Criado em 2005, a Mercearia do Francês traz o espírito descontraído e a culinária especial dos bistrôs parisienses em um ambiente acolhedor e charmoso. Com unidades em Higienópolis, no shopping Ibirapuera e em Perdizes, o grupo conta com um cardápio em que os clássicos franceses, como o cassoulet e o confit de pato, convivem lado a lado com receitas autorais, com ingredientes brasileiros, criadas pelo chef e sócio do grupo José Luis Balon. O projeto arquitetônico privilegia espaços amplos e claros, decorados com referências pontuais à França e à cultura dos bistrôs em quadros e itens de decoração, e grandes varandas para recepcionar amigos.
A primeira casa da rede foi aberta em outubro de 2005 no coração de Higienópolis, ocupando uma ampla casa na rua Itacolomi. Em 2008, os sócios trouxeram a ideia do bistrô para o shopping Ibirapuera, com uma unidade especialmente adaptada ao espaço gastronômico do shopping. Em 2010, vem a terceira casa do grupo, recém-instalada no bairro de Perdizes em sociedade com Genildo Araújo.