Em 1975 nasceu a escola de samba Filhotes da X-9, que depois virou X-9 Paulistana. Foi fundada por um grupo de amigos torcedores de um time de futebol de várzea da região, o Grêmio Internacional Parada Inglesa. Eles costumavam se reunir no Bar do Japonês para comemorar as vitórias do Grêmio com muita batucada, e foi em uma dessas festas que surgiu a idéia de criar uma escola de samba.
O primeiro presidente da X-9 foi Luiz Ademar Moura Campos. Até o meio da década de 80, a participação da escola no carnaval paulistano foi tímida e inexperiente. Em 1986, sob a direção de Laurentino Borges Marques, o presidente Lauro, a X-9 começou a se destacar nos grupos intermediários e chegou ao Grupo Especial em 95. Em 1997, conquistou o título de campeã do carnaval entre as maiores escolas de samba de São Paulo. E foi campeã, novamente, em 2000, com um enredo que mostrava o ciclo do cadé no Brasil.
No ano seguinte, quando o presidente Lauro faleceu, José Manoel Gaspar assumiu a direção da X-9. Em 2004 e 2005, a escola da Parada Inglesa foi duas vezes vice-campeã do Grupo Especial, com os enredos Se vens à minha casa com Deus no coração, Senta-se à mesa e coma do meu Pão e Nascemos para Cantar e também Sambar, homenagem a Chitãozinho e Xororó. A dupla sertaneja e os filhos de Xororó, Sandy e Junior, desfilaram em uma escola de samba pela primeira vez.
Curiosidade: o X do título simboliza um integrante da escola, vestido de gala, com um tamborim e uma baqueta nas mãos, de braços e pernas abertos, como o Homem Virtuviano de Leonardo da Vinci.
E-mail: contato@x9paulistana.com.br
Twitter: @escoladesambax9
Facebook: www.facebook.com/pg/x9paulistana
Instagram: x9paulistana
Site: http://www.x9paulistana.com.br
Horário: Segunda a domingo, das 8h às 20h
Última atualização realizada em 22/12/2021 13:13:38
Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!