Inaugurado em setembro de 2010, o Rosa Maria ocupa uma das esquinas mais tradicionais da Vila Madalena, das ruas Purpurina e Harmonia. O restaurante tem como proposta recuperar a maneira antiga de cozinhar, servir e receber, deixando de lado o excesso de pompa e circunstância, em prol do atendimento caloroso e da cozinha familiar, servida em travessas.
Rodrigo Bueno e Rodrigo Santos são os sócios que se mantém a frente do restaurante. Em vez de pratos elaborados demais, da cozinha saem clássicos dos restaurantes e das mesas de almoço brasileiras, como arroz de polvo, rosbife quente de filé, pescada ao creme, paleta suína ou galeto na mostarda.
O restaurante tem como inspiração um dos mais importantes livros de cozinha e etiqueta do começo do século passado, escrito de mãe – a Rosa Maria - para filha, com dicas e receitas. Dividido em doze partes, A arte de comer bem traz menus para jantares de cerimônia e para ocasiões mais íntimas.
Servindo cardápio à la carte de terça a domingo no almoço e no jantar - exceto domingo, quando não abre à noite -, durante a semana o Rosa Maria oferece para o almoço três opções de pratos executivos.