Chef de cozinha: Conheça essa profissão - O que faz, formação e salário Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-bar34-22.jpg

    Chef de cozinha: Conheça essa profissão - O que faz, formação e salário

    Chef de cozinha, Conheça a profissão

    Por Redação BaresSP | 06 de Junho 2022


    O chef de cozinha é o trabalhador que planeja e administra a cozinha de um restaurante, incluindo criar o cardápio e os pratos.

    Essa é uma profissão que está sempre em alta, pois restaurantes, bares e lancherias são diariamente procurados e todas as pessoas sentem muito prazer em comer comidas deliciosas. 

    Veja abaixo mais detalhes sobre a profissão de chef de cozinha, o que ele faz, o que é preciso estudar para se tornar um, as opções de atuação, o seu salário, a postura que esse profissional deve ter e dicas para se tornar um trabalhador de sucesso.

    O que faz um chef de cozinha profissional?

    O chef de cozinha administra e cuida da cozinha de um estabelecimento, seja um restaurante, bar e lancheria. Ele ainda cria o cardápio e os pratos oferecidos. Além disso, ele também faz a supervisão de cozinheiros, ajudantes e garçons.

    O chef de cozinha lidera todos que trabalham na cozinha, ele organiza a ordem dos pedidos, as tarefas dos funcionários, se há disponibilidade de todos os ingredientes, a limpeza do local, se os pratos estão apresentáveis e saborosos e muito mais.

    Chef cozinha função

    Quais são as funções de um chef de cozinha?

    O chef de cozinha organiza e coordena todas as tarefas e os funcionários da cozinha de um restaurante ou bar, além de cuidar do cardápio e da apresentação dos pratos. 

    É importante destacar que o mercado de trabalho para chefs de cozinha está crescendo, não apenas em restaurantes, bares e lancherias, mas também em foodtrucks, feiras e cozinhas especializadas.

    Chef Cozinha Estudar

    É preciso estudar para ser um chef de cozinha?

    Não há formação obrigatória necessária para se tornar um chef de cozinha. Porém, possuir conhecimentos gastronômicos é essencial. Por isso, é muito recomendado ter cursos, qualificações e, se possível, uma graduação de gastronomia. 

    Há também as opções de se qualificar na área de administração, garantindo mais formação e treinamento para liderar e organizar o local de trabalho. 

    Vale lembrar que, ao possuir uma graduação completa em gastronomia e/ou administração, com diplomas certificados pelo MEC, as chances de você se destacar no mercado são muito maiores. 

    Quais são as formações mais comuns para chefs de cozinha?

    As formações mais comuns de chefs de cozinha são cursos e capacitações online, além de, claro, a graduação em gastronomia. É desejável possuir graduação em gastronomia, mas em alguns casos não é obrigatório.

    A graduação de gastronomia tem duração média de dois a quatro anos, sendo abordado a história da gastronomia, microbiologia, bioquímica, segurança alimentar e muito mais. 

     

    Nela, além de cozinhar, você também aprende confeitaria, a cozinha brasileira e a internacional, panificação e sobremesas, você também pratica fazer coquetéis e drinks.

    Quais são as opções de atuação para um chef de cozinha?

    O mercado de trabalho para chefs tem se tornado mais abrangente. Além dos locais mais comuns, como restaurantes, lancherias e bares, os chefs de cozinha têm ganhado espaço profissional em foodtrucks, feiras e cozinhas especializadas.

    Há diversas outras opções de trabalho que você pode assumir, incluindo:

    • Desenvolver cardápios equilibrados, saudáveis;

    • Fazer testes culinários e prestar consultorias de alimento para empresas;

    • Elaborar cardápios para locais empresariais, incluindo cinemas, teatros, companhias aéreas e muito mais;

    • Você pode dar aulas e fazer pesquisas nas áreas de gastronomia e nutrição;

    • Atuar no marketing de comidas, testes de receitas e serviços de atendimento ao cliente;

    • Você pode atuar com nutrição clínica, incluindo as receitas para os pacientes de clínicas, hospitais, consultórios e ambulatórios;

    • Atuar na reeducação alimentar de pacientes;

    • Você pode atuar também com nutrição esportiva, com foco tanto de competição, quanto de hipertrofia, o ganho de massa muscular, e de emagrecimento;

    • Trabalhar na saúde coletiva, auxiliando na criação e coordenação de programas institucionais a até vigilância sanitária.

     

    É importante destacar também que apenas possuir certificados de cursos e qualificações não garantem vagas no mercado de trabalho como chef de cozinha. 

    O que mais conta é a experiência que você possui. Por isso, é muito provável que inicie como assistente de cozinhas e cargos similares. 

    Mas não se desanime, pois isso só é apenas o começo da sua jornada!

