Instalado em São Paulo desde 2005, o Nam Thai é uma nova opção para degustar a inusitada culinária tailandesa. O restaurante privilegia temperos típicos, fortes, diferenciados, de sabor único e aproxima o irresistível mundo dos templos monumentais, danças, arte e gastronomia daquele país à capital paulista. Em uma rua tranqüila no bairro do Itaim Bibi, o Nam Thai é comandado pelo idealizador e chef da casa David Zisman.
A fachada é imponente, toda em vidro e madeira, com detalhes de pedras portuguesas que dão origem a um canteiro. Logo na entrada, o espaço interno abriga um lounge com fonte de água natural partindo de um painel de madeira estendido ao piso que, aliás, é um charme a parte: um mosaico se forma a partir de vidrotil coloridos.
O salão principal é pautado por uma clarabóia central de onde surge um enorme lustre em ferro trabalhado em formato de espiral. De todas as suas hastes saem lâmpadas que completam o clima aconchegante de características tailandesas gerado pelas paredes em tons terracota.
Ao fundo, uma sala reservada com iluminação natural vinda do teto de vidro dá vida aos xaxins e plantas silvestres do ambiente. O local aproxima as características essenciais da Tailândia, com mesas e bancos rústicos, além de vasos de fibra natural. No bar, o elemento de destaque é uma escultura de Buda. O espaço é ainda repleto de almofadas e cores como verde abacate e abóbora. Tudo isso, projetado pelo arquiteto Marcos Cruz.
A decoração do restaurante conta ainda com peças e objetos que David Zisman trouxe da Tailândia em 2004, ano em que foi ao país receber do governo o selo de autêntica culinária tailandesa, como luminárias, a representação de Buda e seus cinco discípulos dispostos no fundo do salão e os ombrelones de papel marche feitos pelas tribos Karen do Norte da Tailândia.
O Cardápio
O menu oferece uma seleção dos pratos mais conhecidos, apreciados e tipicamente regionais. O restaurante traz uma grande variedade de pratos elaborados com frutos do mar com um sabor todo especial, usando temperos orientais de produtos originais, como molho de peixe (nampla), capim limão, folha de limão kaffir, galanga e manjericão em suas sugestões. O chef acrescentou em todos os pratos uma legenda própria para identificar o quão apimentado são as receitas. Um sol representa pouco picante (☼), dois significam picante moderado (☼☼) e três correspondem a muito picante (☼☼☼).
O almoço é convidativo, sempre com duas diferentes opções para apreciar as combinações tailandesas: à la carte ou Almoço Thai proposto pelo chef. Entre os pratos do cardápio à la carte estão as entradas como Gai Satay,espetinho de frango marinado com leite de coco e especiarias com molho picante de amendoim e Kung Kratien, camarões empanados com alho e pimenta preta. Todos os pratos principais são servidos acompanhados de arroz jasmin, como o Moo Pad Bay Ka Prow, mignon de porco fatiado preparado com manjericão e folha de limão ou o Salmão Kaeng Daeng, salmão com curry vermelho. De sobremesa, doce de banana e coco preparado no vapor em folha de bananeira e mousse de yogurt com confit de gengibre são duas das opções mais pedidas para o horário. A sugestão do chef, o Almoço Thai inclui uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.
Aos sábados, a casa oferece um menu exclusivo e de preço único. A degustação inclui uma opção de sopa, duas de salada, chás, espetinhos tailandeses e nove tipos de Dim Sun, as grandes estrelas do cardápio. As tradicionais massas recheadas e cozidas a vapor serão oferecidas em sabores como frango com curry, peixe com gengibre, camarão com broto de bambu, entre outros.
O cardápio ainda inclui diversas entradas (Goi Cuon – rolinho primavera vietnamita em papel de arroz com camarão, broto de feijão, picles de cenoura e molho picante de limão), saladas (Som Tam – salada de papaya verde com camarões, tomate cereja e carambola), aves (Geaw Wan Gai – filet de frango fatiado com curry tailandês, leite de coco, berinjela, broto de bambu e manjericão), carnes (Nuea Massaman – mignon fatiado preparado com leite de coco, amendoim torrado e curry massaman (aniz e canela)), carnes de porco (Gaeng Moo Tay Po– mignon de porco fatiado com curry vermelho tailandês e leite de coco), peixes (Ikan Moolee – filet de peixe marinado em tamarindo, preparado com leite de coco, capim limão, gengibre, pimente, castanha de caju e curcuma) e camarões (Kung Neung Si-ew – camarões no vapor com coentro, shoyo e óleo de gergelim torrado, servido com arroz Rio Perfume), além de deliciosas sobremesas.
A carta de drinques acompanha o ineditismo de combinações de ingredientes e também traz opções Tailandesas: Papaya Fest, um mix de vodcka, papaya e abacaxi com suco de limão; White Orchid Coconut – gin, cointreau, leite de coco e abacaxi -; e o Kho Phi Phi vodcka - mandarina e suco de laranja. A casa ainda oferece drinks convencionais como tequila e champagne importados e nacionais.
O Nam Thai é o resultado de um desafio a que David Zisman se propôs: depois de atuar por mais de 30 anos com medicina, como clínico geral, David largou a profissão para se dedicar à culinária e à cultura tailandesas. Fascinado principalmente pela magia dos sabores da cozinha daquela região, David se formou chef e, ao lado de sua esposa Isabel, montou o primeiro restaurante no Rio de Janeiro. Para David, “Uma refeição tailandesa é sempre uma festa para os sentidos. Os sabores picantes, ácidos, sal e doce se harmonizam em um mesmo prato”. Tanto esforço e paixão valeram a pena. Suas casas conquistaram em 2004 o selo Thailand´s Brand e em 2006 o Thailand Select Brand concedido pelo Ministério de Comércio Exterior da Tailândia, como símbolo da autêntica comida tailandesa.