The Macallan e Bentley revelam o protótipo do whisky The Macallan Horizon
The Macallan e Bentley revelam o protótipo do whisky The Macallan
Por Luccas Bitencourt | 23 de Agosto 2022
The Macallan e a Bentley Motors, parceira da destilaria escocesa e icônica fabricante de automóveis de luxo, revelaram o design de The Macallan Horizon, o inovador whisky single malt de edição limitada desenvolvido por ambas as marcas.
O protótipo deste destilado, que estará disponível a partir do verão de 2023, combina o trabalho artesanal tradicional e materiais inovadores com tecnologia de ponta para criar um design horizontal exclusivo idealizado após extensa colaboração entre esses dois ícones do luxo britânico.
Em homenagem aos célebres seis pilares da The Macallan -- os alicerces da marca, que são a base de seu sucesso, e dão origem aos seus distintos whiskies single malt -- The Macallan Horizon incorpora seis materiais únicos de suma importância para ambas as marcas, os quais são reutilizados, reciclados ou de origem sustentável.
Dentro desses pilares, destaca-se o cobre reciclado dos pequenos alambiques em desuso que existiam na antiga destilaria de The Macallan, o alumínio recuperado do processo de fabricação da Bentley Motors, a madeira, o vidro e o couro neutros em carbono recicláveis, de origem local e que fazem parte do recém-lançado Bentley Mulliner Grand Tourer.
O último componente é o whisky single malt que está sendo criado para The Macallan Horizon. Kirsteen Campbell, Master Whisky Maker, desenvolveu o perfil de sabor da bebida depois de uma visita à Bentley Motors em Crewe, na Inglaterra, onde viu em primeira mão a paixão que ambas as marcas compartilham pela criatividade, o trabalho artesanal e a inovação.
Em conjunto, os seis materiais-chave, a maioria dos quais obtidos e produzidos na Escócia e no Reino Unido, formam um conceito único que desafia a estética vertical tradicional de uma garrafa de whisky e reflete a trajetória horizontal do mundo automobilístico, expandindo limites e a arte do possível
O design visionário também apresenta uma garrafa de vidro com um extraordinário giro de 180 graus: representa o domínio do espaço e do tempo alcançado nessa colaboração ao criar o protótipo, que não conta com uma base vertical.
"Nos inspiramos na indústria automotiva, mostrando nossa visão criativa e o desenvolvimento do conceito do The Macallan Horizon, que se destaca como um dos projetos mais singulares dos quais participamos em nossos quase 200 anos de história", explica Jaume Ferràs, Diretor Criativo Global da The Macallan.
"Nossa colaboração com a Bentley Motors e a troca de conhecimento que realizamos nos inspirou a ver as coisas de forma diferente. No mundo das bebidas, tudo fica na posição vertical, como nossos alambiques e nossas garrafas. Quando observamos a direção horizontal que a Bentley Motors segue na indústria automobilística, pensamos se poderíamos adaptar esse formato ao whisky que, ao final, é vertido.
"Estou muito orgulhoso do belo design que criamos juntos para o The Macallan Horizon e dos materiais únicos que incorporamos. Isso não seria possível sem a criatividade incomparável e o trabalho artesanal pelos quais The Macallan e a Bentley Motors são conhecidas e que resultam na personificação da excelência sem paralelos que permeia a empresa desde a sua origem, em 1824", detalha.
"Nosso protótipo para o The Macallan Horizon é realmente pioneiro tanto no design quanto no uso de materiais. É uma combinação do DNA de design da Bentley, muito bem definido, porém curvilíneo, e a inovação da The Macallan, assim como os materiais reciclados de ambas as icônicas marcas britânicas. A forma como o design nos permitiu tratar a luz quase como um outro material e a interação entre a luz e os materiais de madeira, alumínio e cobre é extraordinária. Ao ser um objeto de beleza por si só e ao demonstrar tanta inovação, é uma representação do que vem dessa colaboração", comenta o Diretor de Design de Produto e Lifestyle da Bentley, Chris Cooke.
The Macallan e a Bentley Motors lançaram sua parceria global em julho de 2021. Unidas pela criatividade, inovação e sustentabilidade, ambas as marcas estão comprometidas em compartilhar os aprendizados de seus respectivos segmentos à medida que continuam buscando a excelência sem paralelos pela qual são reconhecidas.