Inaugurado em 2011, o Clos é um restaurante de gastronomia espanhola contemporânea, do restaurateur Marcelo Fernandes, e que tem a frente da cozinha os chefs Carol Albuquerque e Willem Vendeven, que se conheceram em 2008 no hotel restaurante do chef Michel Bras, em Laguiole, na França. Willem era “chef de partie” do posto de legumes e Carol estagiária.
A cozinha
O cardápio é dividido em entrada, pratos principais, menu autoral e sobremesa. Na seção “Entradas”, há opções individuais e para compartilhar, como por exemplo, o Ceviche de robalo, camarão rosa, vieira e caju; a Salada Clos que leva camarão rosa, manga e pupunha; além das deliciosas Croquetas (Jamón, galinha caiprira e funghi).
Quanto aos pratos principais, o cardápio oferece variações de “Peixes e Frutos do Mar”, e dentre as opções temos o Camarão rosa, vieira, lula e robalo com cuscuz marroquino e especiarias; Peixe do dia grelhado, acompanhado de um delicado canelone de palmito, camarão e escarola com molho de cava; Fideuá marinera com peixe e frutos do mar, entre outras. Aos que escolherem as “Carnes”, a seleção começa com o Leitão confitado com purê de cebola caramelizada e melão na cachaça; Callos a la madrilenha (cozido típico espanhol com dobradinha, choriço e jamón) arroz de alho poró e farofa de cítricos, entre outros. Destaque também para seção “Arroz e Massa” - Arroz caldoso de povo grelhado com tentáculos grelhados; Fideuá (típica massa espanhola) com robalo, camarão rosa, mexilhões e vieira; Nhoque de batata recheado com gorgonzola ao molho de beterraba e avelã, etc.
As sobremesas destaque para o Bolo três leites, pêssego e toque de lavanda com sorvete de iogurte. Além disto, a casa dispõe de cardápio de almoço de segunda a sexta, o Menu Meio Dia, composto por três opções de entrada, prato e sobremesa, que variam todas as semanas.
Ambiente
A arquitetura contemporânea do Clos é assinada por Naoki Otake – especializados em ambientes gourmets. Sua linha estética mescla pedras, madeira, design, colunas de aço corten e vidro, entre outros elementos. O paisagismo é de Gilberto Elkis, que manteve uma charmosa árvore de jasmim-manga em sua ampla calçada, feita em mármore travertino, de onde é possível enxergar o salão do restaurante. A fachada é toda de vidro e proporciona uma farta iluminação natural, que faz lembrar uma agradável vitrine. Ao entrar, do lado esquerdo, uma imponente parede de pedra de sete metros abriga obras do artista chileno Enrique Rodríguez. As mesas deste lado do restaurante contam com um sofá e luzes indiretas, tornando este espaço um ambiente acolhedor. Do lado oposto, há mais outras mesas distribuídas em um claro ambiente. Outro ambiente bastante acolhedor é a terraza, ambientado com mesas e ombrelones, bastante procurado em dias de sol. Uma excelente opção para petiscar e apreciar os drinques oferecidos pela casa
Existe um estabelecimento aberto nesse endereço:
Foglia - Forneria Artigianale
Rua Domingos Fernandes,548-Vila Nova Conceição, São Paulo - 04509011