
Antiquarius, clássico restaurante português, completa duas décadas em São Paulo
Restaurante Antiquarius comemora 20 anos em São Paulo
O restaurante Antiquarius completa duas décadas em São Paulo e segue como referência de alta gastronomia portuguesa na cidade. A casa reúne antiguidades e decoração requintada em ambiente acolhedor; cenário que harmoniza com criações culinárias que se confundem com a própria história do lugar.
Basta mencionar o Arroz de Pato e o Bacalhau Nunca Chega para que a memória remata ao Antiquarius, que mantém receitas tradicionais e intocáveis, como o Bacalhau ao Lagareiro (ao forno) e outros feitos a partir do peixe e preparados com o nobre Gadus Morrhua.
O piano clássico harmoniza com o ambiente repleto de obras de arte e mobiliário antigo, selecionados pelo arquiteto João Mansur e à venda. Esta é uma característica da casa desde sua abertura. Todos esses atributos atraem ao Antiquarius uma corte de políticos, empresários, artistas, intelectuais e socialites.
O mote da casa continua o mesmo desde sua inauguração em São Paulo há 20 anos. Mudanças são pouquíssimas, muitas deles perceptíveis ou na apresentação de pratos ou em alguma novidade apresentada muitas vezes fora do menu após aprovação de amigos e clientes assíduos.
A casa nasceu no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, em 1977, das mãos do alentejano Carlos Perico e o cardápio é idêntico ao da matriz carioca, também sucesso absoluto há mais de 30 anos por ter inaugurado a alta gastronomia lusitana em solos tupiniquins, com receitas trazidas da estrelada pousada Santa Luzia, em Elvas no Alentejo (primeiro restaurante de Portugal a alcançar a pontuação máxima no "Guide Michelin").
Uma das últimas grande mudanças que a casa sofreu desde sua abertura foi a criação de um menu-executivo, iniciado em 2009 para atender exigentes paladares no almoço com porções reduzidas de pratos estrelados.
A “revolução” feita no Antiquarius por conta deste material deu certo e o menu-executivo segue como uma das boas opções para conhecer e desfrutar as delícias saídas da cozinha do restaurante e que fizeram a história do lugar nestes 20 anos.
Raros são os restaurantes de alta gastronomia que incluem as receitas de seu cardápio tradicional em um menu-executivo. O Antiquarius permite a escolha de um entre sete pratos numa versão reduzida dos originais (custa R$ 62,00).
Entre as opções de entrada estão: Gaspacho, Salada Verde e Tigelinha de Bacalhau. Nos pratos quentes; Imperador Grelhado, Dourado Grelhado com Molho de Ervas, Bacalhau Nunca Chega, Arroz de Bacalhau, Arroz de Pato, Carne Seca ou Filet à Portuguesa. O valor inclui ainda couvert e a sobremesa, divinos doces portugueses.
A Cataplana e a Açorda de Frutos do Mar comprovam a tese de que não só de bacalhau vive a gastronomia portuguesa. São muitas as opções que podem surpreender os desavisados. O Picadinho à Moda do Rio é um dos pratos mais pedidos.
Artesanais, os doces são um capítulo à parte. Doces conventuais, uma das categorias de doces da rica culinária de Portugal, feitos em sua maioria à base de gemas de ovos. Vale experimentar Toucinho do Céu, entre outros obrigatórios para encerrar a refeição.
Serviço
Restaurante Antiquarius
Alameda Lorena, nº 1884 - Jardins - São Paulo/SP
Informações e reservas: (11) 3082-3015