Especial Campos do Jordão – Serra da Mantiqueira Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-stock-kaly.png

    Especial Campos do Jordão – Serra da Mantiqueira

    Festival de Frutas Vermelhas

    Por Janaina Maximo | 14 de Dezembro 2020


    Fomos à Campos do Jordão, por convite da Associação Cozinha da Mantiqueira, que há alguns anos já vem realizando ações para fomentar o turismo na serra da Mantiqueira, através da parte gastronômica.

    Este ano, durante o isolamento mais rígido, a cidade recebeu antigos hospedes, proprietários que puderam exercer o home office e assim desfrutar das delicias através do sistema de delivery utilizado por alguns estabelecimentos, após autorização para reabertura dos estabelecimentos, a região já havia perdido a famosa temporada de inverno, mas com novos moradores e com todo seu clima aconchegante, cativante e inebriante a disposição para receber os turistas.

    Foi então que o Cozinha da Mantiqueira ergueu as mangas, reuniu os estabelecimentos associados (bares, restaurantes, hotéis, pousadas, micro cervejarias) e através da gastronomia e passeios inusitados, conseguiu trazer o turista de volta.

    Primeiro foi o Festival da Cerveja, onde os participantes disponibilizaram as deliciosas cervejas produzidas na região, e serviram pratos utilizando as mesmas em suas receitas. Agora está acontecendo o Festival das Frutas Vermelhas, o qual fomos conferir pessoalmente, e vai até 03.01.2021, junto com as festividades de Natal e Ano Novo.

     

    Confira nossa agenda de visitas:

     

    1 – Micro Cervejaria Caras do Malte

    Restaurante de cardápio vasto e MUITO bem servido, é micro cervejaria, servem a régua de degustação, e vale experimentar todos os tipos, para depois escolher qual irá saborear durante sua comilança, ambiente familiar e jovial, aos finais-de-semana tem música ao vivo, o que ajuda dar uma boa agitada nos clientes.

    Na lojinha, pode-se comprar todas as cervejas produzidas por eles, copos personalizados e diversos outros itens como: boné, camiseta, cachecol, poncho.

    A casa tem uma parte interna com lareira central, mas o predominante (e mais gostoso) é a área externa, no entorno tem bastante vegetação, fica próximo ao Véu da Noiva então vale lembrar: Leve Casaco.

    Para o festival foi criado uma sobremesa especial: Cheesecake de Negresco – à base de farofa de biscoito Negresco, com cobertura de calda reduzida de caramelo com frutas vermelhas

    2 – Micro Cervejaria Vemaguet67

    O nome já é familiar para quem frequenta a cidade, pois na rua principal do agito já há um bar Vemaguet67 desde 2014, agora inaugurou mais uma unidade ampla com maior capacidade de público e com a micro cervejaria acoplada (LOUCURA).

    No cardápio as porções e pratos tem nomes inusitados, quem gosta de carro vai pirar, e para apresentar as cervejas de produção própria, elaboraram um menu degustação com 08 petiscos (7 salgados e 1 doce) harmonizados com 08 tipos de cervejas produzidos na casa.

    3 – Tarundu

    Literalmente um COMPLEXO de lazer e diversão, perfeito para passar um dia inteiro entre familiares e amigos, curtindo a natureza e as atividades, sem pressa de nada.

    Para diversão, você encontra mais de 30 atrações, para todas as idades e coragens, com muito espaço ao ar livre, sugiro que comece pela trilha Caminho da Paz.

    Neste Natal montaram uma torre de 3 andares com vários tipos de Papai Noel, Anjos, Renas, aguça o imaginário de crianças e adultos. Na parte da gastronomia, está o Restaurante Tainakan, bem rústico com muita decoração que dá um super charme ao local e bem aconchegante.

    Para o Festival sugerem: Cordeiro da Montanha - marinado 24 horas e cozido suavemente com os melhores temperos e especiarias antes de ir ao forno, acompanham Risoto de Funghi, alho confitado e batata rústica e de sobremesa com receita da família Lenz, um Cheesecake recheado com mirtilo, framboesa, amora e cereja, banhadas numa deliciosa calda marinada no licor Marraschino.

    ATENÇÃO: leve uma troca de roupa extra, principalmente se estiver com crianças, e agasalho, não se preocupe em carregar as coisas, logo no receptivo há armários para guardar bolsas e não marque mais nada para o mesmo dia.

    4 – Parque da Cerveja

    Isso mesmo, um parque destinado a cerveja: fabricação, consumo, aprendizado, cerimonias, eventos, etc.

    Uma montanha dedicada a cerveja, com muita área verde, cachoeira, parte com instalações para realizar “beernic”, mirante, visitação guiada à fábrica da Cerveja Campos do Jordão, lojinha com todos os tipos de cervejas produzidos e outros suvenires, como copos, utensílios de cozinha, bolsa retornável, guarda-chuva, cachecol. Não se assuste se o “Frei” estiver por lá, aproveite e receba uma “beerbenção” da Santa Cevada.

    5 – Restaurante Alto da Brasa

    Fica dentro do Parque da Cerveja, com mesas na área externa bem colocadas com bastante espaçamento, e na parte interna um salão amplo, muito bem decorado, com ótimo aproveitamento.

    A Chef Michelle Peretti, com pouca idade, mas muito experiencia, elaborou um Pão de Malte recheado com queijo brie, coberto com castanhas e mel (SURREAL), para o festival preparou uma costelinha suína em baixa temperatura ao molho barbecue de frutas vermelhas, acompanhada de polenta cremosa (SURREAL 2) e de sobremesa cocada mole com sorvete (SURREAL 3).

