Fundado na década de 60, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, uma das escolas de samba de São Paulo a desfilar pelo grupo especial, em 2006, foi idealizada pelo carnavalesco, Oswaldo Vilaça, sobrinho de Mano Décio, um dos compositores da Império Serrano. A escola de samba que leva em sua bandeira as cores azul e branco há 41 anos, tem histórias da avenida para contar. Nos carnavais de 70, a Acadêmicos do Tatuapé compunha a elite das escolas de samba paulistana e por ser um grêmio, divulgou o gênero musical brasileiro. Na década següinte, o samba perdeu status e a escola declinou. Em 90 e nos anos seguintes da década, três grandes conquistas (1 vez campeã e 2 vices-campeonatos) fizeram com que a Acadêmicos do Tatuapé sacudisse o sambódromo.
Cantando o samba-enredo “Abram Alas para o Rei Abacaxi”, letra que menciona Chacrinha, em 2003, a escola de samba desfilou pelo Grupo de Acesso, obteve novas conquistas ao ganhar o título do grupo e, desde então, pleiteia vôos mais altos. Novamente no grupo das especiais ao cantar a cultura paraense, em 2005, com o samba-enredo “A Heróica História de Nossa História, Berço Cultural de Nosso Povo, Pará”, a Acadêmicos do Tatuapé vem marcando presença com os 3.029 componentes, divididos em 21 alas que recriam períodos históricos atuais.
A Acadêmicos do Tatuapé entra na avenida, em 2006, com o samba-enredo “Cooperativismo, União Para o bem Comum. Uma Grande Nação Se faz com Cooperação.”, música composta por Dadô Poeta, André Ricardo, Rafa do Cavaco que tem como refrão:
"A zona leste vem sambar
Vamos Juntos Cooperar...que emoção!
É igualdade social!
E a bateria toca em alto-astral!"
E-mail: secretaria@academicosdotatuape.com.br
Twitter: @tatuape_oficial
Facebook: http://www.facebook.com/academicosdotatuape
Instagram: academicosdotatuape
Site: http://www.academicosdotatuape.com.br/
Última atualização realizada em 07/11/2018 17:01:09
Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!