Biruta da Terra conquista o título de campeã da 4ª edição da Campari Bartender Competition
Bartender de Recife se consagrou como a primeira mulher vencedora
Por Redação Bares SP | 17 de Junho 2024
A noite da última segunda-feira (10) foi marcada por uma disputa que agitou o mundo da coquetelaria. A final da Bartender Competition 2024, competição que tem como objetivo de encontrar a nova lenda da coquetelaria de Campari este ano intitulada "Red Hands Premiere", elegeu Biruta da Terra como a primeira mulher vencedora da disputa que, este ano, contou com mais de 500 inscritos.
Realizada no Cine Joia, em São Paulo, a celebração reuniu um seleto grupo de convidados composto por personalidades influentes ligadas ao universo da mixologia, entre eles, os renomados Rennan Correa, Adriana Pino, Marco Padim e a convidada internacional Flavia Arroyo que compunham a comissão julgadora.
Após avaliarem de maneira minuciosa os drinks criados por Matheus Costa, do Rio de Janeiro–RJ, Biruta da Terra, de Lavras Mangabeira (CE), e Hilley Júnior, de Arraial D'Ajuda (BA) – que, este ano, tiveram a missão de criar um drink para os apaixonados por cinema, convidando os bartenders a buscarem na conexão de Campari com a sétima arte o insight para não só criar um coquetel, mas contar uma história que deverá ir além do paladar e do visual, transformando seus coquetéis em obras-primas – consagraram Biruta da Terra como campeã da disputa, com direito a uma viagem para Itália para conhecer a matriz e todo o universo de Campari e, possivelmente, se tornar embaixadora da marca por um ano.
"Este ano tivemos o maior Campari Bartender Competition numa atmosfera cinematográfica com experiências que realmente nos levou ao conceito "Red Hands Premiere" proposto. Pela primeira vez também uma bartender foi consagrada campeã com toda a regionalidade marcada em seu drink de maneira glamurosa e autêntica. Não podíamos estar mais felizes", comenta Vinicius Löw, diretor de marketing do Grupo Campari.
"Minha ideia foi contar um pouca da minha história ao longo da competição, abordando as feiras e a cultura popular que trago muito para a coquetelaria, porque acredito que coquetelaria regional é vivenciar essa experiência. E assim foi essa jornada: trazendo nomes para os drinks como Xero e cafuné, além dos ingredientes. Ganhar foi uma grata surpresa e essa vitória é uma ciranda de muitas mãos. Se consagrar campeã é uma vitória para o Nordeste, para as mulheres e para a comunidade LGBTQIAPN+. Estou em êxtase e espero estar à altura deste título" comenta a campeã de 2024.
A criatividade e o talento dos finalistas impressionaram os jurados. No entanto, foi o drink "Cafuné", apresentado por Biruta da Terra, que conquistou a preferência dos especialistas. Combinando Campari com cachaça, Frangélico, jabuticaba, gotas de solução salinas numa verdadeira experiência de ficção científica, a criação proporcionou uma viagem de sabores e explosões sensoriais aos apreciadores.
"Pelo quarto ano consecutivo tivemos uma competição de altíssimo nível, com bartenders trazendo uma mixologia atraente, autêntica em receitas exclusivas que remetem a paixão da Campari pelo cinema! A cada ano também vemos a competição crescer dentro da comunidade de bartenders com alto engajamento e comprometimento por trazerem experiências únicas", celebrou Murilo Marques, gerente da Campari Academy.
O segundo lugar foi conquistado por Matheus Costa, que apresentou o drink intitulado "Vingança é um prato que não se come", recebendo um prêmio de R$ 5.000,00. Hilley Júnior ficou com o terceiro lugar com seu "Monóculo" e levou para casa R$ 3.000,00.
Além dos clássicos preparados com Campari, os presentes puderam conhecer os drinks dos finalistas e votar em seu favorito. Para tornar a noite ainda mais especial, os curtas-metragens criados especialmente para a final, inspirados nos coquetéis finalistas exibidos na sala de cinema, atrações interativas, espaços instagramáveis, shows com Cavalo & Panda, Roxy e uma exposição exclusiva com algumas das icônicas NFTs da coleção Cinelovers. As artes, que fazem parte da plataforma The Campari Blockchain, tem como propósito a geração de fundos para apoio e desenvolvimento à comunidade de bartenders.
Receita drink Cafuné
30 ml de Campari
20 ml de cachaça armazenada em madeiras brasileiras
20 ml cordial jabuticaba
8 gotas de solução salinas
5 ml de Frangélico
Gelo
Receita drink Monóculo
30 ml de Campari
30 ml de suco de goiaba
30 ml de cachaça com rapadura
20 ml de shrub de goiaba com balsâmico
Guarnição: telha de tapioca (beiju) com doce de goiaba, rapadura e pimenta
Receite drink Vingança é um prato que não se come
30 ml de Campari
25 ml de licor de yuzu
2 gotas de tintura de katsuobushi
30 ml de saquê junmai
Nuvem de algodão-doce
SOBRE CAMPARI
O Campari Group é uma empresa importante no setor global de bebidas, comercializando suas marcas em mais de 190 países ao redor do mundo com posições de liderança na Europa e nas Américas. O Campari Group foi fundado em 1860 e hoje é a sexta maior empresa mundial na indústria de bebidas destiladas premium. O portfólio do Campari Group, com mais de 50 marcas, está dividido em bebidas destiladas (seu principal negócio), vinhos e drinks. As marcas de renome internacional incluem Aperol, Sagatiba, Appleton, Bulldog, Cinzano, SKYY Vodka e Wild Turkey. Com sede em Sesto San Giovanni, na Itália, a Campari possui 22 fábricas em todo o mundo, tem a sua própria rede de distribuição em 22 países e possui mais de 4 mil colaboradores no mundo, sendo 180 no Brasil. A empresa tem sede corporativa em São Paulo e uma unidade fabril em Pernambuco.