    6 – Restaurante Estação Toriba

    Um vagão estacionado ao lado do Hotel Toriba, de muito fácil acesso, no cardápio lanches e alguns pratos, mas o mais delicioso é tomar o “Chá da Tarde Colonial” assistindo ao pôr do sol, leve o celular com muita bateria para fazer muitas fotos.

    Para o festival preparou uma cheesecake de pote com MUITA geleia de frutas vermelha.

    7 – Restaurante Le Foyer

    Fica dentro da pousada Chateau La Villete, uma das mais charmosas de toda a cidade, especializados em fondues, para quem gosta e não abre mão do glamour envolvido em saborear uma boa fondue, é o lugar perfeito, em casal ou pequenos grupos de amigos, intimista e com muito requinte.

    Com área externa, no decorrer do ano além de hospedagem e restaurante, realizam pequenos eventos sociais. Para o festival criaram a sobremesa Torta cremosa recheada de creme de amêndoas e coberta com calda de amora, morango e mirtilo, servida com sorvete de creme.

    ATENÇÃO: NÃO É PETFRIENDLY

    8 – Restaurante Empório Moringa Mantiqueira

    Lugar pequeno, com poucas mesas internas e externas, mas bem destacado na avenida principal que dá acesso ao Capivari, tem na parte de empório somente produtos produzidos na Serra da Mantiqueira, são queijos, geleias, cachaças, cervejas, embutidos, cafés, tudo de primeira qualidade, aos sábados realiza uma feira orgânica, já tradicional na cidade.

    Para o festival criaram o prato T-bone steak suíno com barbecue de frutas vermelhas, acompanhado de maionese de cebola roxa, folhas frescas da horta, arroz, feijão tropeiro e abóbora grelhada, para acompanhar peça a Caipirinha de Limão Cravo.

    9 – Restaurante Dona Chica

    Fica dentro do Parque Estadual Campos do Jordão, também conhecido como Horto Florestal, muito verde para todos os lados, trilhas, atividades radicais, lojinha de suvenires, área com mudas de arvores nativas, animais silvestres soltos.

    A cerejinha do bolo num dia de passeio pelo Horto Florestal é desfrutar da comida afetiva caipira servida no Dona Chica, com muitos ingredientes da própria região da Mantiqueira.

    No restaurante há um pequeno empório onde o visitante pode adquirir os produtos oferecidos no cardápio. Recentemente lançaram o “Chefe na Floresta”, onde os pratos são preparados ao ar livre para grupos de até 12 pessoas, divididos em 2 mesas próximo ao redario.

    Dona Chica era a avó do Chef Anderson, as receitas e modos de preparos são baseados nos ensinamentos da Dona Chica de fato, então prepare seu apetite. Para o festival será servido: Verrine de frutas vermelhas - Iogurte natural feito com leite de vaca Jersey com as frutas frescas amora, framboesa e mirtilo, geleia de tomate de árvore, favo de mel, flores comestíveis e finalizado com a crocante pipoca de arroz vermelho

    ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO DE MODO ALGUM A ENTRADA DE PET NO PARQUE ESTADUAL CAMPOS DO JORDÃO

    10 – Restaurante Vila Chã

    “É uma casa portuguesa com certeza...” como diz o fado, o Vila Chã é lusitano de sangue e alma, de forno e fogão. Sob o comando do Chef Nelsinho, é possível se deleitar com pratos típicos e fiéis aos sabores do além mar, para os descentes portugueses e apaixonados pela gastronomia é realmente um presente do universo, e permita-se surpreender com novidades, como o Bacalhau da Mantiqueira (posta e bacalhau sobre risoto de arroz vermelho, pinhão regado com azeite), prato elaborado com o melhor do bacalhau e demais itens da região.

    Fica no Capivari, bem pertinho do Parque Capivari, centrinho turístico da cidade. Para o festival será servido: Filhós recriada com frutas vermelhas.

    11 – Restaurante Donna Pinha

    Fica na cidade de Santo Antônio do Pinhal, um pouco antes de chegar em Campos ou um pouco depois saindo de Campos, de parada obrigatória. Área ampla, com muita história e muitos sabores.

    Na propriedade há um riacho, conhecido como lava-pés para os escravos que fugiam das fazendas para os quilombos, há também uma pequena capela com capacidade para +/- 20 pessoas disponível para realização de cerimonias ou simplesmente para os clientes irem agradecer as bonanças da vida, na parte do restaurante há uma jabuticabeira gigante e bem viva, há também um piano que aos finais de semana brinda com o melhor da MPB, há também uma adega, onde o cliente pode escolher o que vai tomar durante a refeição ou levar para casa.

    A Chef Anouk é muito cuidadosa e criativa para elaborar as receitas, sempre procura produtos de qualidade, a maioria da própria região, desde o couvert à sobremesa, tudo feito com amor, capricho e pequenos detalhes que fazem toda a diferença na boca.

    Para o festival: foi elaborado cardápio completo com diversas opções de entradas, pratos e sobremesas, inclusive o suco de frutas vermelhas.

     

    Além destes visitados, há outros lugares participando: Bella Vista, A.R.T BBQ, Pennacchi, Rango do Rancho, Casa Sabor Chocolate, Chalés do Rancho, Pousada Tarundu, Chris Park Hotel, Hotel Toriba e Pousada Condado Matarazzo.

    Por conta das normas de saúde e segurança devido a pandemia, o ideal é utilizar o sistema de reservas em todos os restaurantes, bares e micro cervejarias mencionados para evitar frustrações.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo