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    Bar Mortadela Brasil comemora 18 anos e anuncia grandes novidades

    Bar Mortadela Brasil comemora 18 anos

    Por Luccas Bitencourt | 08 de Novembro 2022


    O bar Mortadela Brasil, conhecido por seus lanches que reúnem quantidade e qualidade, festeja 18 anos de existência, sempre no icônico Mercado SP, o Mercadão. A casa, que tem localização privilegiada, no box 4 do mezanino (à rua da Cantareira, 306, telefone e WhatsApp 11-3311-0024) e linda vista para os vitrais, se tornou referência na cidade. Destaque para os sanduíches, pastéis, bolinho de bacalhau, as ótimas caipirinhas e os chopes Brahma (claro e Black) e Heineken. Abre de segunda a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados das 8h às 16h.
     
    No Mortadela Brasil, para todos os sanduíches há duas opções de pães de 80 gramas - baguete com parmesão e pão francês. O lanche mais conhecido da casa é o sanduíche Brazuca (baguete com parmesão de 80g, com generosas fatias de mortadela bologna tipo italiana, bacon crocante, queijo cheddar e alface americana – R$ 49,50), há 16 anos o mais pedido pelos clientes (44% dos pedidos de sanduíche). Lançado em 2006, logo foi premiado no festival gastronômico Brasil Sabor do mesmo ano. Outras atrações são o suculento e recheadíssimo pastel de Camarão com Catupiry (21 cm com 18 a 20 de camarões inteiros, catupiry, alho poró e temperos especiais – R$ 49,00 (27% dos pedidos de pastel) e o sanduíche Mortadela Brasil (baguete com parmesão de 80g, mortadela bologna tipo italiana, provolone, orégano, tomate fresco, alface americana e rúcula – R$ 49,50). É uma das poucas casas do Mercadão a trabalhar com a Mortadela Marba.
     
    Há outras delícias, como bolinhos de bacalhau (R$ 18,50 cada) e outras versões de pastéis. A casa passou ao final de 2018 por uma ampla reforma. Ganhou ares mais modernos, além de um toque retrô. Destaque ainda para a chopeira, feita exclusivamente para o Mortadela Brasil, uma das casas que mais vendem chope no Centro de São Paulo, mesmo sem abrir no período da noite. "Demos uma modernizada geral, sem perder a identidade", diz José Carlos Freitas, sócio da casa do lado do irmão, José Maurício de Freitas.
     
    Até antes da pandemia, o Mortadela Brasil atendia em média a 600 pessoas por dia, entre apaixonados pelas delícias do bar e turistas do Exterior e do Brasil - de pessoas que visitam São Paulo para as famosas compras na rua 25 de março a empresários que chegam à cidade para negócios.  Turistas que fazem da casa um pit stop obrigatório de um roteiro inesquecível, que é a visita ao Mercadão de São Paulo. Com a queda brutal do movimento, a casa precisou, pela primeira vez em sua história, reduzir sua equipe de trabalho: de 26 para 18 funcionários.
     
    Aos poucos, o Mortadela Brasil volta a receber muitos clientes. Hoje, o movimento já é cerca de 65% do que havia em novembro de 2019. Curiosamente, o consumo de chope cresceu cerca de 7% em relação ao mesmo período anterior à pandemia.   
     
    José Carlos e José Maurício projetam um crescimento ainda maior para o próximo ano.  “O Mercadão, que foi recentemente concedido à iniciativa privada, está passando por um processo de restauração, primeiro na parte externa. Logo a fachada estará completamente restaurada e serão colocadas iluminação interna e externa, tornando possível que as casas fiquem abertas até às 20h, o que atrairá também clientes para a happy hour”, diz José Carlos, que acrescenta: “também estão voltando à cidade os grandes eventos, como as Feiras de Negócios, o que certamente trará ainda mais turistas para o Mercado SP. Por isso, projetamos que em 2023 já teremos no bar do mezanino cerca de 80% a 90% do que tínhamos antes da pandemia. Mas o grande boom será em 2024, quando a situação, esperamos, já estará normalizada e a restauração e reforma do Mercadão concluídas”.
     
    O sócio do bar Mortadela Brasil não utiliza a expressão “no bar do mezanino” por acaso. O motivo é o plano de expansão para o próximo ano. Já no primeiro semestre será inaugurado um segundo Mortadela Brasil. Estará no piso térreo do Mercadão. No mezanino há 60 mesas de quatro lugares e 10 lugares no balcão (capacidade de 250 pessoas). A nova casa terá 12 mesas de quatro lugares, (total de 48 lugares). “Serviremos basicamente os mesmos lanches e bebidas que oferecemos no mezanino, mas também alguns petiscos e ao menos um sanduíche diferente, que só existirá lá”, conta José Maurício de Freitas.
     
    Ainda em 2023, mas no segundo semestre, o Mortadela Brasil abrirá uma filial no bairro do Brás, a poucos quilômetros do Mercadão no segundo semestre. “Ainda estamos definindo o melhor ponto, mas estamos projetando o bar com 30 mesas (com 120 lugares), informa José Maurício.
     
    Nesses 18 anos, a casa apareceu inúmeras várias vezes na mídia devido a sua permanente preocupação com a qualidade. Exemplos: o Mortadela Brasil ofereceu aulas de inglês para seus funcionários, preparou cardápios em português, inglês e espanhol; participou ativamente da campanha doeumlivro, nascida no twitter, e que arrecadou cerca de 180 mil livros; e participou de eventos da Cidade e do Estado de São Paulo, como Salão do Automóvel, Equipotel, Lollapalooza, Salão Duas Rodas, Feicon Batimat, Camarote Brahma e F-Indy. De acordo com os sócios, a projeção é que a casa volte a participar de eventos a partir de 2024, após o término dessa primeira fase de expansão.
     
    Falando com este assessor de imprensa por vídeo, José Carlos Freitas fica com os olhos mareados ao falar sobre 18 anos da casa.  “A gente passou por momentos difíceis e agora celebramos a maioridade da casa, com o movimento retornando gradativamente ao normal. É um orgulho, quando a gente pensa que mesmo em situações normais são raros os bares e restaurantes que sobrevivem mais que 10 anos.  Confesso que nem em nossos melhores sonhos imaginamos que a casa daria tão certo. O êxito da casa é resultado de muito trabalho, muita vontade de conhecer o que pensam e desejam os nossos clientes, de ótimos parceiros e fornecedores e de contarmos com uma equipe competente e dedicada de funcionários, coordenada pelo nosso gerente, Artur Júnior”, afirma José Carlos Freitas. Ele prossegue: “O que mais nos motiva é ver os clientes felizes e satisfeitos com nossos lanches, bebidas e o atendimento. O resultado compensa cada esforço. Dá uma sensação de dever cumprido e a certeza de que teremos no mínimo mais 18 anos pela frente...”
     
     

     

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