O Centro de Preservação Cultural (CPC), criado em outubro de 2002, é um órgão subordinado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, que substitui a Comissão de Patrimônio Cultural, dando continuidade às suas atividades, iniciadas em 1986.
O CPC constitui-se em fórum privilegiado e sistemático para a elaboração de reflexões e ações relacionadas à coleta, conservação, pesquisa, experimentação e comunicação de testemunhos do patrimônio cultural. Vários programas foram implantados, dotando o Centro de uma face pública, e consolidando-o como um pólo diferencial da Universidade de São Paulo.
As ações do CPC são fundamentadas em estudos que, por meio do estabelecimento de critérios para conservação, restauração e uso, buscam propiciar reflexões sobre as temáticas do patrimônio cultural. As práticas decorrentes do trabalho viabilizam a realização de conjuntos amplos e diversificados de atividades, concretizadas a partir dos seus programas:
1. Reflexões sobre patrimônio cultural
2. Conservação e restauração de bens arquitetônicos e integrados
3. Banco de dados sobre patrimônio cultural
4. Memória e uso qualificado do patrimônio cultural
Os programas possibilitam a realização de estágios supervisionados em identificação, conservação, restauração e divulgação do patrimônio cultural.
O CPC é constituído por um Conselho Deliberativo, presidido pelo Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária, formado por servidores docentes e não-docentes da Universidade, e por uma Diretoria, com a finalidade e organizar e deliberar sobre a programação e as atividades do Centro.
Última atualização realizada em 06/11/2012 15:20:15
Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!