pro estabelecimento, assim que ele atende a plataforma liga para o cliente e coloca os 2 em contato.
    Os dados do cliente ficam em um banco de dados que você pode ligar novamente, caso não tenha conseguido completar a ligação.
     
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    Pagamento Digital

    Esse sistema de "carteira eletrônica" está super em alta, muitas empresas enormes investindo rios de dinheiro para captar os clientes para que eles utilizem as plataformas de pagamentos digitais.
    Antes não era tão comum ter isso por uma falta de equipamentos, hoje tudo é feito pelo aplicativo do próprio cliente, existia o medo das fraudes e o sentimento do desconto ser utilizado só naquela visita.
    Hoje os próprios aplicativos já gerenciam os pagamentos, são responsáveis pelas possíveis fraudes e ainda gerenciam o cash-back.
    Através do Cash-back, que é o retorno em dinheiro de parte do gasto do cliente, é possível o cliente ganhar um "dinheiro" para utilizar no mesmo estabelecimento em outra data, fazendo com que o cliente tenha interesse em voltar para que ele resgate esse benefício.
     
    Fabio de Francisco

    Fabio de Francisco

    Pioneiro no ramo de gastronomia e entretenimento, Fabio é o Sócio Fundador do Grupo BaresSP, o maior guia de bares e restaurantes de São Paulo. Com 20 anos de experiência em Estratégias de Marketing Digital, ele acumula uma trajetória de sucesso como operador do Comida di Buteco, realizando mais de 4 mil eventos sociais e corporativos, e como formador de mais de 22 mil alunos na área de Food Service. Sua expertise em relacionamento, divulgação, eventos e fidelização de clientes o torna um profissional referência no mercado, sempre buscando inovar e contribuir para o desenvolvimento do setor.

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