    Quanto ganha

    Quanto ganha um chef de cozinha?

    Um chef de cozinha tem o salário nacional médio de R$ 2.394, segundo o portal Catho. Porém, sempre há exceções quando falamos de remunerações, e há casos em que o valor é maior.

    Como deve ser a postura de um chef de cozinha?

    A postura do chef de cozinha deve ser a mesma de todos bons líderes de equipe: paciência, compreensão, habilidades para amenizar e resolver conflitos interpessoais, incluindo entre funcionários e clientes, ser ágil e competente. 

    Dicas Chef Cozinha

    Sete dicas para se tornar um chef de cozinha de sucesso

    Agora que você conhece um pouco mais sobre a profissão de chef de cozinha, que tal ver algumas dicas de como se tornar um profissional de sucesso? Veja logo abaixo.

    1- Faça qualificações

    Investir em cursos de gastronomia e novos conhecimentos gerais sempre é uma boa ideia. Então, sempre que puder, faça novos treinamentos, pesquise sobre o mercado e boas qualificações oferecidas, incluindo os online. Opte por fazer tanto os de gastronomia quanto os de administração. 

    Assim, terá conhecimentos para organizar e dar direção a todos seus colegas e funcionários durante a intensa rotina de trabalho.

    2- Pratique com frequência

    Praticar é a grande questão. Cozinhe e pratique novas receitas sempre que puder. Aproveite esses momentos para dar espaços para deslizes, porque todos nós cometemos, certo? Nada melhor do que fazer isso em um ambiente seguro e de fácil aprendizado como nas nossas próprias cozinhas.

    3- Atente-se quanto às tendências e novidades

    Pesquise e pesquise! Nunca podemos prever qual será a grande nova onda popular de um determinado prato, drink, etc. Então, fique de olho em blogs de chefs, tanto nacionais quanto internacionais. Talvez assim você consiga até mesmo trazer uma novidade diferenciada para sua cidade antes de todo mundo. Imagine isso!

    Fique atento, inclusive, das tendências de países não tão pesquisados. Chega de Estados Unidos, Inglaterra e França, não é mesmo? Procure os drinks mais bebidos da África do Sul, por exemplo, México, Japão, Egito e muito mais. 

    As potenciais bebidas que você pode implementar no seu restaurante ou bar são imensas, dando até mesmo um toque único ao seu estabelecimento.

    4- Seja profissional e educado no ambiente de trabalho

    Quando conseguir o trabalho de chef, tenha ainda mais consideração de manter o profissionalismo durante o expediente. Não há nada mais desanimador do que um local de trabalho negativo, em que os funcionários se sentem mal e excessivamente pressionados e estressados. 

    Isso vale também para os chefs de cozinha, que lideram e organizam as tarefas da cozinha. A rotina de trabalho é intensa, rápida e estressante. Mas cuide para não tratar mal tanto seus funcionários e colegas quanto os clientes. 

    Reclamações de fregueses podem e provavelmente vão acontecer, inclusive muitos de modo grosseiro e irritado, então esteja preparado para lidar com essas e mais outras situações.

    5- Invista seu tempo em workshops

    Workshops são ótimos para praticar com colegas e receitas diferenciadas, tudo isso com o guia de um auxiliar ou professor. Fique de olho em grupos online de cozinheiros e chefs para aproveitar essas oportunidades. Há, inclusive, workshops a distância. Então, você poderá fazer até mesmo do conforto da sua casa.

    6- Faça uma especialização

    Especializações são essenciais, porque por meio delas, nós adquirimos conhecimentos que podemos levar e implementar em nossos trabalhos. 

    Portanto, sempre que puder, invista em uma, seja ela uma graduação em gastronomia ou administração ou cursos e qualificações. Conhecimento nunca é demais, ainda mais sobre comidas e suas infinitas variações.

    7- Crie e pratique novas habilidades

    Conhecer e praticar novas habilidades é sempre um plus, certo? Então, tenha a mente aberta para novas oportunidades de desenvolvimento, não só profissional, mas pessoal também. 

    Por exemplo, você pode aprender sobre café, os diferentes métodos que se usa para filtrá-lo, seja por filtros de papel ou prensa francesa, as diferenças entre os grãos, as suas notas aromáticas e muito mais. 

    Você poderia, aliás, usar esses novos aprendizados e aplicá-los na sua cozinha ou bar. Seja descobrindo um novo drink que está se tornando popular, ou até mesmo a experimentação e criação de um inteiramente novo vindo de você.

    Conhecendo todas essas informações sobre os chefs de cozinha, o que acha dessa profissão? A sua percepção dela mudou? Está interessado em se tornar um ou já é um chef? Comente a sua jornada conosco e diga se já usou ou utiliza hoje as dicas acima!

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo