O Villa Miranda Música Bar seria apenas mais um entre as centenas de bares existentes em Campinas. No entanto, a casa se diferencia pelos detalhes sutis a começar pela localização à Avenida Brasil, 1059, no Guanabara. Mas há, também, o balcão, sempre presente em músicas tais como Atrás do balcão, de Zé Ramalho, Rimas Irmãs, de Carlinhos Brown e Papo de surdo e mudo, de O Rappa e que, no Villa Miranda, ganha status de atração principal. Com 22 metros de comprimento ele convida a fazer novas amizades ou, simplesmente, ouvir boa música.
Além disso, existem os cardápios, completos e divertidos. O de comida apresenta pratos batizados com nomes de intérpretes e músicas e, o de bebidas, possibilita que o cliente crie sua própria receita de caipirinha. Aliado a tudo isso, está uma programação musical escolhida a dedo e apresentada por meio de um sistema de sonorização de alta qualidade especialmente projetado para o espaço.
Mas o Villa Miranda não é só balcão. O bar conta com 60 mesas, palco e pista de dança, e comporta aproximadamente 400 pessoas. A proposta da decoração é oferecer um espaço descontraído e contemporâneo buscando harmonia entre os diferentes ambientes. Assinado pelas arquitetas Martha Fonseca Rodriguez e Maria Amélia Pereira Botacini (Lia), o bar conta com ambientes externos e internos com amplo pé direito e boa visão do palco.
Outro ponto a ser destacado são os trabalhos feitos com mosaico português, o pergolado coberto com vidro e um trabalho de iluminação adequado, uma área aberta na lateral, que também pode ser fechada com toldos em caso de mau tempo.
Uma novidade é a liberdade de montar sua própria caipirinha e solicitar ao garçom exatamente como gostaria que sua bebida fosse preparada. Pode-se escolher até três frutas (uva, limão, kiwi, framboesa, amora, carambola, lima da pérsia, morango, abacaxi, maracujá entre outras), a bebida base (vodka nacional e importada, saquê nacional e importado, cachaça, vinho ou rum), os acompanhamentos (hortelã ou manjericão) e o modo de adoçar (açúcar, mel ou adoçante dietético).
Já no quesito loira gelada, há a oferta das principais marcas nacionais, como Bohemia, Serra Malte, Original, Brahma Malzbier, Skol, entre outras, além do chope Brahma. Entre as marcas importadas, destacam-se a Quilmes, Norteña, Stella Artrois, Franziskaner Hefe Weissbier, Hoeggarden e Leffe Blonde. O cliente também encontra no cardápio uma grande variedade de destilados, uma seleção de algumas das mais consagradas cachaças do País, além de vinhos, champagnes e licores.
Entre as opções para petiscar o consultor gastronômico André Bearzotti - ex-chef do restaurante La Pasta Gialla e responsável pela elaboração do cardápio - destaca os lanches cortados ao estilo boca-de-anjo como o Sanduba da Villa, que leva rosbife ao ponto, cebolete da casa, purê de azeitonas pretas e gorgonzola, e o Tiro ao Álvaro, composto por peperone finamente fatiado, queijo de cabra e agrião regado com azeite extra virgem.