XIV Encontro Brasileiro de Bubalinocultores Eventos BaresSP 570x300 imagem
    banner-salton.jpg

    XIV Encontro Brasileiro de Bubalinocultores

    XIV Encontro Brasileiro de Bubalinocultores

    Por Luccas Bitencourt | 26 de Julho 2022 - Publicado em 26 Julho 2022


    Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalo – ABCB promove, de 2 a 7 de agosto de 2022, o XIV Encontro Brasileiro de Bubalinocultores em São Paulo, no Anfiteatro Altino Antunes na Faculdade de Veterinária e Zootecnia da USP, com uma programação de cursos, palestras, mostra de produtos e o Búfalo Tour, com visitação às fazendas de búfalos e laticínios. 
     
    Fundada em 1960, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos - ABCB hoje representa 17 mil criadores em todo o Brasil, mobilizando mais de 40 mil famílias envolvidas com essa atividade. É uma entidade de Classe, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal incentivar a bubalinocultura brasileira, defendendo os interesses dos criadores de búfalos e promovendo a união de seus associados nas atividades que tenham como fim o aprimoramento técnico-científico da espécie e o incremento do mercado interno e externo.
     
    O Brasil já concentra o maior rebanho de búfalos do Ocidente, cerca de 2 milhões de animais, o que mostra um grande potencial de mercado. Isso representa 1% do rebanho bovino, sendo 70% para corte e 30% para produção de leite. Nos últimos anos o rebanho leiteiro tem crescido a uma taxa de 45%.
     
    Segundo Caio Vinicius Di Helena Rossato, Presidente da Associação, a bubalinocultura é a atividade pecuária mais crescente no País nos últimos 20 anos e além de grande potencial econômico tem grande importância social. “Hoje a atividade está consolidada na transformação do leite de búfala em derivados lácteos, respeitando o meio ambiente, o bem estar animal e levando ao consumidor final produtos de excelente qualidade para a saúde”, completa.
     
    Para preparar associados e criadores para este crescimento constante do mercado, a ABCB disponibiliza por meio de suas ações, apoio ao criador; união de pecuaristas em núcleos regionais; orientação técnica da produção; auxílio na comercialização; serviço de registros genealógicos, com desconto aos associados efetivos; desenvolvimento das provas zootécnicas; promoção de eventos como feiras, simpósios, palestras, encontros, seminários e cursos diversificados.
     
    Os cursos presenciais serão realizados nos dias 2 e 3 de agosto em período integral:
     
    Capacitação e reciclagem de técnicos de registro da ABCD – palestrantes Renato Amaral – Superintendente do SRG, Nelcio Antonio C. Tonizza – Coordenador de Cursos e Amauri Paske – Presidente do CDT. Inscrição gratuita.
     
    Fabricação de queijos de massa filada com leite de búfalas e de queijos maturados, com os mestres italianos Angelo Citro e Stefano Citro e derivados lácteos – palestrante Angelo Citro – Médico veterinário e Consultor da Universidade da Itália - Nápoles – Itália. Inscrição: R$ 1.500,00 para afiliados à ABCB e R$ 2.500,00 demais interessados.
     
    As palestras acontecem no dia 04 de agosto, com uma programação a partir das 8 às 17 horas. Inscrição gratuita. Entre os importantes temas estão:
     
    08:00h – Abertura e boas vindas aos participantes pela ABCB.
    08:30h -  O Futuro do Agronegócio – Dr. Roberto Rodrigues – ex Ministro da Agricultura.
    09:30h-  O Futuro da Pecuária do Leite no Brasil –  Geraldo Borges -  Presidente da ABRALEITE.
    10:00h - O Búfalo na América – Richard Moss – Presidente da Federação Americana de Criadores de Búfalos e Presidente da Associação Paraguaia de criadores de Búfalos.
    10:10h-  Marketing para Bubalinocultura – Lino Nogueira Rodrigues Filho – Professor Doutor da Universidade de São Paulo e Membro da Business Association of Latin América Studies
     
    12:30h – Mesa redonda sobre o mercado de carnes de búfalo:
    Agregando Valor com a Charcutaria – Edson Navarro – Curato Charcutaria.
    Valorização do ciclo de Vida dos Búfalos através do processo de maturação Dryaged - Sandro Giovanonne - Matura Meat.
    Comercialização da carne de búfalo no Nordeste - Ricardo Alexandre Pessoa – Coordenador Científico da ABCB.
    Mercado da Carne de Búfalos do Estado de São Paulo – Renato Sebastiani -  Sócio Diretor do Frigorífico CowPig.
     
    12:50h – Caio Rossato – Presidente da Associação ABCB.
    13:00h - Análise sensorial de carne de búfalo -  Marcelo Coutinho CEO da Brazil Beef Quality.
     
    Mostra de queijos e carnes de búfalo:
    13:30h – Apresentação de:
    Queijos de búfala de laticínios associados com degustação.
    Cortes de carne de búfalo CowPig.
     
    O Búfalo Tour acontece de 5 a 7 de agosto, tendo como base as cidades de Registro, Pariquera Sul, Pilar do Sul, Alambari, São João da Boa Vista e Santo Antonio da Posse, para visitação guiada.
     
    Dia 5:
     Fazenda Várzea Grande - Produção de Leite e Engorda de Búfalos a Pasto em área de várzea;
     Fazenda do Instituto de Zootecnia do Vale do Ribeira – Instituto de Pesquisa do Governo do Estado Específico para Bubalinos
     Levitare Ind. E Comércio de Laticínios – A maior indústria láctea de leite de búfalas do País, com visitação às instalações e degustação de derivados.
     
    Dia 6:
    Laticínio Família Rossato – Laticínio de pequeno porte – Visitação as instalações e degustação de derivados de produtos lácteos 100% Búfala.
    Sítio Paineiras da Ingaí – Seleção Genética e Manejo de Búfalas Leiteiras de Alta Lactação em pasto rotacionado e irrigado.
     
    Dia 7:
    Fazenda e Laticínio Montezuma – Produção de Leite próprio e verticalização da produção e venda de derivados em loja própria
    Fazenda Sesmarias – Produção de Leite a pasto irrigado em pivô central.

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo